domingo, 2 de março de 2014

Pomerode (ou quase) e Massaranduba 01/03/14

Tinhamos um pedal de longa distancia programado para sábado de madrugada, porém devido a previsão do tempo ser chuva, chuva e mais chuva... Eu e o Jefo ficamos com medinho de subir as Serras do Paraná e decidimos abortar!! O Cabelo tinha decidi naquele dia ir junto e ficou muito bravo porque desistimos...  preferimos não arriscar, pois isso não era uma prova que não pode ser transferida. Inclusive já marcamos a nova data e daí não vai ter choro!

Então para não passar em branco, o Jefo sugeriu um passeio pelas Serras de Pomerode e Massaranduba. Este caminho de ligação de uma para outra era uma incógnita e foi comentado pelo Sidnei Bruske no ano de 2008 quando estavamos indo para Blumenal junto com o Cassiano. Comentei com o Jefo quando passamos ali na Itoupava em direção a Rio do Sul na Expedição Serra e Mar...

Convidei os outros amigos do grupo Wats app do Pedal Cães Sarnentos e marcamos para 13:30h na ponte do Rio Piraí na Rodovia do Arroz. Somente o Flávio topou a idéia e preparei a bike com paralamas e pneu garrudo para enfrentar o trecho desconhecido de estradão e que seria na lama...
Fui pela rua Minas Gerais no Morro do Meio esperando a chuva que prometia na previsão.

Cheguei na ponte e logo chegou o Flávio que já tinha ido até ali, pois primeiramente o horário era 13h... e depois passou para 13:30h.
Em seguida chegou o Jefo e fizemos a foto oficial.

O Sol estava muito forte e quando chegamos em Jaraguá do Sul precisamos fazer uma parada forçada para descansar e hidratar.

Depois do parque Malwee tocamos rumo a Serra de Pomerode e no primeiro posto de gasolina que vimos, paramos rapidamente para refrescar a cabeça!

Agora se preparem, pois "Vai começar a baixaria!" Vamos começar a subir!

No meio da Serra, paramos na gruta da Santa e bica d'água. Cheguei e já caí de cabeça na cachoeirinha!

Chega de descanso, é hora de continuar a subida e logo estavamos no topo.

Logo a frente é a entrada da estrada que liga as duas Serras.

Essa estrada a pedalada se tornou prazerosa e ficavamos maravilhados com a vista. Paramos nessa placa para bater foto, mas o Flávio não quis atravessar a rua para sair na minha foto.

Para nossa sorte, o Sol tinha mudado de lado e as árvores que beiravam a estrada nos protegia na sombra.
A cada kilometro eramos agraciados com as belezas da região. Para mim o mais gratificante, era estar naquele lugar que parece ter parado no tempo. Tudo esta como sempre foi a centenas de anos. Tomara que perdure assim por muitos e muitos anos ainda...

A estrada é bem aberta e sinalizada, mas contavamos com as informações via satélite no GPS do Jefo.

Novo amiguinho pelo caminho... Claro que parei para conversar e bater uma foto com ele...

Exatamente neste ponto, paramos para verificar no gps que faltavam apenas 3Km até a rodovia na Vila Itoupava e foi aí que falei para o Flávio que o Cabelo iria adorar estar alí também, pois é louco por estradões e lugares lindos como esse.

Finalmente chegamos na Vila Itoupava.

Em seguida estavamos no antigo e desativado Pórtico de Informações quase no alto da Serra da Itoupava.

Ali em frente é a entrada para Luis Alves.

Até a cidade de Massaranduba, mesmo cansados fomos numa rápida tocada só!

Paramos no posto Zandoná depois de Massaranduba para fazer o último abastecimento de água e chegar o mais rápido possível em casa!!

Mais uma fotinho na entrada da Rodovia do Arroz e vamos logo para casa.

Nos despedimos na ponte do rio Piraí e eu segui novamente pela rua Minas Gerais e o Jefo logo chegaria em casa e o Flávio foi junto com ele até o Vila Nova.
Cheguei em casa 1'30" acima do planejado às 20h':30m", muito cansado e com muita fome.
Foi um ótimo passeio em boa companhia! Até a próxima e Aquele Abraço!!