segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Campos do Quriri - 01/11/15

Rodrigo Cemin é um pai e profissional, nas horas vagas organiza roteiros aqui pela região e convida sua lista de amigos pelas redes sociais para passeios de bike.
Desta vez teve o apoio da loja Power Bikes, localizada no bairro Vila Nova.
O evento começou ser organizado a alguns meses atrás e tive a honra de ser convidado por ele. O Cassiba já é da casa e amigo dele e também foi convidado. Porém percebeu que seria um pouco puxado e não quis sofrer sozinho e pediu para convidar os nossos amigos ciclistas, os Cães Sarnentos.
O dia do evento foi chegando e a chuva não dava trégua, mas foi mantido cronograma.
Estavam inscritos 33 ciclistas e mais dois carros de apoio, caminhão e van para o translado do pessoal de Joinville à Campo Alegre. Mas como tenho alguns amigos muito loucos...adivinha o que quiseram fazer??? Hahaha
Claro que dentre os 33 os 6 carinhas optaram por sair e voltar de Joinville pedalando... Joguei a culpa no Cassiba que foi o primeiro que topou essa idéia Brilhante, mas agora que tudo já passou, vou confessar uma coisa...
Quando recebi o convite por e-mail do Cemin, a primeira reação foi tentar convencer o Cassiba para irmos de bike e ele sem entender muito bem aceitou na hora também! Hahahaha quero uma Salva de Palmas!!!
Daí prá frente todos os outros amigos também aceitaram, e foram os malucos Flávio-Jefo-Fabiano-Jean-Cassiba-Manéca.
Mas um dia antes, o Cassiba fez um "Aborta" e resolveu ir confortavelmente de Van até Campo Alegre...
Então no sábado às 3h da matina já acordei com mensagens dos amigos e em seguida encontrei o Fabiano no viaduto da rua Porto Rico. Parecia que o tempo iria melhorar, mas foi só entrar na BR 101 que já começou a chover novamente...

Às 4':20"h conforme cronograma ficamos esperando o restante da galera no Pórtico da Expoville. Neste momento tivemos mais uma baixa... O Jean Barthle parece que não estava com muita vontade de se molhar e fazer força, nem respondia as mensagens que mandavamos!
Tudo bem, vamos partir pois já passavam das 4':40"h.
E pouco antes do trevo da Consul o Fabiano já foi fazendo a limpeza no acostamento e catou um arame no pneu!

Falei tanto mal do "Cata Lixo" do Fabinho que o meu da mesma marca chegou em Pirabeiraba furado por um arame também...Kkkk
A troca foi rápida e terminamos de encher no posto de gasolina. A chuva não parava, muito pelo contrario, quanto mais perto da Serra, mais forte ia ficando.

Paramos na ponte antes da Serra Tia Chica para reagrupar e começamos a escalada em ritmo tranquilo.
Agora além da chuva também tinha muita serração.

Fizemos a tradicional parada no Mirante da Serra para reagrupar novamente e recarregar o estoque de água na bica sob a vigia das lesmas.
O Fabinho muito caprichosinho já jogou água para limpar as piças e discos de freio.

Depois do Mirante já clareou o dia com muita chuva claro e agora também com um vento forte e gelado... "Amo muito tudo isso"!!! "E tem gente que não gosta"!!! Kkkk

Tchau Casa da Colina!

Exatamente na divisa de Joinville e Campo Alegre entramos na estrada Laranjeiras e lá estava o Cassiba, Cemin e todo pessoal que participariam do evento, ao qual somente o Jean faltou.
Até ali foram 56Km pelo velocimetro do Fabinho.
Chegamos com 5 minutos de atraso, mas a organização ainda estava "organizando"...hehe
Então o Cassiba ou como é carinhosamente chamado: Cagãossiba se atracou com um rolo de papel e garrou o mato!

