segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Travessia Vigorelli - São Francisco do Sul 15/12/22

Gente já realizei esta travessia diversas vezes.

Já passei por diversas condições climáticas e tipos de maré.

Também foram muitos amigos que me acompanharam e que a maioria encarou apenas 1x o desafio e outro como Vilson Boldt que esteve desda primeira vez em 2010.

Porém nos 3 últimos anos precisei atender minha necessidade física e mental sozinho mesmo.

Não por vontade própria mas opção, pois caso contrario não faria isso que amo tanto.

Só para ter idéia passei o ano todo esperando um final de semana que não tivesse que treinar ou participar de provas de corrida, viagens de bike ou esperando alguém para acompanhar.

Sem contar que para uma remada dessas é necessário acertar o dia com a tábua de maré e escolher o clima apropriado para navegação.

Fora a logística com a carga dos barcos e algumas vezes a busca em outros pontos e principalmente que muitos querem remar mas poucos têm um caiaque e os equipamentos.

Mas quando a gente consegue barcos sobressalentes ou vaga nos duplos chamamos os amigos.

Bom então vamos falar de hoje!

Acordei 2':10" da madruga e já fui direto na janela olhar o céu.

Uma parte aparecia as estrelas mas logo começou cair uns pingos de chuva o que me preocupava um pouco.

Na verdade preocupava muito pois se estivesse chovendo não iria.

Me arrumei tranquilo, tomei meu café puro e fui pra garagem onde já estava tudo pronto no carro.

Parti pouco depois das 3h para ir sem pressa.

Cheguei na Vigorelli acompanhado de alguns pingos de chuva ainda...

Esperei alguns minutos e conforme a previsão do tempo foi sumindo as nuvens e aparecendo a Lua e as estrelas.

Vou repetir, se chovesse fazia a volta e vinha pra casa, porque já naveguei com más condições climáticas e não recomendo pra ninguém.

A partida foi às 4':10" e já saí com sorriso no rosto, super contente com essa oportunidade de estar na escuridão e imensidão daquele lugar maravilhoso, sentindo uma paz inigualável.

Na balsa da Vila da Glória onde é a metade do caminho já tinha clareado e mesmo sem querer fiz o melhor tempo até hoje.
Toquei adiante sem parar como fazemos com os amigos para descansar e esticar as pernas.
Logo estava aportando no centro de SFS com 1':52" de viagem.

Desci do caiaque, levei para cima da calçada, tirei a tradicional foto na rua e sentei.
Ali mesmo me atualizei com as redes sociais, fiz um lanchinho e descansei por 25 minutos.
Sem mais nada pra fazer, embarquei no caiaque e iniciei o retorno.
Por sorte não tinha vento, mas a corrente marítima ali no começo até a metade da outra margem onde passa o canal é sempre um local de fazer mais força.
Para ter uma idéia são pouco mais de 5Km de um lado pro outro, mas na minha opinião é a parte mais difícil do passeio.

Continuando a remada, fiz uma parada de emergência na prainha ao lado da balsa para fazer xixi e tomar mais um gatorade.
Agora é partir para última parte do trajeto da balsa até a Vigorelli os últimos e mais cansativos 6km hehe
A gente vê ao longe onde precisa chegar, mas o bagulho não chega nunca kkk
Ali é onde a mente tem que estar forte para ajudar os braços e a coluna a resistir pois se ficar parando é necessário fazer mais força para colocar o caiaque em movimento novamente ou pior ainda quando a maré te puxa pra trás e daí é aquela velha história "uma remada pra frente e duas pra trás" hahaha

Às 9 horas com 27Km de remada, cheguei na Vigorelli.
Só joguei o caiaque em cima do carro, troquei de roupa e zarpei pra casa!
Feliz e contente lavei todo equipamento e fui descansar.
Este foi mais um dia memorável que vai ficar guardado no meu coração, pois amo muito tudo isso!
PERFECT DAY
Até a próxima e Aquele Abraço!!!