domingo, 19 de janeiro de 2014

Praia de Enseada - Travessia das Ilhas 19/01/14

Fui convidado pelo grande nadador e campeão estadual e também meu colega de trabalho Maycon, para participar da sua série de travessias maritimas. Infelizmente não pude participar nas outras duas anteriores por falta de equipamento (caiaque).
Mas como ainda tenho bons amigos, pedi ao Vilson Boldt que também trabalha na mesma empresa o empréstimo de um caiaque e para participar também. Ele não poderia, então decidimos convidar nosso ex-colega de trabalho o conhecido ciclista Cabelo!
O Deivi aceitou de imediato e às 4:40h passei na sua casa para busca-lo e às 5:45h estavamos na casa do Boldt na praia de Ubatuba. A partida seria às 6h e quando chegamos lá, o Boldt já estava nos esperando no portão com os caiaques carregados no seu carro... Isso que eu chamo de um cara Gente Boa!!






Na partida o Vilson ainda nos acompanhou pela beira das pedras até nos perder de vista. O mar estava uma manteiga e o Maycon conseguiu reunir um numero recorde de canoistas Joinvilenses. Ele também estava desafiando seus limites fazendo seu maior trajeto a nado, aproximadamente 20Km.




Olha lá o Boldt dando tchau...








Contornamos a ilha da Paz (Farol)  e seguimos remando tranquilamente até a próxima ilha que seria a parada para descanso e lanche.



Nessa parada que foi mais longa, aproveitamos também para nadar e mergulhar um pouco nas pedras. 
Até porque não conseguimos achar uma prainha para aportar...









Continuando, quando chegamos atrás da Petrobrás, fomos recebidos com um vento e uma fortíssima corrente marítima contra. Ali foi o trecho mais demorado e sofrido de todo trajeto! O caiaque não rendia a remada e o nadador tinha que trocar a direção várias vezes para sair da corrente... Como diria o Cassiba: Era uma remada para frente e duas para trás! Sem nenhum exagero, precisavamos fazer muita força para remar e se parasse um minuto, já voltava para trás. Realmente não gostaria de estar na pele do Maycon que precisava fazer muito mais força!


Continuando, precisavamos atravessar de uma pedra na outra na Prainha que também foi dificel pela forte corrente contra...




Olha a Prainha lotada!

Aqui já estamos chegando na praia Grande.

Mergulho para relaxar um pouco.




Perto da chegada, conversando com o Cabelo, ele me confessou que tinha virado umas duas vezes e subido rapidamente no caiaque sem ninguém ver... Comparei a virada na canoagem com o pneu furado na bike, mas não tinha nenhuma foto para registrar!

Foi aí que seu caiaque cheio de água acabou desequilibrando e claro virando!! Era o que eu precisava e quando foi subir virou de novo e depois de novo... perguntei se ele queria subir no meu que era mais estável, mas ele também é teimoso e logo conseguiu navegar novamente.







A saída na praia costumo chamar "Reentrada na atmosfera" foi complicada pelo grande numero de banhistas e várias ondas... Então como já sabia que iria virar, procurei um local sem pessoas e pulei na água para segurar o caiaque por trás evitando virar para não perder a bagulheira...
Não deu muito certo, pois as ondas não me levavam... então subi no caiaque e peguei uma ondinha e quando estava quase lá, virou claro! Mas tudo bem, agora era só alegria, depois de aproximadamente 20Km! 



Para nossa maior alegria, o Boldt já estava lá com seu cunhado Aluisio para nos buscar com seu carro e levar os caiaques. E que cara legal, ainda nos ajudou a carregar os caiaques pela praia e nos levou na sua casa para almoçar um belo churrasco e muitos acompanhamentos!






Os caiaques estavam um pouco sujos  de areia e caiu tudo em cima do seu carro... Almoçamos maravilhosamente bem e pegamos nossas coisas e partimos para casa às 13:50h para evitar o transito do retorno das praias. Porém a estrada estava tranquila e o cansaço e sono começaram a bater... 


Tudo bem, logo estava deixando o Cabelo em casa e chegando na minha para relaxar um pouco na piscininha.... Foi ótima essa aventura e a companhia muito melhor. Obrigado ao Maycon pelo convite e ao Boldt pela hospitalidade e toda logística do equipamento. Fazia muito tempo que estava louco para remar. Espero que este ano eu possa fazer mais canoagens e montanhismo também.
Até a próxima e Aquele Abraço!


4 comentários:

  1. Inacreditável Capricho e os ricos detalhes desse. seu Blog! Obrigado imenso por registrar tudo meu amigo Maneka!! estou realizado pela Aventura e companheirismo de todos!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o convite. Não poderia ter sido melhor o perfect day!!
    Graças ao Boldt curtimos mais uma atividade loca!!!
    Valeu e até a próxima ..
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Muito gostoso ler este relato.
    O prazer da retomada das remadas, a camaradagem com o empréstimo do equipamento, a receptividade da família Boldt e cunhado, e o companheirismo com o nadador Maycon, não tem preço. Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Adoro remar! Precisamos repetir a dose com urgência!!

    ResponderExcluir