sábado, 4 de julho de 2015

Morro da Pedra - Navegantes - SC - 04/07/15

Tudo começou com a circular oficial do Jefo para este incrível roteiro. Muitos foram convidados, porém somente eu não tinha compromisso de qualquer forma e poderia acompanha-lo.
Então às 6 horas estava no viaduto da Porto Rico esperando pelo Seco. Chegou 3 minutos atrasado e logo partimos ainda escuro.




O Seco chegou falando que não sabia que eu viria... mas que coordenador mais inadimplente!!! Respondi à 2 dias atrás que estava dentro!!! Kkkk
Tudo bem vamos "Tocar o Bonde" e logo começou clarear o dia, ao contrario da previsão do tempo, o Sol vinha saindo.


Passamos Barra Velha e em Itajuba na frente do Posto e Restaurante Parada Ferreti entramos para nossa alegria no Estradão rumo ao grande objetivo.
Até ali fomos acompanhados por um forte vento contra. Pensamos que no estradão protegido e cercado de arvores iria melhorar, mas continuou ventando!!! Hahaha








Depois de algum tempo passamos nessa pequena Vila e o navegador sinalizou para entrar à direita... percorremos alguns kilometros e o Jefo percebeu algo errado e tivemos que voltar na Vila para seguir o GPS.
Sem problemas, valeu por conhecer esse lugar também, mas se quisemos continuar nessa estrada também sairia no nosso destino, só um pouco mais longo.

Olha o vento nos Eucaliptos!!!

Lindas Paisagens




Humm agora sim entramos na estrada correta e o início é asfalto prá enganar os bobos claro! Hahaha
Mas como já falei, tudo é valido para conhecer essa região tão perto nós e que eu se quer sabia que existia...
Quantos anos passei sem saber e se não fosse o convite do Jefo, jamais saberia! 
Eu "Preciso" disso para minha humilde existência fazer sentido!!!

Agora meu guia esta certo!

E os encantos naturais continuaram!

Desde que entramos no estradão em Itajuba era possível em algum momento ver o Morro que nos esperava. (ao fundo)

Ainda bem que sempre tem umas subidas prá ir acostumando! Kkk


Reto e direto ao Morro a nossa frente agora!!!


Opa... ao nosso lado agora...Kkkk



Finalmente chegamos na rua de fronte ao Morro da Pedra e a base dele. Daí pude perceber que era muito mais alto que imaginava! Hahaha eu pensava que deveria ser mais ou menos da altura do nosso Mirante aqui no centro, mas estava enganado. 



Chegamos na entrada da estrada para subir o Morro e aproveitei para comprar uma águinha gelada no mercadinho ao lado. A senhora que me atendeu contou que seu irmão havia subido ontem ali e não era tão difícil quanto eu imaginava... só que ele subiu de moto de trilha né!!! Hahahaha
O Seco aproveitou também para socializar e fazer amizade com os moradores locais, que informaram que não precisava comprar água, pois ali ao lado tem torneiras com água mineral direto do Morro...


Mas chega de conversa e vamos ao que interessa! Nesse momento eram 9 horas, apesar do Sol ainda fazia bastante frio com um vento além de contra era gelado! Me fez lembrar e comentar com o Jefo que parecia o vento do Vale dos Ventos em e Rio dos Cedros...

A subida já começa hard, sem mi mi mi... mas para nossa sorte estava seca. Porém é daquele tipo: Fica sempre sentado e equilibra o peso do corpo prá frente prá roda não empinar!! Hahaha




Que loucura! A subida não chega a 2 kilometros mas é muito difícil, mesmo assim no começo era risos e gritos de euforia prá todo lado... Com o passar dos metros escalados começou a perder a graça e o sofrimento e silencio predominava! Kkkk "agora já tô rindo disso tudo"!
O Seco já pedalou mais forte e subia na frente puxando o pelote, sempre me esperando em seguida.
Era necessário fazer rápidas paradas para ganhar novo folego e avistar um ponto de referencia mais acima para nova parada.
Mas claro que empurrar as bikes JAMAIS!!! Isso é contra as regras o bom costumes e práticas e moral!!!
Realmente foi necessário várias paradas, mas a continuação era feita do mesmo ponto em que parou!


Exatamente nessa paradinha numa parte muito ingrime e com uma baita pedra no meio da rua, estavamos discutindo e chegamos a conclusão que nenhum carro simples poderia subir ali...
Foi aí que escutamos um ronco de motor e abrimos espaço na estrada e quando o veículo se aproximou na rotação máxima patinando pneus, era um carro popular, um Celta! Caraca, que carinhas mais loucos, ainda buzinaram e acenaram prá nós! Hahaha



Finalmente depois de muito sofrimento alcançamos o Topo da Montanha!!!
Agora as energias voltaram e ficamos em estase, sem saber prá onde olhar e o que fazer com tanta vista lá de cima da região e das praias.











