quinta-feira, 23 de março de 2023

Morro Schimit - Campo Alegre SC 18/03/23

Voltei a pedalar com o Jeferson a pouco tempo.

Neste blog tem muita, mas muita aventura em sua companhia em todas modalidades possíveis.

E para este final de semana ele falou que precisávamos fazer um pedal mais leve...

O mais leve pra ele é sempre algo um pouco menos que 200km hahaha

Mas se ele quer encrenca veio ao lugar certo e falar com o cara errado! Também amo muito tudo isso de acordar de madrugada, pedalar ou andar o dia inteiro e chegar em casa moído, exausto, acabado hahaha

Então combinei de passar na casa dele as 4h para iniciar o passeio. Precisei sair de casa muito antes porque até o final do Vila Nova já são 12km

Cheguei lá ele já estava esperando e partimos via estrada Blumenal em direção a primeira montanha do dia a Duas Mamas.

Até lá foi bem tranquilo e rápido.
Descemos com cuidado e depois de atravessar a cidade de Schroeder começou clarear o dia.
Agora era hora de fazer mais força e subir a serra da estrada Rio Manso, sem trégua até a capela.

Depois da capela continuam as subidas.
Fomos subindo, sofrendo, conversando e vislumbrando a paisagem maravilhosa e relembrando as várias passagens por ali de bike sozinhos ou com os diversos amigos aleatórios também.

E uma coisa que me deixa extremamente contente é lembrar da primeira vez em 2008 e saber que hoje ainda tenho forças para encarar este trajeto que é um desafio a parte para qualquer ciclista
E saber que hoje sou melhor do que a muitos anos atrás.

E também sempre digo, é mais que uma oportunidade, é um privilégio divino, uma gratidão sem tamanho e claro uma honra estar com o Jefo que tem um vasto currículo de ciclista aqui.

Mas nem tudo são flores, é preciso muito esforço para vencer as enormes subidas de estradão de chão batido com muita pedra, buracos, lama e o grande calorão.
Conforme na foto acima finalmente chegamos em Campo Alegre, onde paramos para lanchar na praça e descansar 20 minutos.
Depois continuamos rumo ao objetivo principal.

Saindo da cidade o Jefo fez questão de me levar pelo que sobrou da estrada antiga Dona Francisca.
O pedaço de estrada segue próximo da rodovia e conseguimos chegar no Castelinho onde entra para ir à Rampa do Bugio.
Dali seguimos pela rodovia até a entrada do Rio do Bugre.
A estrada é boa e quase não se vê ninguém por ali, mas daqui a pouco começa a subir uma pirambeira enorme super inclinada ( 10% ) com muita pedra solta!
E assim vai, lá pra cima tem dois momentos que tem descida mas isso não é nada bom porque já sabemos que depois vai ter que subir tudo de novo...

A subida realmente é feroz, a perna já estava cansada de chegar ali e estava muito difícil a empreitada então precisei parar algumas vezes para recuperar o fôlego e continuar pedalando do mesmo lugar claro, afinal não gosto nem de pensar em empurrar a bike.
Mas de boa, isso é comigo, cada um pode fazer o que achar melhor para chegar no topo.

Conseguimos alcançar o cume da montanha e lá em cima tem algumas Antenas

A vista é 360° onde se vê muito verde.
Ficamos ali admirando a paisagem, tirando muitas fotos e descasando.
Em seguida levantamos acampamento e iniciamos a volta para casa.

A descida com muita pedra solta foi feita com cuidado para evitar transtornos.
Ainda antes de chegar na rodoviária o amigão já tinha traçado uma rota alternativa por uma estrada secundária, um famoso "atalho".
A estradinha começa com mais pedras e buracos.
Aos poucos ela vai fechando e aparecendo subidinhas, pontos com lama e atoleiro e não acaba nunca kkk

Finalmente acessamos a rodovia novamente e agora o Sol estava muito forte e nesse trecho tem bastante subida no asfalto também.
Em seguida paramos na entrada da Estrada do Rio do Julio pra decidir se continuamos pela rodovia e chegaríamos aproximadamente 13 horas em casa ou íamos pelo Rio do Julio e a previsão seria 16 horas...
Adivinha o que decidimos kkk
Claro que era pelo Rio do Julio kkk

A passagem por ali foi do jeito que dava pois já estava bem cansando.
Quando começa a estrada tem uns 4km de sobe desce, depois desce 4km, anda uns 8km e depois do Hotel Fazenda tem mais uma subida de 4km até o topo da estrada.
Agora é só descer 10km direto até Schroeder.
Quando chegamos lá em baixo encontramos o Rodrigo Cemin do Pedal Sem Rotina e alguns integrantes que estavam vindo do Rio Manso.
Eles também subiram ali mais cedo e fizeram um bate volta a Campo Alegre.

Pegamos água na bica, nos despedimos porque eu e Jefo parariamos para tomar um lanche reforçado de almoço na padoca Carpie Dien.
Infelizmente estava fechado, então continuamos para atravessar a cidade.
Chegamos no posto Mime e fomos descansar.
Lá estavam os amigos do Sem Rotina novamente já se aprontando para continuar.
Sentamos e lanchamos.
Logo também continuamos para encarar a serrinha Canivete.
Agora realmente eu tava moído e a diversão já ia começar no Canivete...

E não foi diferente, subi me arrastando, sofri que nem cachorro!
Pelo menos não precisei parar pra descansar pelo caminho e quando cheguei lá no topo o Seco tava me esperando e já descemos, pois a última parada oficial  seria na Igreja pra recarregar água pra viagem dos ultimos 20k até em casa.
Chegando lá reencontramos o Cemin e aproveitamos pra pegar uma carona no vácuo deles nas retas da estrada Blumenal.

Como sou louco mas não sou bobo, entrei ali onde saí no bar Canarinho na rodovia do Arroz hehe
Depois peguei mais um pouco de estradão no Morro do Meio e depois só asfalto pelo Nova Brasília até em casa.
Cheguei perto das 16':30" cansadaço mas feliz pelo maravilhoso passeio com total 181km de 3.200 altimetria acumulado.
Agradeço a Deus e ao amigo Jefo pelo convite e companhia.
Até a Próxima e Aquele Abraço!!

Pra não perder o final de semana, domingo acordei as 4':30" e fui no Mirante encontrar o Cassiba para vermos o Sol nascer lá na torre.
As perninhas estavam pesadas e corri um pouco e caminhei bastante mas lá estava para admirar o maravilhoso quadro pintado por Deus da nossa natureza exuberante e grátis pra qualquer pessoa.
Inclusive tinha bastante gente aguardando esse momento único da natureza também.

Depois descemos e ficamos sentados conversando.
Em seguida cada um tomou seu rumo e casa!
Ótima maneira de começar o dia.
Valeu Cassimba!
Até a Próxima e Aquele Abraço!!!