domingo, 12 de junho de 2016

Morro Camapuã e Tucum PR - 11/06/16

Recebemos a convocação via e-mail do Sidoca para concluirmos o objetivo do Morro Tucum.
Imediatamente já respondi aceitando e os amigos também fizeram o mesmo.
A quase 1 mês atrás fizemos o primeiro ataque ao cume daquela montanha, mas devido ao clima não ter ajudado e tudo estava encoberto com forte serração e chuva.
Mas desta vez o clima estava a nosso favor e tinha até previsão de geada com temperaturas abaixo de 0º.
Novamente o Sidoca nos levou com seu carro e saimos da casa dele às 5:40h, pois houve um pequeno atraso do Jefo. Rodamos por 170Km até o Paraná na base da montanha.
Chegamos na fazenda, assinamos a lista e partimos ao ataque!!! hahaha

Às 8:10h iniciamos a subida e ficamos impressionados com a quantidade de pessoas que frequentam todos os finais de semana aquele morro.
Fizemos novas amizades e fomos naquele ritmo frenético de sempre! hehehe

No inicio já nos extasiamos com a geada no campo, mas conforme a orientação do Sidnei levamos muitos casacos, calças, meias, luvas e tocas! Hahaha tudo em dose tripa para cada um!

Eu e o Cassiba fomos um pouco mais a frente quando parei pra pegar água no rio o Cassiba sumiu na frete... mas logo cheguei nele e descobri porque... estava saindo de fininho do mato com papel umedecido na mão...imagina o que ele estava fazendo! Hahaha "Técnicas Cagãossiba"! Kkk

Passamos pela bifurcação dos demais morros e subimos um trecho de trilha bem puxado.
Quando chega no descampado, é o momento de subir na própria pedra do morro.
Dali em diante por 1Km é feita a subida no paredão de pedra e é considerado o pior trecho. Tivemos a grata surpresa de ver a geada ainda com muitas pontinhas de gelo.

Em seguida estavamos no Topo do morro Capamuã. Dali era possivel visualizar o morro Tucum ao qual iriamos ainda e ao fundo o maravilhoso Pico do Paraná que é o ponto mais alto da região Sul do País. Claro que já estive lá por duas vezes! hahaha Uma Pira!

Olhavamos para os lados e podiamos ver também o conjunto de montanhas do Marumbi, o morro Sirica, Caratuva, Curitiba, Paranaguá, Morretes, a rodovia 116 e muitas outras coisas.
A rapaziada aproveitou o clima frio para tomar uma cachaça artesanal.

Tudo o que conheço de Montanhas, Canoagem, Ciclismo de longa distancia, foram graças ao meu cunhado Sidnei. Todos esses esportes praticavamos a muitos anos atrás juntos, quando era tudo registrado no Blog Equipe Pedra Branca ( 2007 - 2011 ).
Infelizmente o Sidoca se desviou um pouco desse caminho e acabou ficando somente com o montanhismo. Azar o dele, pois tá perdendo muita diversão em continuar passando dias e noites pedalando no Sol escaldante ou na chuva por exemplo...Hahaha Depois veio o Cassiba e ensinou tudo o que sei dessas atividades no estilo "No Mercy"!
Mas tudo bem, cada um sabe o que é melhor para si, e vou continuar admirando esse carinha que tem um invejavel curriculum de grandes montanhas aqui do Brasil, Chile, Argentina e outros países mais.

Bom galera, o papo tá muito bom mas levanta a bunda dessa pedrinha e vamos caminhar, pois para cumprir o objetivo precisamos desder tudo novamente para subir no morro Tucum logo a frente.

Descemos tudo e a gora é só subir novamente! hahaha

Finalmente alcançamos o Topo do morro Tucum. Estavamos realizados, pois somente o Cume nos interessa! Hahahaha

Morro Ciririca

Marumbi ao fundo

Pico do Paraná - 1.875 metros de altitude

Então tá bom, já almoçamos, brincamos, tiramos milhares de fotos, é hora de dar tchau para essa exuberante e maravilhosa natureza e voltar para casa.
É só descer novamente e subir de novo! "Di novoooo"! Kkkk

Quando chegamos lá no Camapuã logo cedo, já tinha gente que passou a noite por lá e estavam se preparando para descer, e durante a nossa descida, passamos por muitas pessoas subindo para também passar a noite por lá. Achei interessante dois rapazes que saíram do serviço na sexta 18h e subiram de noite só para aproveitar o frio da madrugada.
Esse pessoal de Curitiba sabe o que é o verdadeiro montanhismo.

Eu e o Cassiba descemos um pouco na frente e viemos rápido sem paradas. Chegamos na base e aproveitamos a sombra das arvores para descansar e comer o que tinha sobrado...rsrs

Mas logo bateu o frio e partimos para deitar ao Sol em cima de uma enorme pedra.
Logo os amigos chegaram e trocamos de roupas, descansamos mais um pouquinho e os amigos resolveram comer uns pasteis e tomar café por ali mesmo, pois a dona da casa tem a pronta entrega.
Eu já tinha comido bastante durante a aventura e tomei só uma coquinha, até porque não poderia arriscar ter que pedir pra parar o carro na rodovia para fazer xixi, pois os amigos ficam brabos com isso...hahaha tenho que aguentar cada coisa nessa vida, pensei que só um outro amigo era chato que não gostava quando pedia para parar para pegar água no caminho das pedaladas! Kkkk

Todos embarcados é hora de voltar para nossos lares. Lá da rodovia é possível dar o último tchau para a linda montanha.

Uma coisa estranha que aconteceu, quando chegamos no trevo de São José dos Pinhais, eu estava cochilando o Jefo também no banco de trás e o Sid e Cassiba não perceberam as indicações e passamos reto na rodovia 277 rumo à Foz do Iguaçu! Hahaha ainda bem que depois de 22 kilometros fizemos a volta e retornamos para nossa rota correta...

Chegamos em Joinville dentro do horário previsto, pouco depois das 18h. Na casa do Sid cada um pegou seu transporte e correu para sua casa.
Só posso agradecer o Sidnei pela oportunidade que me deu em conhecer essas duas maravilhosas Montanhas do Paraná.
A altitude do Morro Tucum é um pouco mais alto do Capamuã com 1.700m, mas sabemos que a caminhada é de apenas 4,5Km e a elevação por já estarmos bem alto fica por volta de 750 metros.
Até a próxima e Aquele Abraço!!!