domingo, 24 de julho de 2016

Morro da Toca e dos Monos Barra Velha 24/07/16

Conheci o Diego lá de Barra Velha alguns meses atrás. Um negócio bem casual, pois eu vinha para casa de um pedal solo, muito cansado me arrastando na BR 101 quando ele chegou e puxou conversa e tentou me puxar. Mas como sou um cara muito simpático, falei pra continuar pois eu não precisava de ninguém e sabia o caminho...hahahaha bricadeirinha!
Mas realmente ele foi para o lado dele e eu continuei o meu. Depois de algum tempo ele me procurou através do Rodrigo Cemin e combinamos um pedalzinho light como sempre para o Morro das Antenas. Kkkk

Mais alguns meses depois e finalmente conseguindo encaixar nossas agendas para um novo pedal, aceitei o convite do Diego para conhecer melhor a região, os estradões e montanhas de Barra Velha. O Sr. Jeferson não gosta de perder nenhum momento de diversão e aceitou meu convite. Às 5:30h estavamos saindo de Joinville, no pedal claro e não indo até lá de carro como o Diegito sugeriu...hehe
Fazia muito frio (7ºc) e tinha muito vento e serração. Do jeito que a gente gosta! Kkkk

Tudo corria bem, mas antes de chegar no pedágio furou o pneu traseiro do Seco... tudo bem vamos consertar e mandar mensagem pro Diego. Prá variar era um grande arame... hehe e quando estava quase terminando, fui fazer a vistoria nos meus pneus e o da frente estava baixando... que m...kkkk mas era apenas um maldito cabelinho de recape.

Nossa! Cobra Coral!!

Depois das trocas, o cronograma já ficou atrasado... e logo o Sol já mostrou que iria ser quente nesse dia! Em seguida parei no posto Maiochi para pegar água e o Jefo foi indo para encontrar o Diego na Havan.

Passamos por Barra Velha e seguimos em direção à Itajuba, onde largamos o asfalto e partimos pro estradão! Já no começo o Seco precisou encher o pneu, o que pode ser considerado parada para conserto de furo! Hahaha

O roteiro dos Barravelhenses é lindo, cercado de plantações de bananas, criações de gado e plantações de arroz.
A estrada por si é ótima para pedalar com grandes retas e pequenos morros, sem contar com o sossego do local que raramente passava um carro.

Toda região é interligada com o litoral e o interior, portanto tem muitas bifurcações e estradas  laterais. Mas é bem sinalizada com placas de acessos, só precisa prestar bem atenção em cada esquina...hehe.
Depois de uns 47Km de asfalto, quase mais 30Km só de estrada de chão batido, chegou a primeira surpresa do trajeto do Diego... O Morro da Toca! Não é tão grande de distancia, mas as curvas e inclinações que aumentam e diminuem acabam minando a força nas perninhas! Kkkk
E para ajudar ainda mais um pouco, desce tudo e parte prá subir a Toca 2... a segunda parte da diversão!

Força Nanico!!!! Hahaha

Logo estavamos na bifurcação onde reagrupamos e buscamos algumas informações para seguir para São João do Itaperiu onde iriamos na rodovia em direção a Massaranduba.
Mas antes tinha mais um bom morrinho da pedreira.

Alto do Morro da Pedreira. Rodovia lá no fundo

Bom... finalmente chegamos na entrada da segunda surpresa do trajeto do Diegito... A subida do Morro dos Monos que pode ser observado facil lá da rodovia! Kkkk

É lá mesmo! Pode botar a bunda no selim e pedalar! kkk

Cara do Céu! depois de poucos kilometros já começa a subida! E daí já sabe... é pernas prá quem tem!!! Kkkk o Seco saiu loko pra bater o recorde da subida, eu nem tentei, já joguei as marchas tudo que tinha prá cima e dále giro! hehe o Diego também não estava muito a fim de fazer força e pegou leve.

Força Nanico!!!

