terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CORUPÁ 21/02/12

No domingo 19/02/12 minha esposa fez um café para a Família em comemoração do seu aniversario. Um velho companheiro de guerra que estava presente convidou-me para acampar no Monte Crista na segunda e terça feira 20 e 21/02. Claro que topei, afinal meu último acampamento lá, foi em fevereiro de 2006, (Nesse tempo todo já visitei o Crista várias vezes, mas somente bate-volta) então na segunda feira nos encontramos na BR101 e partimos cada um com a sua moto até a base do Monte. Preenchemos a ficha, atravessamos o rio pela ponte pênsil e iniciamos a caminhada. O calor era enorme e mesmo protegidos pelas arvores muito altas, suavamos em bicas. Andamos aproximadamente 1 hora e já estavamos quase no topo da Saboneteira (1° etapa da subida, muito lisa e por isso leva esse nome) foi quando meu companheiro teve um forte mal estar e quase foi desta para uma melhor. A coisa mais sensata para fazer naquele momento era abortar a missão. Voltamos e fomos para casa.




E para não perder tempo liguei para o Deni para irmos correr na pista da Tupy lá pelas 18:30h e levaria as crianças para brincar no parquinho. Porém minha esposa pediu para que eu ficasse em casa para descansar, visto que iria andar de bicicleta no dia seguinte.
E como o feriadão já estava acabando, decidi fazer o passeio de bike que vinha programando algumas semanas atrás.Este consiste em ir até Corupá e retornar pelo interior por estradas de terra até Santa Luiza e Schoroeder e depois subir a Serra da Duas Mamas até a Rodovia do Arroz.
Saí de casa às 5':17"h (Cronograma já começou com atraso) e antes de chegar no trevo da BR101 com a Rodovia 280, o pneu dianteiro se grudou num pequeno pedacinho de arame e claro que furou a camara. Para isso estou sempre preparado, levo em todos passeios 4 camaras reservas. ( Tô pensando em comprar daquelas camaras com selante para evitar contra tempos).
Ainda bem que sou outra pessoa, não xinguei nem tive presa de consertar o pneu, gastei 20 minutos nessa troca.

Continuando a pedalada, logo estava passando por Guaramirim e em seguida cheguei em Jaraguá do Sul (cidade que Adoro e sempre esta nos meus roteiros) onde passei pelo centro e segui o rumo em direção ao objetivo que era Corupá.



Infelizmente o trajeto até lá é meio complicado, pois não tem acostamento na rodovia.
De casa até Corupá fiz em 2':56"h com 64Km pedalados e fui direto onde para mim é o maior simbolo da cidade: A Estação Ferroviaria, ali embarquei e desembarquei várias vezes nos trens que faziam essa linha na minha juventude.
Ao lado na pracinha, fiz meu lanche e atravessei o rio para iniciar o retorno pela estrada secundaria.




Para minha grata surpresa, a pequena estrada esburacada e empoeirada agora é toda asfaltada. Segui por 10Km e na casa colonial não pode esquecer de entrar para esquerda e também estava pavimentada.



Nesse momento o Sol estava queimando tudo que podia na Terra, inclusive Eu, tava quente prá caramba! Andei por mais 10Km e tudo que é bom dura pouco, o asfalto acabou e bem no começo da subida da Serrinha. Ainda lembrava dessa subida quando em 2009 fui com o Sidnei no passeio do Pelada Joinville e passamos por ali.



A subida castiga bastante, porém foi bem mais facíl dessa vez. Parei no topo para hidratar e comer alguma coisa, porque a partir daquele momento só pararia antes da Serra da Duas Mamas. Então desci e lembrei também das curvas perigosas do trajeto, todo cuidado é pouco, principalmente na 1° curva que é praticamente um 180° com caida para fora no barancão e hoje estava pior com muita pedra solta.
Em seguida já estava no centro da pequena cidade de Santa Luzia.


Segui para a usina da Estação Ecologica do Bracinho onde ocorrem os campeonatos de Canoagem da etapa do Brasileirão e onde muita gente se diverte no Bóia Cross e que tive a felicidade de participar de algumas competições. Essa cidadezinha também esta sempre nos meus roteiros.  (Falando nisso, dia 31/03 e 01/04 tem a etapa do Brasileiro de Canoagem de descida, lá mesmo). No final da rua pega para a esquerda e logo estava no centro de Schoroeder.



Segui até o inicio da Serra da Duas Mamas, o único problema é que já cheguei acabado antes de começar a Serra, pois já vem subindo desde o trevo. Parei para esticar a perna, tirar umas fotos e comecei a pedalar Serrinha 





 Parei para esticar a perna, tirar umas fotos e comecei a pedalar Serrinha Acima. Ali também estava bem complicado pedalar, pois as pedras estavam soltas dificultando ou melhor dizendo, selecionando os ciclistas. Subi em 18 minutos, parei no topo para tirar a tradicional foto e desci também com cuidado para não se perder com os buracos e as pedrarias. Não quis nem parar na bica para pegar água, então logo estava na Rodovia do Arroz e já me sentia em casa.



Passei pela estrada de terra do Morro do Meio e depois pelo Nova Brasilia e cheguei em casa às 12':15"h com o cronograma atrasado, pois deveria chegar ás 12.
Bom gente, por hoje é só, AQUELE ABRAÇO e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário