Gente, essa prova é do coração para mim!
É minha quarta vez nesta Maratona que mais amo na vida.
Fiz minha inscrição em fevereiro então já da pra saber que passei o ano inteiro sonhando e pensando neste dia certo?
Convenci mais alguns amigos que também entraram de cabeça neste objetivo que são o Jefo, Flavio, Miranda e Cassiba que ainda não tinha decidido até nas últimas duas semanas da prova hehe
Nessa de vou não vou o Cassiba não fez a inscrição no prazo mas o Vagner dos Madrugadeiros não poderia mais participar, então vendeu a inscrição pro Cassiba kkk
O Flavio se ofereceu para retirar nossos kits, pois iria no sábado pela manhã com a família passear na cidade pra sentir o clima e buscar seu kit claro.
O transporte para lá eu coloquei meu carro a disposição para rachar as despesas com quem quisesse ir comigo, inclusive criei um grupo no watts que auto se destruiu dias depois da prova.
No domingo a 1h da matina ja tinha mensagens no celular, pois o horário marcado para partir aqui de casa eram as 1:30h.
Então saimos daqui eu, Jefo e Miranda para passar na casa do Flavio no Bom Retiro e seguir via BR 101.
O Cassiba já foi no sábado de ônibus para dormir na casa do primo dele e depois retornar coma gente.
As 2h estavamos na 101 e conforme a previsão do tempo da semana toda seria de chuva...
Depois do pedágio de Garuva comecou a chover bastante. Mas isso nao nos importava nem um pouco, pois temos grande experiência em correr ou ir pras trilhas na lama e chuva.
Chegamos em Curitiba, tentei deixar o carro no estacionamento do tribunal de contas do PR como em todos outros anos, mas não permitiram para participantes da prova.
Por sorte tinha um estacionamento 24h bem perto e logo que entramos já fechou a lotação tb hehe
Mas outra opção que não sei se funcionava realmente e foi comentado pelos amigos que o Shopping Muller cedeu seu estacionamento para os atletas...
De qualquer forma estavamos bem instalados e faltavam 1h ainda pra prova que largaria 5H da matina hahaha
Foi ai que desabou agua na cidade... ou seja, a largada foi adiada por mais 45 minutos pelo motivo de alagamentos e árvores caídas.
Bom finalmente vai ser feita largada.
Momento de foco e emoção!
O Cassiba e Jefo entraram no funil bem lá pra trás, pois registraram na inscrição um pace (tempo de corrida por km) bem alto.
O Miranda foi la pra frente, Eu e Flavio entramos juntos no D.
Depois de mais 15 minutos largamos!
Na saida tentamos controlar o corpo e segurar um pouco o ritmo pra nos poupar.
Porém as pernas já querem avancar e depois do segundo kilometro já fizemos um ritmo um pouco mais forte ( para nosso treino claro ) e seguimos passando muita gente, pois segundo a organizacao eram 11 mil inscritos, recode absoluto de participação nesta prova.
O trajeto é cheio de subidas, que não são altas nem ingrimes, mas longas e constantes!
No quinto kilometro passamos por baixo do viaduto Capanema e a multidao la em cima faz aquela festa, muito barulho pra motivar todos atletas.
No 7Km comecou a chover forte e as subidinhas viraram corregos no asfalto hehe
Foi assim até o 13km mais ou menos depois parou e o Miranda aproveitou para fazer igual milhares de corredores, parar em algum cantinho para fazer xixi hehe
Eu até pensei em fazer o mesmo pois o tempo de espera da largada me fizeram ficar com vontade, mas decidi que não pararia por nada a não ser exaustão extrema hehe
No 21Km o Miranda comecou acompanhar outro amigo que estava lá o Sandro e foi ficando com ele.
Eu consegui encaixar o ritmo e respiração e segui firme no meu propósito de baixar meu tempo em Maratona e fazer meu Recorde Pessoal.
Nem que fosse por 30 segundos mas tinha que ser menor que o tempo da prova passada hehe
O trajeto foi modificado da prova passada mas passava geralmente em locais que já fazia parte da corrida mesmo e isso me fazia traçar as estratégias necessárias com meu corpo.
