Aberto a partir de uma trilha indígena no período pré-colonial entre 1625 e 1654, por índios e mineradores e calçado com pedras irregulares por escravos, o Caminho do Itupava, liga os municípios de Morretes a Quatro Barras e serpenteia pela Serra do Mar expondo a exuberante paisagem da Floresta Atlântica paranaense.
O Caminho do Itupava foi uma das principais vias de comunicação entre o Primeiro Planalto paranaense e a Planície Litorânea desde o século XVII, até a conclusão da Estrada da Graciosa, em 1873 e a efetivação da Estrada de Ferro, Curitiba - Paranaguá em 1885, quando foi abandonado. No entanto, propiciou a ocupação e colonização dos Campos de Curitiba onde, durante dois séculos, contribuiu para o desenvolvimento sócio-econômico das regiões que interligava. (Bay Roda Livre Bikers).
O Sidnei nos convidou e patrocinou a logística até Curitiba, onde o ponto de encontro seria bem perto do centro com saída de van às 7:00h. No caminho descobri que desceriamos pela Serra da Graciosa, o que me deixou em estado de extase, lembrando e contando para o Cassiba e o Sidnei cada detalhe da nossa descida de bike, afinal o Jefo estava junto nessa...
Depois da Serra entramos numa estradinha com muitas pedras e buracos e logo chegamos na entrada do Parque Estadual do Marumbi. Ali descarregamos, tiramos as fotos e partimos rumo ao grande objetivo.
O começo já é bem ingrime e logo estavamos na entrada principal da trilha. A felicidade era tanto que caminhavamos rápido e sem perceber já estavamos no Santuário da Nossa Senhora do Cadeado, local onde era cobrado o pedagio da estrada.
Ali fomos buscar água na bica depois do tunel e demos de cara com o trem. Que doideira, foi mais uma surpresa que ficamos ali gritando e pulando que nem crianças!
A partir dali incia outra etapa bem mais puxada e escorregadia, e no começo só tem o corrimão sem escada. O caminho sempre bem calçado e conservado mas com grandes subidas e quando chegava uma curvinha, lá vinha uma grata surpresa: Mais subidas.... Nesse meio tempo estavamos tão contentes e serelepes que seguimos a trilha e não vimos até poque nem sabiamos onde descia para a barragem para fotografar...
Tudo bem, então logo estavamos a Casa Ipiranga onde era a sede Recreativa dos engenheiros da Ferrovia. Esperamos o resto do grupo por 1 hora então decidimos seguir, pois o Jefo levou o GPS. A trilha parece uma Avenida, mas é longa e claro que ficar perdido por ali não seria nada agradavel...
Caminhavamos e caminhavamos e parecia que não aumentava a distancia percorrida devido as subidas. Pelo caminho encontravamos muitas pessoas na estrada fazendo o caminho inverso (De cima para baixo). Sempre confirmando o trajeto pelo GPS chegamos na saída às 16:15h onde a van já aguardava o grupo.
Esperamos no barzinho ao lado da entrada do Parque Estadual e o Sid, Cassiba e Jefo tomaram algumas berejas e comeram 10 pacotes de baconzitos. Por volta das 18:00h já escuro o pessoal foi chegando e logo embarcamos na van e voltamos para Curitiba.
Esperamos no barzinho ao lado da entrada do Parque Estadual e o Sid, Cassiba e Jefo tomaram algumas berejas e comeram 10 pacotes de baconzitos. Por volta das 18:00h já escuro o pessoal foi chegando e logo embarcamos na van e voltamos para Curitiba.
Nos despedimos e começamos a voltar para casa que chegamos aproximadamente 21:30h.
Mais um Desafio cumprido realizado em solo Paranaense agraciado com o PERFECT DAY!!! Esse ficou na memória e com certeza vou querer voltar lá o mais breve possível. Muito mais detalhado ficou o relato do Grande Amigo Jefo no blog: http://atitudejoinville.blogspot.com.br/
Que aventura doida. Obrigado pelo convite Maneca, com certeza foi um dos passeios mais loucos que já fiz. Temos que fazer aventuras desse tipo mais vezes. Abraço.
ResponderExcluirÉ assim Jefo: As coisas boas que quero para mim, quero para todos meus amigos também. Que bom que você tá pegando gosto pelo Trekking, afinal ainda temos muitos objetivos a cumprir!
ExcluirMuito bom relato Manecão, agora vi o porque demorou. Rico nos detalhes e muito bom nas imagens.
ResponderExcluirParabéns pelo resultado, lembro que vc almejava muito essa conquista. Agora já esta apto a levar os amigos que não foram.. hehehe..
Belo relato e belas fotos, parabéns.
Sentimos muito sua falta lá no passeio Cabelo...Pelo menos pudemos falar mal de você o dia inteiro!(Brincadeira)
ExcluirAs Trips Lokas não são a mesma coisa sem sua animação e determinação. Parabéns pela conquista do Audax 300Km em Floripa.
Muito show o relato.
ResponderExcluirSugiro disponibilizarem as trilhas neste site: www.wikiloc.com
assim muita gente vai poder usar, sem instalar o programa da garmin.
Faleu Samuel, vou falar pro Jefo disponibilizar a trilha neste site. obrigado pela visita ao blog.
ExcluirGrande Abraço.