domingo, 22 de junho de 2014

RIO DOS CEDROS - 21/06/14

O Jefo iria visitar os parentes em Rio dos Cedros e como não é um ciclista individualista convidou os amigos do grupo de pedal Cães Sarnentos.
Infelizmente ninguém poderia lhe acompanhar, mas claro que eu não perderia essa oportunidade de conhecer este lugar que a muito tempo desejo, fazer o que mais gosto fora de casa e principalmente porque a tia do Jefo serviria um delicioso almoço pros marmanjos de roupinha justinha! rsrs

Cheguei no ponto de encontro e pensei que o Jefo já tinha partido... não acreditava que iria se atrasar, pois mora ali ao lado.
Fiquei esperando passando muito frio e logo ele chegou. Tiramos a foto oficial e partimos no breu da Rodovia do Arroz.





Em poucas horas já tinhamos atravessado a cidade de Jaraguá indo em direção à comunidade de Garibalde. Mesmo depois que amanheceu, continuava muito frio e precisei parar para tirar a calça de lã que estava por baixo da roupa, pois estava assando as partes baixas... hahaha. Foi aí nesse ponto que desci no bambuzal ao lado do rio e tirei aquela coisa...




Logo a frente um pouco antes dessa bifurcação, encontramos alguns ciclistas de Jaraguá com pneu furado, sem camara reserva, somente com alguns remendos, então o Jefo lhes deu a cola e fomos embora.
Mas antes de continuar, perguntamos se faltava muito até Rio dos Cedros e se a Serra era muito difícil...
O mais experiente do grupo respondeu: 
( Faltam uns 40Km e vocês conhecem a subida da estrada do Rio Manso? Então só prá saberem o Manso é "Manso" perto dessa subida! )
Hahaha que animador.... mas tudo bem, viemos aqui para isso!




Logo chegamos no incío da subida e paramos para fazer o lanche conforme o cronograma.
Mesmo fazendo força, ainda fazia frio e o Sol continuava se escondendo.
Eu particularmente estava muito cansado, pois emprestei a bike reserva do Cabelo a qual é fora de medidas para mim, então estava em fase de adaptação nesse equipamento.



A subida realmente é muito forte com seus 6 kilometros de extensão e 44° de inclinação.
Porém tudo é lindo e maravilhoso, não tem como reclamar e se fosse prá ser fácil ficava em casa!
Com certeza o próximo passeio em família vai ser naquela região.









A subida íngrime não dá trégua, mas logo estavamos no topo da montanha agraciados com um lindo Sol.
Meu sonho estava realizado ao tirar aquelas fotos na placa indicativa de altitude.







Agora era praticamente só descida até a barragem e a casa da Tia do Jefo.
Nesse momento a alegria voltou e as forças também. Mas o clima gelado fazia eu tremer de frio devido a roupa estar molhada de suor.





A região é toda cercada por montanhas e cortada por imensos rios e várias barragens.




Nessa bifurcação seguimos o sentido contrario por alguns kilometros e logo o Jefo retomou a navegação do GPS e algumas perguntas aos moradores e voltamos para nosso rumo que teria mais uma Serra, mas para nossa sorte seria só descida!


















Depois da descida Serrinha paramos para tirar foto nessa placa abaixo e aquele morador nos chamou até sua porta da casa para saber sobre as viagens de bicicleta. Conversamos por alguns minutos e quando estavamos saindo e falamos que iriamos no Bar Trevo da Dona Selma o cidadão falou: "No bar da minha irmã aqui ao lado?" Hahaha como esse mundo é pequeno mesmo!





Realmente o tradicional comercio da dona Selma e do seu João é bem na bifurcação e ao lado de uma das maiores barragens do local.
Chegamos lá por volta das 10:30h e abortamos parte do cronograma que era ir até a Cascata Formosa para uma próxima ocasião... Mas para esperar pelo almoço ficamos por ali tirando fotos e mais fotos e claro sempre no Sol, pois estava muito frio lá e o pessoal tudo de camiseta e bermuda!




