domingo, 14 de dezembro de 2014

JARAGUÁ DO SUL POR TRILHOS 13/12/14

Após muita espera durante o ano inteiro, finalmente marcamos a data para o início da série em Caminhadas em Trilhos.
Este grande evento de encerramento foi divulgado somente para alguns amigos que poderiam encarar o desafio. Mas somente eu, Cassiba e Jefo aceitamos o Desafio de ir até Corupá a pé pelos trilhos.

Então após a festa da empresa, já saí com o Cassiba para buscar o Jefo na sua casa às 23h. Em seguida fomos até a casa do seu Manollo deixar o carro e a Cynthia já nos aguardava para fornecer remédios para dores, Isotonicos e água.

Depois seguimos a pé até a Estação Ferroviária, onde chegamos com antecedência no horário e pudemos fazer os registros necessários.
No ano de 2011 já havia realizado este trajeto com o Cassiba, porém pouco antes do início, devido a condição climatica, decidimos alterar o itinerário para somente até jaraguá do Sul e deixar Corupá para uma próxima ocasião.

Pontualmente 0:00h saímos caminhando no ritmo mais forte que podiamos (6KM/H) enfrentando os obstáculos de andar nos trilhos.
Sim, pois uma caminhada dessa exige não só preparo físico, mas concentração e habilidade para pisar sobre as pedras, dormentes, buracos, tamanhos diversos das pedras e nesse trecho muito mato no caminho, o que deixa o calçado e calça encharcados com água da serração ou manchado com óleo que saí do trem.

E para constar, os trilhos da região estão muito mal cuidados o que dificulta ainda mais a caminhada e é necessário mudar a pisada a cada passo, passando de um lado para o outro e as vezes pelo meio onde os dormentes umidos acabavam derrapando a pisada. Também quando possível caminhavamos na parte de baixo das pedras, pois era mais plano mas molhado com o mato muito alto na beira.
Outro agravante é o impacto na sola do pé e articulações do joelho, pois devido as pedras nunca existe uma pisada igual a outra e sim uma de lado, outra de calcanhar lateralmente, outra chutando pedras e assim vai...Hahaha "Amo muito tudo isso"!!!

A caminhada noturna é sempre de cabeça abaixada para iluminar a pisada. A passagem pela região e antiga vila do Dedo Grosso, onde prosperava com a Ferrovia nas épocas Aureas dos trens de carga, foi muito demorada para chegar e ali com 2 horas de passeio já sentiamos dores nos pés e pernas. Eu sentia dor na coluna também e quando olhavamos para cima viamos os clarões dos raios.
O cronograma não contemplava paradas até Guaramirim e quem queria bater fotos ou fazer xixi, tinha que fazer andando como eu ou parar rapidamente e alcançar os outros correndo!

Então com quase 3 horas de caminhada bem no meio da escuridão e do nada, mesmo já estando com os pés e calças molhadas, começou a forte chuva conforme a previsão do tempo!
Ixiiii, e "Tem gente que não gosta"! Hahaha

Caminhamos por mais 1 hora e perto de Guaramirim fizemos uma parada de emergencia para sair um pouco da chuva que não dava trégua, só ficava mais forte... Paramos numa vilazinha a margem do trilho e aproveitamos para descansar por 20 minutos, esticar as pernas e lanchar também.
Continuamos e depois de tanta espera chegamos na Estação Ferroviaria de Guaramirim. Ali tivemos que fazer mais uma paradinha para sentar e  continuar o passeio, pois tinhamos andado apenas 26 kilometros...

Continuamos e quando chegamos em Jaraguá já havia amanhecido e parado de chover.
Com o dia claro parece que a minha energia voltou e começamos a ficar animados novamente.
A caminhada ganhou ritmo novamente, mesmo com as pernas doendo, tinhamos um objetivo a ser cumprido e não podiamos perder o Foco de jeito nenhum.

O Cassiba via um espaço para caminhar fora dos trilhos e saia correndo prá lá e nós claro que acompanhavamos para aliviar o pézinho...
Em Jaraguá é muito show, pois podemos andar na passarela criada pela prefeitura ao ladinho do trilho.
As pessoas passavam por nós e ficavam olhando, alguns cumprimentavam e esta jovem ficou curiosa com nossa viagem e parou para conversar com a gente.
Essa é a Betina nativa daquela cidade e aventureira também. Valeu a força garota!

Finalmente depois de 8 horas de caminhada pelos trilhos, estavamos no centro da cidade no objetivo maior que era a Estação Ferroviaria.
Agora era comemorar e voltar alguns kilometros até a rodoviária para pegarmos o onibus de retorno à nossa terrinha. Mas vamos confessar, alguém nesse grupo estava arriadinho com muitas dores nos pés e joelhos e cogitou a idéia de pegar um táxi até a rodoviária...
Hahaha "Botem a bunda nessa calçada e andem seus Porcos Imundos!!!
Sim, pois agora acabou objetivo de trilho e retornamos pela rua até lá...

Fomos procurando, entrando numa rua e outra, perguntando até chegar lá, onde fui correndo para o banheiro fazer xixi e me lavar um pouco para tirar o cheiro de suor...

Compramos as passagens e para nossa sorte o onibus sairia às 9':20".
Esperamos e aproveitamos para fazer mais um lanchinho e quando embarcamos o Cassiba e o Jefo já fizeram seus ninhos na poltrona e tiraram aquele cochilo até Joinville, pois além de nós só tinha mais 2 pessoas no Zarcão. Para sorte do Jefo o onibus da Transtusa vem pela Rodovia do Arroz e deixou ele na frente do seu apartamento no Vila Nova.

Eu e o Cassiano chegamos na rodoviária e surgiu a idéia de inovar e andar de táxi até na casa do seu Manollo para pegar nosso carro... Desta vez não me fiz de rogado e me joguei dentro do táxi sem culpa nem piedade!!! Kkkkk
Chegamos lá as minhas irmãs Cynthia e Chris e a tia Du Carmo nos aguardavam com brinde de Gatorade.

Levei o Cassiba para casa dele e cheguei em casa às 11':30". Que passeio legal, ainda deu tempo de almoçar em casa com a família.
Gostaria de agradecer ao Jefo e Cassiba pela companhia, afinal não é todo dia que se acha alguém disposto a fazer um passeio ligth desses. Claro que isso não vai parar por aqui, temos muitos trajetos pelos trilhos daqui prá frente para cumprir!
FORÇA, FOCO e FÉ amigos, rumo aos grandes objetivos 2015!!!!
Até a próxima e Aquele Abraço!