domingo, 6 de janeiro de 2013

RIO CUBATÃO - 05/01/13


rio Cubatão do Norte nasce na Serra Queimada, nos contrafortes da Serra do Mar, na região noroeste de Joinville, deságua no Canal do Palmital, ramificação da Baía da Babitonga.
Na região da Serra, o rio despenca de grande altura, formando uma queda com mais de 300 metros; passa pela região rural de Dona Francisca, onde foi construída uma usina de captação de águas que, depois de tratada e filtrada é distribuída à parte da população joinvillense. A bacia do rio Cubatão de pequeno percurso, mas, bastante tortuoso, recebe alguns afluentes, também de águas límpidas.
Depois de muito tempo, reencontrei o Majestoso Rio Cubatão. Logo pela manhã, recebi o convite do Sidnei e do Moacir que são alguns dos poucos canoistas de águas brancas de Joinville que conheço. (Fora eu claro...)
O dia estava chuvoso, mas isso não é problema para praticar a canoagem. Bem ao contrário, com chuva o Rio sobe e melhora o desempenho da remada. Então às 15:30h nos encontramos na Ponte coberta da Estrada do 
Pico. (Próximo do Recanto Davet)





Passamos na casa do Moacir e seguimos para Estrada do Quiriri, até seu ponto mais alto onde podemos passar por algumas corredeiras nível 2 e 3 e sem querer exagerar algumas nível 4. 
Desta vez consegui arrastar mais um amigo da bike para experimentar a Canoagem. O Jefo ligou no ínico da tarde para fazermos um pedalzinho até Barra Velha, porém já tinha esse compromisso e o convidei, que aceitou na hora. O Sidnei gostou da ideia de levar novos adeptos da canoagem pro Rio e gentilmente cedeu um lugar no seu bote inflável para o Jefo.





Partimos e começamos a descida do rio nos divertindo a cada curva, cada banho gelado das marolas. Além da diversão, passamos vários momentos de adrenalina nos trechos mais caudalosos e nas corredeiras do caminho que são poucas mas com direito a muita adrenalina e gostinho de "De novooo". Afinal nesses poucos pontos o desnível do Rio chega a pelo menos 3 metros.



Então chegamos ao fim depois de aproximadamente 3 horas de remadas e pegamos uma carona agarrados do lado de fora do carro do Moacir.



Fomos muito bem recebidos na casa do Moacir e negamos um maravilhoso café para correr para casa, afinal já passava das 20:00h. Agradeço meu cunhado Sidnei e Moacir pelo convite, visto que fazia muito tempo que não acompanhava eles nas remadas. Ao Jefo parabéns pelo desempenho nas remadas e coragem para encarar as corredeiras mais radicais. (Tem bike abaixo também). Depois o Moacir vai enviar as fotos que sua esposa tirou em algumas corredeiras bem loucas.


Tinha combinado com o Cassiba e o Jefo para pedalarmos até Barra Velha hoje pela manhã 06/01/13 para nos encontramos no viaduto da rua Porto Rico às 7:00.
Quando acordei 5:30h estava chovendo fraco mas continuamente, mesmo assim enviei mensagem para o Jefo e Cassiba, de repente um dos loucos poderia querer ir assim mesmo. Mas a resposta foi negativa então tirei a roupa de ciclismo, guardei a bike e voltei para cama dormir... Às 17:00h saí com de casa com intuito de testar uns pneus CST Rush 26x1.95 e pedalar do Copacabana pela BR101 somente até o trevo da Anita Garibalde (aproximadamente 5Km).


Comecei a lembrar o que sempre falo pro Cabelo "Se for para andar 30Km vou de Barra Circular" e como o rendimento dos pneus estava melhor do que esperava, decidi ir até a Expoville. Cheguei lá e decidi ir até a entrada da Benjamim Constante, vou mais um pouquinho até o trevo da Consul, depois resolvi ir até Pirabeiraba para dar uma kilometragem mais expressiva.
Resolvi voltar por dentro para fazer um turismo pela cidade e logo começou uma forte chuva que me acompanhou   até a Consul (Wirpol, não sei como se escreve...) Depois parou e vim tranquilo para casa.







Então foi isso, até a próxima e Aquele Abraço.







2 comentários:

  1. Canoagem e Ciclismo..
    Pelo visto 2013 vai ser bem puxado, quero ver manter o ritmo...
    Ainda bem que o Jefo já esta nos treinos.
    Eu começo as atividades essa semana, mas ainda farei treinos escondidos para pegar condicionamento.. hehehe

    Parabéns pela força de vontade pra sair com esse tempo, pois fiquei em casa o fds de molho por causa do tempo.
    Abs Maneca.

    ResponderExcluir
  2. Natividade Aventuras Joinville além de aventuras também tem aula de geografia, obrigado pelo convite. Agora vou ter que comprar um caiaque também rssss. Quanto a pedalada, falei para não ir que ia chover, mas tu é teimoso....Parabéns pela atitude. Abraço.

    ResponderExcluir