Deixa comigo que dou um jeito de parar essa cascata!!! Hahaha



Chama os guardas prá levarem esse vândalo invasor


Depois do delicioso almoço fui descansar no Sol para aguardar a relargada que seria somente 13h.




Hora de partir e deixar um grande abraço à essas pessoas bondosas e gentis que fazem um estranho se sentir parte da família. Obrigado dona Selma e seu João pela hospitalidade, isso me faz acreditar que ainda existem pessoas boas nesse mundo cruel.




Agora também era praticamente só descida, mas com bastante lama devido o Pipeiro subir e descer a estrada molhando para evitar poeira. O motorista do caminhão pipa também chegou lá para almoçar, pois é cunhado do seu João.
Em aproximadamente 1 hora estavamos no centro de Rio dos Cedros. (Finalmente)







Tiramos algumas fotos e continuamos agora pelo asfalto para Pomerode, que claro que tem algumas subidas pelo caminho!
Mas tudo bem, em mais 1 hora estavamos no centro de Pomerode, onde seguimos até o portal de acesso a cidade e ponto oficial de parada para descanso e lanche, tanto nas idas, quanto nas voltas!




Agora era só encarar a Serra e logo chegar em Jaraguá, onde para nós já consideramos estar em casa.


Depois de Guaramirim, decidi continuar pela SC280 e depois pela BR101 até em casa e o Jefo tomou a direção da Rodovia do Arroz para ir ao bairro Vila Nova. Após a despedida a noite caiu e às 19h eu já estava em casa.



Só posso agradecer a Deus pelo Perfect Day e ao Jefo pelo incrível convite deste passeio inesquecível e ao Deivi que gentilmente emprestou a bike revisada para mim.
Ele poderia ter ido sozinho, até porque a distancia não é tão grande, mas ele sabe que existem mais pessoas que ele conhece e gostam das mesmas coisas, então optou pelo certo: Por que andar sozinho quando tem uns loucos da mesma espécie e mais, que se conhecem,  tem o mesmo ritmo e se motivam no esforço de alcançar a superação pessoal.
Valeu Jefo, até a próxima e Aquele Abraço!!!



9 comentários:

  1. Maneca pegador só dorme de conchinha no minimo o Jefo tava junto e levantou para tirar a foto.
    Parabéns pelo excelente pedal.
    Um dia quando for grande igual a vocês vou encarar uma aventura dessas.
    Abraços.
    Fabinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fabinho tu tá é com ciúmes. Acha que eu ia ficar deitado nessa brita? Isso foi pose do Maneca. Antes a gente tava deitado no sofá rsssss. Vê se vai na próxima né. Abraço.

      Excluir
    2. É porque tú não foi Fabinho, tive que procurar outras maneiras para me esquentar...Kkkkk
      A próxima vai ser em breve, quero ver se você vai também!

      Excluir
  2. Há meses eu tinha feito esse trajeto no mapa. Depois de algumas mudanças no trajeto para adequar a quilometragem era só esperar o tempo cooperar. Quero agradecer a sua companhia e paciência por me esperar, ainda não estou numa fase boa, mas ficou dentro do cronograma. Foi um pedal diferente, conhecemos lugares, pessoas, sofremos e rimos bastante. Muito obrigado. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desta vez teu cronograma foi perfeito! Obrigado por convidar e fazer eu conhecer essa região maravilhosa.

      Excluir
  3. Parabéns relato e fotos muito legais. Abraços ciclistas de roupinhas justinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jedson, essas roupinhas não foram bem vistas pelos moradores locais.. Kkkkk

      Excluir
  4. Meu sonho de conhecer essa região agora tem mais um conhecido pra me levar lá. Esse relato e as fotos só aumentaram minha vontade de estar nesse local. Não vejo a hora de ter uma nova oportunidade. Muito bom mesmo.
    Mocinha friorenta!!! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também, estavamos na rota do Vale dos Ventos! E ventava muito frio!
      Quando tú for me chama que também vou, quero reviver toda aquela emoção!
      Lembramos várias vezes de você naquela placa da divisa das cidades, pois eu sei o quanto você queria estar ali também...

      Excluir