quinta-feira, 26 de maio de 2011

RIO MANSO AO CONTRÁRIO 21/05/11

Fazia aproximadamente 1 ano que eu planejava fazer este trajeto. Este passeio consiste em partir pela rodovia do Arroz, subir a serra das Duas Mamas, chegar  em Schroeder, ir até Santa Luzia, subir a Serra do Rio Manso, continuar na estrada subindo até Campo Alegre, e retornar pela serra Dona Francisca.

Para isso levantei 3:00h da matina para realizar os últimos preparativos. Pretendia sair às 4:00h, porém começou a chover forte então sentei e esperei até às 5:00h, quando começou a parar de chover. Pensei em postergar a viagem, mas lembrei da sabia frase: "DESISTIR NUNCA, RENDER-SE JAMAIS".
Então 5:10h saí de casa tomando a direção do bairro Nova Brasilia, passando pela estrada de terra do bairro Morro do Meio, chegando na rodovia do Arroz ao lado da ponte do Rio Piraí. Segui pela rodovia passando em alguns pontos de chuva e logo entrei na estrada que leva à subida das Duas Mamas.

Quando comecei a subida começou amanhecer de forma preocupante, pois as nuvens carregadas de chuva encobriam o céu e quando alcancei o topo chovia e fazia frio. De casa até ali levei 1 hora e 33 minutos. Desci até Schroeder  e logo cheguei em Santa Luzia onde a rua principal leva direto ao início da subida do Rio Manso. Já desci algumas vezes este trajeto e não tinha observado a beleza natural da região, nem que a estrada segui os Paredões de pedra e é acompanhada pelas pequenas capelas das 14 Chagas de Cristo. Do início da subida até o topo na última e maior capela levei mais 1:16h.

Cheguei a pensar que dali em diante seria mais tranquilo, grande engano, pois a partir dali a estrada estava esburacada e com bastante lama. Por sorte abriu um lindo dia de Sol. Desci um pouco e subi novamente, logo começou a descer sem parar e em seguida a subir novamente por muitos kilometros. (Não sei quanto porque o velocimetro estragou novamente).

É incrível como certas coisas não mudam nunca, faz pelo menos dois anos e meio que passei por aquela região e consegui relembrar cada local e detalhes que passei com os amigos, pois tudo continua igual como da última vez. Em certa grande subida estava ficando cansado de só subir, só subir e ia dizer a célebre frase: “Quem teve a brilhante idéia deste passeio”, olhei para o lado e avistei o Morro da Tromba (Pirabeiraba). Pulei da bike e tirei várias fotos. Aquela vista maravilhosa me encheu de ânimo para prosseguir, pois era o PERFECT DAY.

Cheguei na famosa placa ao lado das minas de Caulim e logo estava em Campo Alegre com mais 2:30h de duras pedaladas. Neste momento estava muito contente e descansei por alguns minutos na frente da prefeitura.

Prossegui a viagem que segundo a placa, faltava 64km para Joinville, mas ao contrário do que muita gente pensa, a rodovia não é só descida! São somente 12km de descida constante que começa um pouco acima do Mirante e vai até a entrada do Quiriri. O resto são grandes subidas e descidas o tempo todo. Quando cheguei em Pirabeiraba entrei no PLAYGROUND (BR 101) e quando passei por cima do viaduto do bairro São Marcos, ai um pequeno grampo entrou no pneu traseiro, mas não parei até no viaduto da rua Américo Vespucio, quando esvaziou toda a câmera de ar. Enchi novamente com a bombinha para conseguir chegar até em casa sem precisar trocar, pois faltava apenas 2km e o cansaço já persistia e a fome era enorme. Agora estou muito contente, porque é isso que gosto de fazer e enquanto tiver forças e capacidade física não paro! Isso é o PERFECT DAY, um dia de objetivo cumprido chegando são e salvo em casa nos braços da Família. Ao todo foram 10 horas e 2 minutos de aventura.
E como diz um velho coiote do asfalto: “A tecnologia do povo é a vontade” Podemos chegar a qualquer lugar que queremos, basta ter força de vontade, porque quem quer faz!                               AQUELE ABRAÇO!!
PS: Provavelmente no próximo final de semana vou até Jaragua do Sul de bike para subir o Pico Jaraguá e 04/06 tem corrida do SESI na pista da UNIVILLE  e em seguida começam as atividades de Montanhismo.

1. Realmente as coisas não mudam, nós é que mudamos, mas o que passamos com grandes amigos e com alegria, fica intocável em nossa memória, e basta sentir o cheiro daquele momento, para revivermos tudo outra vez. Você terá muitas histórias para contar para os seus filhos e até para os seus netos, e já que tens tantas histórias, aproveita para contar para o meu filhos e para os meus netos também. Minha maior aventura foi subir o Morro da Tromba em 1986 quando eu era Pioneira, na verdade esta atividade fazia parte da Aventura Senior e nos metemos lá, levamos 4 horas para subir e 2 para descer, mas jamais vou esquecer o visual e aquele dia tão especial. As vezes vou até a frente de casa para contemplar o Morro da Tromba e assim me acalmar e reabastecer as energias. Nesta empreitada estavamos Clarice, João Luis e Eu.O Trupe danada de boa sô!!!! Bjs e até a proxima aventura.

2. E ai Maneca? Obrigado pela dica. Vou fazer esse pedal em breve, e vou até o sitio do meu pai em Bateias de baixo. Abraço.