Fiel companheiro do Cassiba

Bom agora era só alegria e não faziamos idéia do tipo de terreno que iriamos enfrentar! E tudo já começa com grandes subidas, rápidas descidas e mais subidas a frente, isso regado à muita chuva e como sempre pode piorar, muita lama na cara e nas coitadas das bikes que rangiam com tanta areia em suas engrenagens!
Para minha sorte lembrei de instalar os paralamas, o que fizeram toda diferença durante o passeio todo.

Após acho que uns 14Km (não levei ciclocomputador e a estréia do gps não deu muito certo) e mais de duas horas, chegamos nessa linda igreja para lanchar e reagrupar, pois logo abaixo já iriamos entrar à esquerda na bifurcação.
Devido à dificuldade do terreno e climática, teve gente que precisou parar por ali mesmo.
Comemos nossos lanches, uma deliciosa esfirra e frutas da organização, pegamos água e continuamos.

A partir da bifurcação acima eu e o Jefo não conseguimos acompanhar o Flávio, Cassiba e Fabiano, pois engaram a 5º marcha e vazaram na frente, eu e o Seco aceleravamos, mas quando avistavamos uma nova placa, claro que paravamos imediatamente para tirar fotos! hahaha

E assim foram muitos kilometros ( uns 40Km), muitas subidas e descidas por mais de 2 horas até chegar na última bifurcação antes da estrada que levaria diretamente ao objetivo.
Já se passavam das 13h, a chuva não parava e o frio aumentava ali parados aguardando os outros.
Devido o adiantado do horário e sabendo que levariamos aproximadamente mais uma hora até o local do almoço que seria carne com pão, mas isso lá no topo do Campos do Quiriri na fazenda Scheneider.
Então o Fabinho vestiu seu corta vento de emergencia (Saco de lixo grande) e iniciou a volta sozinho! (Que Monstro)

Depois que todos chegaram, alguns já nos carros de apoio, pedalamos mais alguns kilometros até as grandes subidas.
Tivemos a presença ilustre do ciclista Joinvilense Luiz Fernando Fernandes passeando por aquela região de carro e de bike e nos acompanhou morro acima.

Adicionar legenda

Agora vai começar a Baixaria meirmão!!!

O Cassiba tb tinha um Super Corta vento de Emergencia

Olha para cima e vê a estrada cortando a montanha!

Caraca! O Cassiba e o Flávio estão empurrando a bike morro acima! Isso nunca! Continuei pedalando, só que logo acima era impossível continuar, pois o barro solto colava nos pneus e trancava... Fui obrigado apear do meu cavalo... aderi à empurrar! hahaha

Somente 4x4 prá conseguir subir essa pirambeira! O negócio é largar as bikes pelo meio da rua e continuar caminhando mesmo!
Logo à frente a subida estava tão lisa com tanta lama, que nem com 4x4 foi possível prosseguir e tiveram que voltar!

Finalmente chegamos num plano, o Seco e o Luiz Fernando levaram as bikes até lá em cima, mas na verdade ainda é mais prá frente a fazenda, lá o vento parecia que ia nos carregar... mas eram quase 16h, não seria possível ver nada de lá e ainda precisavamos descer tudo, almoçar e retornar tudo aquilo pedalando, ficamos para conhecer em uma próxima ocasião.

Dale pau na descida Flávio!

A descida claro que foi frenética e algumas vezes nem precisava frear, o barro grudava no pneu e trancava a roda! hahaha
Chegamos lá em baixo e a estrutura do almoço já estava pronta. Comemos um pão com linguiça cada um e decidimos retornar para casa.
O Cassiba parecia estar com muita vontade de nos acompanhar, mas como já tinha pagado pela Van, ficou para esperara-la junto com o pessoal! hahaha
Mas fez o empréstimo da bateria do farol, deu algumas comidas e suplementos.

