domingo, 18 de janeiro de 2015

Indaial 17/01/15

O Jefo inventou um passeio bem simples para esse final de semana... primeiro ficou fazendo suspense e segredinho revelando somente uma semana antes! Depois falou que era só ir até Blumenal e voltar por Pomerode... Tudo bem simples assim: Joinville - Massaranduba - Blumenal - Indaial - Pomerode - Jaraguá do Sul - Guaramirim - Joinville.
O ponto de encontro era 6 horas no trevo de Guaramirim. Eu fui pela BR101 / BR280 e o Jefo pela Rodovia do Arroz. Pontualmente no horário o Jefo chegou e partimos via Massaranduba.

Chegamos em Massaranduba com um lindo amanhecer e já prevendo um belo Sol durante o dia.

Na subida da Serrinha da Itoupava paramos para fazer um carregamento de peras na mochila!

A galinha do Jefo

Com 3 horas e 50 minutos chegamos no trevo de Blumenal. O Jefo falou no convite por email que Indaial era ao ladinho de Blumenal, o que realmente não é tão longe, mais ou menos uns 25Km, mas para chegar lá tem um longo trecho na BR470,  a qual é campeã de acidentes com muitas subidas e descidas e muitas partes não tem acostamento!

Passamos a divisa de cidades e bem próximos a entrada principal da cidade, fizemos a parada para descanso e lanche num posto de gasolina. Demoramos 30 minutos ali, pois tinha muita fila para pagar a água mineral no caixa!
Tudo certo, o importante que bem ao lado do posto já é a estrada de chão que seguiriamos e o Jefo falou que seriam poucos 14Km até o centro de Pomerode...Kkkk triste ilusão!

A Estrada Tiffa é excelente para pedalar quem assim como nós adora Estradão de chão batido.
Iamos curtindo a paisagem rodeada por grandes montanhas.

Foi aí no meio dessa alegria que veio minha desilusão! Chegamos no final do plano e demos de cara com um enorme morro!
Esse Seco falou no email que tinha uma altimetria de 384 metros. Porém escrito parecia que era a acumulada contando com a Serra de Blumenal e a Serra de Pomerode...
Humm sabe de nada inocente!!! Essa era só a altimetria da subida gigante que parecia uma picada no meio do mato super inclinada e cheio de pedras soltas!!!
Tudo bem, tenho 30 marchas na minha bike! O Jefo se adiantou um pouco e eu só no giro... mas num lugar desses só girar na leve não sobe, pois não traciona nas pedradarias!

Fui subindo e xingando o Seco por todo caminho, suavamos em bicas e depois de alguns falsos cumes, finalmente chegamos no topo!
Parecia que estavamos no topo do mundo, pois estavamos na mesma altura daquela antena do morro ao fundo na próxima foto... Hahaha

Agora é só descer pela bela estrada cheia de casa imponentes.

Até as vacas vão tomar banho de rio nesse calor! Kkk

Finalmente saímos na estrada que leva ao centro de Pomerode, nada a ver com o que o Jefo falou! Foi só pra enganar os desavisados como eu e aceitarem participar, pois ainda faltavam alguns bons kilometros até lá!
Ainda bem que vim, sei que com certeza ele viria sozinho e eu perderia toda essa emoção! Naquele momento já não dizia mais que jamais voltaria aqui e sim que quero fazer novamente!

Chegamos no nosso amado Portal de Pomerode e usamos o banheiro da lanchonete ao lado do posto de gasolina onde é nossa parada oficial de lanche. Porém estava cheia e tocamos mais prá frente até um mercado para fazermos o almoço.
A parada foi ótima e além do lanche e hidratação, ainda tomamos 1 litro de coca cola cada um...
Mas esse reforço todo era para ganhar forças para o próximo objetivo que era subir a Serra bem a nossa frente!
Para nossa alegria maior o Sol continuava fortíssimo e o horário era perfeito para essa subida: 12:30h... Hahaha só o Jefo prá me convidar para um passeio tão agradável!!

A subida foi sofrida e perdemos muito liquido! Então na descida paramos para nos refrescar na bica da Santa. Eu já entrei de cabeça na cascatinha e tomei muita água mineral pura e cristalina!!!

Lá em baixo no plano precisamos fazer uma parada de emergencia para o Jefo usar o banheiro deste botequinho... azar deles... não sei quantos dias o banheiro vai ter que ficar interditado!!! Hahaha

Mais um pouco prá frente chegamos na cidade de Jaragua do Sul e no final dela fizemos mais uma parada para comprar mais água, pois o radiador já estava fervendo!!!
Essa parada foi estratégica e deveria ser a última...

Mas quando estavamos chegando no trevo da Rodovia do Arroz e paramos pra descansar um pouco na sombra e nos despedir, o pneu dianteiro do Jefo esvaziou do nada! Sem problemas, trocamos e o Seco seguiu pela Rodovia do Arroz e eu continuei pela BR280.

O Sol forte, o vento contra e a solidão fizeram o rendimento cair ainda mais!!!
Precisei fazer mais uma parada rápida para respirar nas poucas sombras de árvores na rodovia para refrescar, pois olha a temperatura no relógio abaixo: 40º..... Quando parava parecia que o corpo cozinhava de tanto calor!  Hahahaha que maravilha, precisei bater mais uma salva de palmas pro Jefo que teve essa maravilhosa idéia!
Mas tudo bem, temos que estar preparado para qualquer condição climática, essa é a vida para quem gosta de muita emoção!
E como sempre digo: " A VOLTA É SEMPRE SOFRIDA E O FINAL É SEMPRE DRAMÁTICO"!!!  Hahaha se fosse prá ser fácil nem saia de casa!

Agora já cheguei no trevo da BR101 e o calor avassalador não dava trégua! Mais uma parada de emergencia no posto Maioche para recarregar água bem geladinha e o melhor... grátis!

E a temperatura não diminui nunca!

Cada kilometro ia ficando mais dificil e quanto mais perto de casa mais cansado parecia ficar... Finalmente cheguei em casa marcando 199 kilometros... claro que fui dar algumas voltas no quarteirão para fechar os 200Km! Hahaha cada louco com a sua mania.
Pois é galera, foram 12 horas e 5 minutos com três serras pelo caminho. Muito show! Jefo quando quiser companhia para esses pedais light me avisa, porque é sempre uma grata surpresa atrás da outra! Parabéns pelo seu ritmo e desempenho nesses longos km torrantes.
Obrigado por me convidar e permitir que eu conhecesse mais um lugarzinho fantástico, maravilhoso e parado no tempo. Essas lembranças vão ficar para sempre na minha cabeça e passe o tempo, aconteça o que acontecer eu posso falar: Eu conheci, eu estive naquele lugar!
Até a próxima e Aquele Abraço!!!