sábado, 30 de julho de 2016

Morro Pelado 30/07/16

Hoje partimos para as montanhas aqui no nosso quintal de casa! O Morro Pelado é bem perto, só subir a Serra Tia Chica de carro e caminhar 5,5 kilometros na mata.
Porém é uma trilha pouco frequentada e esta sempre meio fechada com vários caminhos de caçadores e ladrões de palmito.
Pedi para o Jefo me acompanhar e o cara simplesmente fez 10 vezes melhor! Organizou o evento, convidou os amigos do mato, mandou a rota pra todos e se comprometeu em buscar e levar todos para casa com seu carro!!! Caraca que bicho louco...Kkkk afinal cada um mora em canto da cidade...
Bom então às 5:15h a carona passou aqui e depois na casa do Fabinho, Cabelo e Flavio.
Começamos a caminhar antes do dia raiar e logo já estavamos na trilha do objetivo.

Logo encontramos a bifurcação que teriamos que descer à esquerda, mesmo que continuando reto estava mais aberto e apresentavel para os montanhistas de plantão...Kkk
Realmente a trilha é pouco usada por montanhistas e em alguns pontos fica meio confusa ao atravessar o rio várias vezes, mas tendo um guia ou um bom gps nas mãos fica sossegado.
O local é lindo, com a natureza exuberante em sua mata fechada de grandes árvores. Porém em dias úmidos como hoje, se torna bem molhada, pelas folhas e terreno encharcado com vários pontos de banhados...hahaha teve gente que quase perdeu o tenis por ali! Kkkk

O Jefo ia sempre na frente assegurando nossa rota correta. Mesmo com previsão de tempo nublado e frio, o Sol veio nos aquecer e acompanhar também. Que bom!
A trilha vai se mantendo com pequenos sobe e desce, até certo ponto pois não precisa subir muita altitude, visto que já estavamos no alto da Serra, então só na última parte é que subiriamos aproximadamente 400m direto.
E finalmente demos de cara com a pedra gigante! Agora era só apresentar o ponto de acampamento em baixo da pedra para os amigos e voltar para circundar a pedra até a fenda
maldita para subir até o topo.
Ali na fenda o bagulho fica nervoso! É bem ingrime e tem muitas raízes e pedras pra agarrar e bons escorregões são   comum. É quase uma escalada mesmo, mas algum bom Samaritano colocou umas cordas nas partes mais difíceis.

Pode começar a se agarrar!!!kkk

Chegamos lá no Topo e todos estavam muito contentes e entusiasmados. Cada um ia para um lado para fotografar e conhecer o pequeno cume e poucos pontos de visão.
Fiquei desesperado quando o Fabinho esticou o dedo e perguntou o que era aquele bichinho... era um carrapato na ponta do dedo e quando olhei para o meu braço já tinha um e na orelha tinha outro!!! Ixiiii prá mim acabou a diversão, tenho dois cachorros peludos em casa e não posso de maneira alguma chegar com essas pragas!!! Em outra ocasião anos atrás e outro Morro, levei uns desses para casa na minha roupa e precisei de alguns meses para erradicar esses malditos que faziam ninho nas britas e nos cães...

Castelo dos Bugres

Jurapê

Então tá, fizemos o lanche rápido e em pé mesmo, pois não deixei ninguém sentar no chão para não pegar mais carrapatos, mas todos já tinham algum no corpo também...hahaha
"E tem gente que não gosta"! Eu particularmente Odeio!!! Os amigos diziam que um bichinho tão pequeno não pode fazer mal pra ninguém...é??? deixa ele chupar um pouco de sangue prá ver como cresce rápido e procria essa maldição! kkkk
Bom então vamos descer pelo mesmo caminho que subimos, ainda bem que a descida foi muito mais rápida apesar da dificuldade do terreno.

Não vão atolar o pé na lama! kkk

Bifurcação

Castelo dos Bugres

Morro Pelado

Chegamos na Rodovia da Serra Tia Chica

A descida foi rápida, porém cansativa, depois descobrimos por que ninguém quer ir lá...

1- Trilha com muita lama
2- muitos pequenos obstaculos na trilha e banhados
3- a última parte de subir ao topo pela pedra é nível Hard
4- Malditos carrapatos

Bom, aproximadamente 12:30 estavamos dentro do carro descendo a Serra.
Jefo fez a via sacra novamente e eu fui o último da entrega.
Nessa aventura o Jefo se superou e só posso agradecer do fundo do meu coração por tudo que fez e ter nos levado e voltado com segurança desta Montanha tão misteriosa.
Agradeço também ao Fabiano, Flavio e Cabelo por participarem desta jornada.
Até a próxima e Aquele Abraço!!!