terça-feira, 9 de julho de 2013

ITUPAVA 07/07/13

Neste domingo  realizei um sonho que era fazer a travessia de Morretes até Quatro Barras no Paraná pelo Histórico CAMINHO DO ITUPAVA. Este passeio foi idealizado pelo grande ciclista Marcos Gabotti de Curitiba do Site "Roda Livre Bikers" que monta vários passeios de bike e trekking durante o ano todo. Ainda fornece transporte, frutas, e barra de cereal, cobrando somente 99 reais.

Aberto a partir de uma trilha indígena no período pré-colonial entre 1625 e 1654, por índios e mineradores e calçado com pedras irregulares por escravos, o Caminho do Itupava, liga os municípios de Morretes a Quatro Barras e serpenteia pela Serra do Mar expondo a exuberante paisagem da Floresta Atlântica paranaense. 

O Caminho do Itupava foi uma das principais vias de comunicação entre o Primeiro Planalto paranaense e a Planície Litorânea desde o século XVII, até a conclusão da Estrada da Graciosa, em 1873 e a efetivação da Estrada de Ferro, Curitiba - Paranaguá em 1885, quando foi abandonado. No entanto, propiciou a ocupação e colonização dos Campos de Curitiba onde, durante dois séculos, contribuiu para o desenvolvimento sócio-econômico das regiões que interligava. (Bay Roda Livre Bikers).



O Sidnei nos convidou e patrocinou a logística até Curitiba, onde o ponto de encontro seria bem perto do centro com saída de van às 7:00h. No caminho descobri que desceriamos pela Serra da Graciosa, o que me deixou em estado de extase, lembrando e contando para o Cassiba e o Sidnei cada detalhe da nossa descida de bike, afinal o Jefo estava junto nessa...









Depois da Serra entramos numa estradinha com muitas pedras e buracos e logo chegamos na entrada do Parque  Estadual do Marumbi. Ali descarregamos, tiramos as fotos e partimos rumo ao grande objetivo.










O começo já é bem ingrime e logo estavamos na entrada principal da trilha. A felicidade era tanto que caminhavamos rápido e sem perceber já estavamos no Santuário da Nossa Senhora do Cadeado, local onde era cobrado o pedagio da estrada.
Ali fomos buscar água na bica depois do tunel e demos de cara com o trem. Que doideira, foi mais uma surpresa que ficamos ali gritando e pulando que nem crianças!























A partir dali incia outra etapa bem mais puxada e escorregadia, e no começo só tem o corrimão sem escada. O caminho sempre bem calçado e conservado mas com grandes subidas e quando chegava uma curvinha, lá vinha uma grata surpresa: Mais subidas.... Nesse meio tempo estavamos tão contentes e serelepes que seguimos a trilha e não vimos até poque nem sabiamos onde descia para a barragem para fotografar...






Tudo bem, então logo estavamos a Casa Ipiranga onde era a sede Recreativa dos engenheiros da Ferrovia. Esperamos o resto do grupo por 1 hora então decidimos seguir, pois o Jefo levou o GPS. A trilha parece uma Avenida, mas é longa e claro que ficar perdido por ali não seria nada agradavel...




Caminhavamos e caminhavamos e parecia que não aumentava a distancia percorrida devido as subidas. Pelo caminho encontravamos muitas pessoas na estrada fazendo o caminho inverso (De cima para baixo). Sempre confirmando o trajeto pelo GPS chegamos na saída às 16:15h onde a van já aguardava o grupo.









Esperamos no barzinho ao lado da entrada do Parque Estadual e o Sid, Cassiba e Jefo tomaram algumas berejas e comeram 10 pacotes de baconzitos. Por volta das 18:00h já escuro o pessoal foi chegando e logo embarcamos na van e voltamos para Curitiba.
Nos despedimos e  começamos a voltar para casa que chegamos aproximadamente 21:30h.

Mais um Desafio cumprido realizado em solo Paranaense agraciado com o PERFECT DAY!!! Esse ficou na memória e com certeza vou querer voltar lá o mais breve possível. Muito mais detalhado ficou o relato do Grande Amigo Jefo no blog: http://atitudejoinville.blogspot.com.br/

6 comentários:

  1. Que aventura doida. Obrigado pelo convite Maneca, com certeza foi um dos passeios mais loucos que já fiz. Temos que fazer aventuras desse tipo mais vezes. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim Jefo: As coisas boas que quero para mim, quero para todos meus amigos também. Que bom que você tá pegando gosto pelo Trekking, afinal ainda temos muitos objetivos a cumprir!

      Excluir
  2. Muito bom relato Manecão, agora vi o porque demorou. Rico nos detalhes e muito bom nas imagens.
    Parabéns pelo resultado, lembro que vc almejava muito essa conquista. Agora já esta apto a levar os amigos que não foram.. hehehe..
    Belo relato e belas fotos, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sentimos muito sua falta lá no passeio Cabelo...Pelo menos pudemos falar mal de você o dia inteiro!(Brincadeira)
      As Trips Lokas não são a mesma coisa sem sua animação e determinação. Parabéns pela conquista do Audax 300Km em Floripa.

      Excluir
  3. Muito show o relato.

    Sugiro disponibilizarem as trilhas neste site: www.wikiloc.com
    assim muita gente vai poder usar, sem instalar o programa da garmin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faleu Samuel, vou falar pro Jefo disponibilizar a trilha neste site. obrigado pela visita ao blog.
      Grande Abraço.

      Excluir