Fiz a minha lição de casa, mesmo não sendo muito grande a distancia também, é muito pior que as duas Tocas juntas!!! Hahaha até que foi rápido, pois o bagulho inclina e sobe direto sem muitas curvas! Kkkk subi devagar mas sem parar. Finalmente cheguei no topo e o Jefo já estava lá me esperando com uma cara de moído, pois preferiu fazer muita força.
Mas já estava comendo uma barrinha de proteina e se recuperando prá descida.  Eu nem parei e já desci, encontrei o Diegito no caminho e gritei prá mais rápido! Kkkk

Só o Topo me interessa!!!

De volta a rodovia rodovia, precisavamos decidir por onde voltar para casa, visto que agora o cronograma estava bem atrasado e a vontade de chegar antes do almoço em casa já tinha ido embora, pois ali já eram quase 11h da manhã e faltavam aproximadamente 80 km...Kkkk
Então podiamos escolher voltar para São João do Itaperiu, ir em direção a Massaranduba, ambos os lados pelo asfalto, ou pegar um "Atalho" sugerido pelo Deiegão por uma estrada quase a nossa frente pela região de Santa Cruz e sair lá na Balsa manual do Rio Itapocu...

Claro que meu voto foi vencido e fomos pelo caminho mais complicado pelas estradas do interior e que ninguém conhecia direito...hahaha fomos e voltamos algumas vezes, o Sol estava bem forte, o cansaço já tinha tomado conta e agora era só pedalar e rezar para chegar logo no Guamiranga!

Depois de algum tempo por uns 15Km, sem saber direito onde estavamos, chegamos numa bifurcação que pude observar o morro da Fazenda do Salto do Guamiranga. O Jefo queria atravessar o Rio Itapocu pela Balsa, mas teriamos que ir para frente alguns kilometros e depois voltar tudo de novo... paramos numa sombra para dividir um sanduiche que o Jefo ofereceu, pois viu que estavamos cansados e com muita fome! Daí decidimos seguir  pela estrada e atravessar o Rio mais próximo do Guamiranga que faltava uns 15 kilometros, pela ponte pênsil.

Finalmente chegamos no bairro Guamiranga de Guaramirim e paramos no primeiro mercado que encontramos para comer e beber muitas coisas!
Sentamos e conversamos por uns longos 15 minutos e nos despedimos do Diegão que iria dar um tempo por ali e depois voltaria para Barra Velha com sua esposa por ali novamente.

Foto do Jefinha

Foto da Jefinha
Quando chegamos perto da rodovia 280, olhamos um novo loteamento e resolvemos cortar caminho por ali... pena que era impossível atravessar um grande banhado antes da BR...Hahaha então vamos voltar e continuar na rua certa!

Loteamento maldito

Rua correta

Acostamento BR 280
Na BR 280 fizemos a despedida, pois seguiria por ali e o Jefo iria pela Rodovia do Arroz. Dali pra frente, naquela altura do campeonato, já não conseguia pedalar direito e ia do jeito que conseguia.
Mas dali eu já estava em casa e é só trabalhar direitinho o psicológico e tocar o pau!Kkkkk

Reta interminável 280 com vento contra...claro!

Chegando na BR 101! Muito perto de casa agora! (13Km)

Falta muito pouco agora!!!Kkk
Consegui! Cheguei em casa às 14:22h, muito cansado, mas contente por mais um belo roteiro cumprido.
Agradeço ao Jefo pela grande companhia de sempre por vários anos e ao Diegão pelo convite e bela escolha do trajeto.
Mais um roteiro maravilhoso que nunca conheceria se não fosse a BIKE na minha vida!
E para completar a minha tarde, precisei recolher e espalhar uma carrada de brita que estava na frente de casa me esperando! Kkkk que maravilha prá fechar com chave de ouro meu dia!
Foi mais um PERFECT DAY!

1. Nanico maldito

Me deixou de fora de duas diversões esse pedal muito loco e essa carga de brita para espalhar.