sábado, 17 de novembro de 2012

INCRÍVEL DESAFIO DO BOLDT 2 (Tavessia Vigorelle / Praia do Forte 32Km)

Realizamos esta façanha em  dezembro de 2010 e deveria ser um Evento Anual, porém ano passado não foi possível mas este ano não poderia passar em branco.
Então depois de passar o ano inteiro enchendo o saco do Vilson Boldt para marcar a data e todos os malditos imprevistos até o momento da saída, ele decidiu. marcar para 03/11/12. Lembrei que era o dia da Confirmação do Meu Filhão então marcamos para 17/11/12. Este foi somente o problema enfrentado pela equipe formada por:
Vilson Boldt (Coordenador) - Flavio de Mira Pupilo (Aspirante) - Deivi Cabelo (Imediato) - Manoel Manéca (Capitão).
O problema é que um dia antes não tinhamos conseguido o caiaque para o Pupilo. Daí decidi ceder o meu azul e participar com um instável 4,5M que o Vilson ainda veio até aqui buscar.
Oque agora faltava o remo. Então entreguei uma miniatura de remo vermelho feito com cano de PVC e duas pás amarelas para o Boldt inventar alguma gambiarra. (Ainda falta a foto destes remos) Ele pegou um cabo de enxada e esculpiu o encaixe nas pás. Ficou horrível, mas era o que tinhamos.
O foi quando o Pupilo passou aqui em casa às 3':50"h e deu a desculpa que foi jogar bola a noite e machucou o braço, portanto não poderia remar mas seria nosso apoio por terra.
O 5° foi em seguida quando passamos no apê do Cabelo e ele falou que por pouco que não teve que abandonar a jornada, pois estava com seu parente no hospital.
Chegamos na casa do Boldt 4':30"h e precisariamos ser rápidos, pois no cronograma o horário de ínicio na Vigorelle seria 5':00"h




O foi quando estavamos prontos para partida e o Boldt lembrou que esqueceu o colete e teve que ir até em casa (Jardim Sofia) buscar. (Ficamos esperando no escuro sendo comidos pelos milhares de Maruins)
O quando ele esqueceu onde deixou a carteira e começou revirar o carro.
O algum amigo tirou minha mochila e colocou em cima do carro junto com o caiaque que não foi usado, para procurar a carteira do Vilson dentro do carro. (Claro que o Flavio levou o carro e não viu minha mochila com roupas, molho de chaves, documentos e um pouco de dinheiro em cima, que caiu perto da Estrada da Ilha. Só fomos saber disso lá em Ubatuba.)




OLHA MINHA MOCHILA ALI EM CIMA CIRCULADO AMARELO
Bom, enfim partimos já eram quase 6':00"h e começava amanhecer. A adaptação do pessoal com os caiaques foi tranquila, o dia ao contrário da previsão do tempo estava lindo e ensolarado, chegamos na primeira parada em 1 hora e 35 minutos que era na ilha em frente a Vila da Glória ao lado do Ferry Boat. Fizemos um lanche, hidratamos e continuamos.










O Cabelo quis experimentar meu caiaque e meu remo e claro que troquei com ele, pena que ele não conseguiu manter uma linha reta com o caiaque sem quilha e ficou andando em circulos até chegarmos na margem para trocarmos de novo. Deixei ele ficar com meu remo que é mais pesado mas é desenvolvido pela Canoe para ter mais rendimento. Nisso o Boldt abriu uma grande vantagem mesmo estando muito pesado com uma enorme caixa térmica cheia de mantimentos amarrada no bagageiro.



Saimos atrás do tempo perdido e encontramos o Vilson já próximo ao Porto onde logo iriamos atravessar o canal onde passam os navios. Em frente a Praia do Paulas fizemos a travessia do canal e pudemos aproveitar a maré baixando para nos empurrar para frente.












Quando chegamos próximos a praia do Capri em frente ao Porto de Itapoá, começou a ficar raso, pois acredito que retiraram a areia do canal do porto e jogaram ali, formando pequenas dunas. Foi aí que descemos dos caiaque e empurramos pela areia até a água novamente, mas ainda continuava difícel de remar com pouca água. Foi aí que descemos de novo e com água pela canela caminhamos até a travessia do canal da Marina da praia do Capri. Esperamos alguns iates e veleiros passarem e atravessamos, ali começou um vento contra, pois a maré estava subindo. Fizemos o que deveria ser a última parada e quando prosseguimos era terrível remar contra a maré, porque era aquela velha história: "Uma remada para frente e duas para trás"








Olhavamos para o lado e quase não saia do lugar e lá na frente a curva de referencia não chegava nunca. Paramos mais uma vez para descançar e coloquei a saia do caiaque para não entrar água e vento e nos afastamos um pouco da praia para melhorar o rendimento e evitar as ondas. Com isso melhorou a performance das remadas e ainda mais quando avistamos a Praia do Forte que era nosso grande objetivo.
Chegamos lá um pouco fora do cronograma às 13':35"h.









O Boldt ligou para o Pupilo e logo ele chegou para nos pegar e fomos até a casa do Boldt em Ubatuba para comer um delicioso churrasco. Nesse momento percebi que minha mochila não estava lá e fiquei muito preocupado e nem consegui curtir o momento de vitória nem comer direito. O Vilson ficou lá com esposa, eu e o Cabelo voltamos com o Flavio. Quando cheguei em casa olhei no celular e tinha três ligações perdidas, retornei e era a pessoa que tinha achado meus documentos e chaves e queria entregar em mãos para mim. Marcamos na sua casa em Pirabeiraba e hoje pela manhã fui até lá buscar.






Foi o PERFECT DAY? Claro que sim, apesar de todos os incovenientes o Sol brilhou e curou todas as cicatrizes nos dando forças para realizar mais um grande objetivo.
Obrigado ao Boldt e ao Pupilo por toda Logística Aplicada, ao Boldt e Cabelo pela divertida companhia de sempre e ao Jovem que achou meus documentos e devolveu. É muito bom saber que ainda existem pessoas honestas nesse mundo cruel. Mais uma coisa, não importa a distancia nem a tecnologia de equipamentos, tendo paciência e força de vontade chegamos em qualquer lugar que queremos. Como diz o Cassiba: "A tecnologia do povo é a vontade!"
Valeu gente, qual é a próxima? Quem topa fazer a volta também?
AQUELE ABRAÇO!!

3 comentários:

  1. Isso ai Maneca, muito xou a travessia. Bem relatado tb.
    Foi tudo muito bom, PERFECT DAY.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bela aventura hem. Pena que não voltaram remando né kkkk. Dia 17 também estava por ai, fiz o passeio do Barco Príncipe e apesar de chover um pouco em São Chico o tempo colaborou com um belo dia de sol. Eu topo fazer essa travessia também, aguardo o convite. PS: não tenho os apetrechos para isso, só a vontade. Parabéns pela determinação, abraço.

    ResponderExcluir
  3. Quando eu crescer quero ser como vocês...he he. Vlw.

    ResponderExcluir