Lá ao fundo é a Serra do Mar e a Pedra Branca de Araraquara


Era possível ver tudo à 180º, só que lá de baixo apareciam 3 antenas... e onde estavamos tinham somente 2...
Ao lado tinha uma continuação de estrada, então olhei pro Jefo e fomos subir mais um pouquinho! Esse trechinho era um pouco pior que subimos com possa de lama e uma parte curta mas super ingrime com barro molhado!



Agora sim estavamos realmente no Topo. Fomos recebidos engenheiro eletronico responsavel pela antena. Seu companheiro estava lá nas alturas da altissima torre. Descobrimos que ele é o piloto de rally que sobe com qualquer carro. Nos contou que geralmente sobe de Brasilia, mas esta quebrada...




Chega de papo e vamos prosseguir no cronograma. Ainda precisavamos fazer o lanche antes de descer para o retorno.
Decidimos voltar nas outras antenas e fazer o lanchinho...



Altitude correta é 364 metros
Todos prontos, é hora de descer. E a descida é bem perigosa, tem que ser feita com cautela!
Dei inicio á descida e fui curtindo a adrenalina. Parei para esperar o Seco que já passou e acabou perdendo o sinalizador traseiro, então parei para pegar e continuei numa corrida de recuperação atrás do Jefo!
Desta vez o Jefo surpreendeu na decida e demorei um pouco prá chegar. Mas faltando algumas curvas e uma reta passei! Hahaha que doida essa descida!


Ali em baixo pegamos a água que nos indicaram partimos rumo a rodovia 470. 



Logo estavamos na 470 e seguimos para o trevo de Navegantes com a BR 101.





Bom agora é só pedalar mais um pouco e estamos em casa! Segundo a placa faltam só 73 Km, então é só um tirinho!
Vou contar um segredo e talvez alguns não acreditem... O vento estava muito forte e prá variar contra nós! Na 101 era difícil manter 25Km/h!
Preciso saber como funciona esse negócio do vento, pois antes estava contra agora também tá contra! Quando vai empurrar a gente??? Hahaha bota a bunda nesse selim e pedala!!!
Assim que é bom pedalar longas distancias e de preferencia ter uma alta elevação no meio e como eu sempre digo:
"A volta é sofrida e o final é sempre dramático"!!! Kkkkk



Tamo chegando


Passando o trevo de Jaraguá/S.Franciso, o Sr. Jeferson solicitou uma parada de emergencia rápida para pegar uma água geladinha, tomar um energético e comer uma paçoca! 
Meu senhor, não quer massagem também??? Kkkk tudo bem, afinal para mim são apenas mais alguns kilometros até em casa e ele tem mais que o dobro disso para chegar na sua casa, fora os morros principalmente da Ottokardefel...




Atitude Joinville esta nos melhores estabelecimentos da estrada!


É isso, chegamos no alto do morro do posto Bonesi e é hora da despedida. Trocamos uma idéia rapidamente e agora é cada um por si!


Tchau Seco querido!


Quase chegando em casa o sorriso voltou para o rosto deste ciclista amador super cansado!
Cheguei em casa exausto mas contente por mais esse objetivo alcançado e pela oportunidade de conhecer um pedacinho que faltava da nossa região. Foram 150 kilometros numa altitude máxima de 366 metros, tudo com muita emoção!
Até a Próxima e Aquele Abraço!!!





5 comentários:

  1. Parabéns ciclista amador ... que lugar bonito de mais .... Vocês são bons nisso meu velho é pedal sem fingimento sempre. Abraços e acho que vou de carro de apoio na comemorativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu cassiba! Pena que você não estava lá com a gente!! Bike sem Fingimento e No Mercy foi você que me ensinou!!!
      Sinceramente eu não recomendo ninguém tentar subir de carro comum ali não...Hahaha

      Excluir
  2. Grande pedal, grande ciclistas e espetáculo de lugar. Na edição comemorativa pretendo ir junto para conhecer essa beleza tão perto de casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabelo você "Precisa" conhecer esse lugar!!!! Vamos comemorar qualquer dia que você quiser... Contigo vou amanhã até lá novamente!!!

      Excluir
  3. Parabéns ao amigo Maneca e a todos participantes, logo quero fazer esse pedal também 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👊

    ResponderExcluir