Manéca e Luiz Fernando Fernandes

Grande Rodrigo Cemin

Cassiba-Jefo-Cemin-Manéca-Flávio-Luiz Fernando
Pois é, minha única preocupação e mais que isso, a única coisa que poderia quebrar meu psicológico no retorno era chegar na Rodovia antes de anoitecer, porque não queria enfrentar aquela estrada de noite, com chuva, lama e frio...
Mas como partimos do acampamento às 16':34"h seria praticamente impossível chegar lá antes de anoitecer!
Nos despedimos do pessoal e principalmente do Rodrigo Cemin, o Luiz Fernando foi nos acompanhando por alguns kilometros até o local que deixou seu carro.
Pisamos fundo e pedalamos ao máximo que podiamos, sem parar por 2 horas até a penultima bifurcação para chegar novamente à estrada Laranjeiras. Os sobe e descem não acabavam nunca!

Chegamos na esperada bifurcação e agora seriam aproximadamente 1 hora até a Igreja da estrada Laranjeiras... Hahahaha

Finalmente chegamos na Igreja e já anoiteceu... era tudo que eu não queria, mas enfim, faz parte do show!
Fizemos mais um lanche, descansamos um pouco e partimos nessa estrada de lama, chuva e sobe e desce! "Humm como é bom"!!!

Cansados, no escuro, na chuva, no frio, foi sofrido o trajeto até a Rodovia que não chegava nunca!
Mas apesar de tudo a vontade de chegar lá era maior que qualquer coisa naquele momento.
Depois de 1 hora conseguimos avistar a Rodovia, que foi muito comemorado!
Nem pensamos duas vezes e já aceleramos num ritmo frenético como se não tivesse pedalado nada até aquele momento, mas com muito cuidado, pois a Rodovia não tem acostamento em muitos pontos e com a forte chuva fica até dificil enxergar os pobres ciclistas na beirada da estrada.
Foi aí que nosso amigo Flávio não estava se sentindo bem e para ajudar acabou a bateria do farol dele...
Então precisamos formar um pelotão para ajuda-lo, eu ia na frente o Jefo atrás e o Flávio no meio.
Mas o ponto mais tenso nessa parte seria a descida da Serra, que prá ajudar ainda estava com grande parte sem iluminação...
Eram 21':56"h quando começamos a descer a Serra propriamente dito, feito com cautela para cuidar do amigo Flávio.

Na descida o Flávio recebeu uma injeção de adrenalina e desceu frenéticamente! Lá em baixo depois do posto de gasolina encostou e ficou esperando pela sua família para busca-lo.
Eu e o Seco continuamos num bom ritmo e logo estavamos na BR101 e antes de subir o morro do posto Bavária o pessoal do evento passou por nós buzinando.
No trevo do distrito Industrial fizemos nossa despedida oficial e o Jefo foi para o Vila Nova e eu continuei para a Zona Sul.

A chuva não dava trégua, mas logo também estava em casa, muito cansado, mas muito contente por tudo que aconteceu e por ter conseguido cumprir com Louvor esse que posso dizer que foi o pior desafio de aventuras, onde cheguei às 23':50"h

Clonclusão: Não sei quem foi o mais esperto:
O Cassiba por ter ido e voltado de Van, o Jean por não ter acordado ou o Fabinho por ter voltado antes de anoitecer, pois fomos até lá e não conseguimos ver nada! Hahahaha

Só tenho a agradecer pelo convite e pela companhia deste Incrível Objetivo Cumprido e peço a todos que se algum dia quiserem repetir essa façanha de bike, Não me convidem!!!! Hahaha
Até a próxima e Aquele Abraço!!!

Obs: Tirei essa foto do Blog do amigo Jefo... não consegui marcar porcaria nenhuma..hahahaha
Mas prá mim com certeza passou um pouco dos 200Km, gostei mesmo foi da altimetria!
Essa altimetria foi muito maior que a do Audax 300Km da Lapa!
Valeu Jefo!

Mas agora revendo o gps, até que consegui marcar a kilometragem total e altitude máxima também! kkkkkk