quinta-feira, 2 de junho de 2011

PICO DE JARAGUÁ DO SUL 29/05/11

Precisava cumprir este objetivo para encerrar as atividades de bike 2011. (Claro que vou continuar fazendo Barra Velha e Guaramirim para treinar e até aparecer algum desafio novo). Desta vez consegui convencer o Geovane para ir junto porque antes ele participava dos nossos passeios e levou seu cunhado Gegê também.

Acordei 4:30h da matina para comer alguma coisa (macarrão com galinha ensopada), preparar as ferramentas e agasalhar-me, pois fazia muito, muito frio. Combinamos de nos encontrarmos no terminal de ônibus do bairro Nova Brasília e seguimos pelo bairro Morro do Meio passando pelo Lagoinha que é só asfalto e eu nunca tinha passado por ali. Chegamos na Rodovia do Arroz e estava mais frio ainda, adormecendo a ponta dos dedos das mãos e pés.
O Gegê nunca tinha viajado de  bike e nos acompanhou muito bem. Em Jaraguá não sabíamos como chegar ao início do Morro da Boa Vista, mas tem bastante placas indicativas e quem tem boca vai a Roma! Também não fazia idéia do que nos esperava pela frente, pois foi aquela coisa: "SE CONTAR NINGUÉM ACREDITA"




O morro já começa subindo forte e na 1º etapa levamos aproximadamente 40 minutos. Quando chegamos ao local onde os carros não sobem mais, inicia a 2º etapa. Nunca vi nem experimentei nada igual, o negócio é tremendamente puxado e desgastante para subir de bike. A subida é íngreme, estreita com fortes curvas e grandes pirambeiras aos lados intercalando partes de pedras e concreto. Imagine um Morro do Finder com a altura do Morro Jurapê. (O Side tinha falado que era difícil e não acreditei) Subia, subia e não chegava nunca. Estava tentando subir tudo pedalando e quando fazia 25 minutos o pneu derrapou  e tive que colocar o pé no chão, então aproveitei para tomar água, respirar bem e continuar pedalando.






Precisava ficar sentado para manter a bike tracionada e evitar que derrapasse, manter o equilíbrio para não levantar a roda dianteira e principalmente controlar a respiração, pois o coração parecia que ia sair pela boca, sem falar na coluna e nas pernas que forçavam muito. Não subi nem desci esta segunda parte clipado com a sapatilha no pedal para evitar acidentes. Infelizmente precisei colocar o pé no chão por mais 4 vezes para tomar ar por alguns segundos e claro que continuando do mesmo ponto.



Finalmente depois de aproximadamente 1 hora avistei as antenas e subi a última parte chegando ao local de saltos de asa delta e parapente. Fiquei em êxtase ao observar aquela vista MARAVILHOSA! Naquele momento não sentia cansaço e nem fome, só vontade de olhar para todos os lados e fotografar tudo. Dá prá ver as cidades de Joinville, São Francisco do Sul, Massaranduba, Pomerode, Blumenau e claro toda Jaraguá do Sul. Um jovem que subiu a pé com GPS registrou 11 kilometros e 400 metros total da altura. Só para comparar o nosso Morro do Boa Vista, o famoso Mirante, da frente da RBS e Zoobotanico até a escadaria e antenas, são somente 2 kilometros.





Depois de uns 20 minutos resolvi descer e nunca freiei tanto nem vi curvas tão perigosas. Se a bike embalava, quando ia frear parecia que ia virar para frente. Cheguei na parada da 1º etapa e encontrei os amigos e descemos juntos o restante. Paramos no posto de gasolina para tomar um café e seguimos viagem. Tomamos novamente a direção da Rodovia do Arroz e por fim nos separamos no Nova Brasília chegando em casa 13:02h. (No cronograma deveria ser 12:00h).
Agradeço a Deus e ao Geovane e Gegê pela ótima companhia e deixo esta sugestão para um belo passeio no Bosque, à pé ou um ótimo desafio de bike neste Morro em  Jaraguá. Espero que todos tenham um PERFECT DAY como eu.
PS: Para o próximo ano estarei me organizando melhor criando uma programação para intercalar as atividades de bike, montanhismo e canoagem.
AQUELE ABRAÇO!

2 comentários:

  1. Meu caralho, vc é retardado! HUAHUAHUA mas show em.. nada melhor que poder dizer que ja subiu de bike.. flw

    ResponderExcluir