domingo, 22 de fevereiro de 2015

Canoagem Rio Cubatão 22/02/15

Domingão pela manhã recebi mensagem do Sidnei (Sidoca) convidando para descer o Rio Cubatão de caiaque junto com o Moacir.
Claro que não hesitei em aceitar e às 12:45h saí para encontrar ele na sua casa. Fomos até o alto do Quiriri para realizar o início da nossa jornada aquatica.





O Moacir levou a família e seu grande amigo Zangão que é nosso grande Campeão Brasileiro de Canoagem  e mora em Jaraguá do Sul.
Claro que fiz minha parte na tietagem desse ilustre nome da Canoagem do Brasil. 





Bom agora é hora de molhar a bunda e remar! O Rio não estava cheio, porém não tinha muitos problemas de engatar nas pedras.
Nessas horas a alegria se mistura com a adrenalina e sempre bate aquele friosinho na barriga, pois conhecemos esse Rio de longas datas, mas cada descida é diferente da outra e muita coisa pode ter mudado ao longo do rio.


 



O Moacir que é o nosso maior e mais antigo canoista  de águas brancas de Joinville estava pilotando uma máquina de raftin com a família inteira a bordo!
Eu de carona com o Sidoca no seu duck turbinado!


 
 
 



Entre uma corredeira e outra, sempre tem um trecho de remanso e nós aproveitamos para nos divertir muito mais!

 






 

Enfim depois de algumas horas chegamos nas temidas corredeiras... primeiro na captação de água da Casan...
Então o que se faz é parar nas pedras antes de qualquer coisa para olhar como esta a descida e qual o melhor lugar para faze-la ou em últimos casos dar a volta pelo lado e não arriscar uma virada terrível.

   

 

Já olhamos, então agora é hora de agir! Já peguei o bote e me joguei na corredeira! Escolhi o lado que parecia menos perigoso claro...Hahaha



Depois embarcamos no bote do Moacir e encaramos o lado mais tenebroso e volumoso.
O grande problema deste lado são as pedras no meio da descida que formam uma grande onda e que joga o caiaque contra as pedras da margem e se não for bem sucedida, vai  virar o caiaque e todos vão ficar presos no refluxo que se forma abaixo... Hahaha tudo muito simples!!!
 


 

Uhhhuuuu conseguimos e agora é hora de testar com um bote menor com o Sidoca...
Eeeee também conseguimos, então quero tentar sozinho também!!! 
Issaaaa deu certo também!!! 






Continuando a remada, logo chegamos na ponte coberta do Recanto Davete.
Ali o rio afunila em dois lados também com pedras para fora da água ao meio.
Fizemos a parada obrigatória e decidimos descer com o bote maior para evitar qualquer problema...
Fomos eu o Sidoca, o Vini e o Moacir... Muito bom, tudo perfeito na descida.




Agora eu vou descer com o Moacir de duck... ixiiii alguma coisa saiu errada e quando batemos no fundo no refluxo, acabei desiquilibrando e caindo para fora o que fez com o Moacir também fosse jogado na água caldalosa... O remo nunca pode ser solto da mão de um canoista e após passarmos a agitação, desvirei o bote e pulamos em cima novamente. Pena que esse momento tenso de uma virada sempre acontece algumas trombadas das pernas e pés nas perdas do fundo...
 
 

Ali é sempre o termino dos passeios e o Side foi buscar o carro para carregarmos os caiaques... nós ficamos ali conversando com outras pessoas e descansando um pouco.
Então decidimos tentar novamente a descida, pois isso nunca tinha acontecido e não poderia abalar a moral da Equipe!!!
Carregamos o duck até acima da corredeira, embarcamos e lá vamos nós novamente correira abaixo!!! Claro que desta vez consegui fazer a escora corretamente e equilibrar o peso para o lado certo e foi só alegria!!!
Muito bom Moa (Ganso como é chamado no Clube de Jaraguá). Agora sim podemos ir embora com a lição de casa bem feita!
Fomos de carona na carretinha até a casa do Moacir onde tomamos um delicioso café. Bom chega de papo e vamos embora Sidoca que preciso voltar para casa!
Mais uma vez agradeço ao Sid, ao Moacir  e família pela tarde maravilhosa e por ter a honra de estar mais uma vez em companhia do grande Zangão Campeão Brasileiro de Canoagem.
Até a próxima e Aquele Abraço!!!
 

2 comentários:

  1. Old times do Pedra branca ... que saudades ahahaha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Cassiba, não é de hoje que estamos nessa vida de canoagem... desde 2006!
      A Equipe Pedra Branca acabou, mas as amizades inclusive a sua ainda continuam novinhas em folha! Hahaha é nóis meu irmão!

      Excluir