Chegamos na Avenida Floriano Peixoto onde tem duas das maiores subidinhas da prova com 24Km e lá no retorno ainda estava no 28Km.
A hidratação da prova fornecia água a cada 3km e alguns pontos tinha uma bebida isotonica meio diferente estranho hehe
Desta vez não distribuiram sache de gel pelo caminho, mas claro que levei 4 top da Z2 que ganhei do Brendon e mais algumas cápsulas de sal.
Continuando cheguei no 30km na melhor forma do que as outras provas e no 35km que encontra-se o temido "Muro" ou seja a barreira física e psicológica de muitos corredores, pois onde teoricamente o corpo ultrapassa seu limite de esforco e chega na exaustão.
O que ja aconteceu diversas vezes comigo kkk
Ali a gente já vê muitos atletas caminhando ou parando pra alongar as pernas...
Mas mesmo neste estado deplorável uma coisa que levo sempre comigo como aliado mental são as frases: Andar não e uma opção! - Desistir nunca render-se jamais! - e para qualquer outra situação que me levem a pensar fora do objetivo: Hoje nao polla!
Mas como meus treinos foram muito fracos e com pouca rodagem, onde nenhum ultrapassou dos 22km,
quando cheguei no 38Km comecei sentir os músculos posterior das coxas repuxar nas duas pernas principalmente quando subia os morrinhos que foram deixados para os kilometros finais...
Naquele altura do campeonato nada ia me fazer parar, então tentava mudar a passada pra evitar a caibra e não permitir o ponto de esticar tudo de vez.
Foi sofrido, foi doido tentar manter o ritmo, sonhar com o RP e aguentar até o final...
Consegui segurar, fiz a última subida bem longa por sinal e daí é so descida, dobrar pra direita e tomar a avenida da chegada!
Claro que nesse último kilometro o pace foi ótimo e consegui dar um belo sprint ainda, sentido aquela vibracao incrível, as crianças pedido pra bater na mão pra passar energia e a galera nas laterias e arquibancadas gritando motivando e o locultor já falando o nome do cara!
Olha Mano, a hora que cruzei a linha de chegada a emocao tomou conta e as dores também!
Chorei mesmo!
Só eu sei das dificuldades pessoais que passei este ano, tudo que fiz pensando nesta prova e tudo que não fiz que deveria ter feito...
Consegui, bati meu sonhado Recorde Pessoal 3:17, baixando meu tempo dos 42.195Km quase 10 minutos, ou seja, aos meus 51 anos consegui ser melhor do que quando mais novo, pois prático corridas desde 2010.
Mas o bom da prova ser no final do ano é que preciso passar o ano inteiro treinando e não deixar de praticar exercícios.
Outro motivo que me faz amar essa cidade é que foi ali que fiz a primeira Maratona e por ela ter se tornado um evento clássico na minha vida e tenho todo um ritual semanas antes, no dia antecedente e na pré largada sabe, então para mim é como chamo, tradicional evento.
Enfim tá feito! Saí dali com muitas dores e quase sem conseguir andar kkk
Tive dificuldades pra sentar e depois levantar kkk
Mas fui no carro troquei de roupa e enquanto eu procurava os amigos lá na muvuca eles ja estavam chegando no carro e queriam trocar de roupa também hehe
Logo todos ja estavam rindo daquilo tudo e narrando suas trajetórias tanto antes quanto durante e depois da corrida!
O Miranda e Cassiba ainda queriam comer pastel do Tiozinho e tomar um cafezinho quente.
Esperamos sentadinhos na calcada depois em baixo do ponto de ônibus porque comecou chover forte novamente e finalmente decidiram ir embora.
Nos despedimos do local e da cidade e viemos para casa onde chegamos 12:30 felizes e contentes, todos com a medalha no pescoço!
Obrigado a Deus e aos amigos que fizeram deste evento muito mais brilhante e memorável para mim.
ATÉ A PROXIMA E AQUELE ABRACO!!!
|
Valdinei Deluca |
|
Cassiba-Miranda-Maneca-Jefo-Flavio |