Pra começar vou contar uma historinha...
Participo de corridas de rua com o Cassiba desde 02/2010.
Neste tempo todo já tivemos inúmeros amigos de Equipe e de encontro constante nas aproximadamente 230 provas que participamos.
Gosto de lembrar disso, porque não foi hoje que começamos nesse esporte, claro que não nos tornamos nem perto de profissionais, mas nos deram uma experiência enorme e milhares de ótimas recordações.
Em 11/2015 realizamos nossa primeira Maratona 42K e como sempre disse e dizia até poucos dias atrás, "Eu quero ser sempre um Maratonista" e nunca passar disso!
Não pela questão de se desafiar além, mas para manter o bom preparo para realizar maratona abaixo de 3':50" principalmente como foi a última em Floripa 2019 em 3':25".
O tempo foi passando e continuava com a mesma idéia, inclusive a pouco mais de um mês atrás o Miranda e o Edesandro ( duas lendas aqui de Joinville das longas distancias ) nos convidaram para participar da famosa Ultra Maratona 50K do Piraí na zona rural aqui em Joinville, pois no momento faltava preencher 4 vagas.
E claro que eu neguei pois a primeira coisa que pensei foi: não tenho nem tênis pra isso, afinal além da distancia o terreno pede um tipo especifico de calçado também... e outra, estou treinado muito pouco não me sinto preparado psicológicamente muito menos fisicamente...
Este ano quem está promovendo esse evento é o Grupo de Corridas Os Madrugadeiros, pois infelizmente não foi possível colocar no calêndario oficial, mas estavam promovendo apenas para seu grupo de aproximadamente 40 atletas que logo foi preenchido ( que sorte kkk )
E faltando apenas uma semana para o evento muito bem organizado e carinhosamente preparado aos participantes, surgiu uma desistência.
Nesta data (09/10/22) estava completando meus 50 aninhos de idade, o grande amigo Marcos Miranda me presenteou com essa inscrição...(vai comemorar 50 anos correndo 50km disse ele kkk
Daí não tive coragem de negar e prontamente aceitei o desafio.
O Edeseandro também conseguiu encaixar o Cassiba e o Canela que também gostaram da brincadeira e decidiram encarar.
Segue abaixo link de como foi nossa participação da prova em 2016.
E e nessa prova em 2016 fizemos os 50km porém no trio de revezamento...
Confesso que desde aquele dia ficou uma sensação estranha pois olhava muitos amigos fazendo os 50 solo e sabia que poderia estar fazendo sozinho também mas não queria me testar nem me judiar...
Então hoje pra mim foi mais que superação, foi redenção!
E vou fazer outra pra me consagrar realmente um Ultra Maratonista!
https://natividadeaventurasjoinville.blogspot.com/2016/07/corrida-de-revezamento-do-pirai-090716.html
Então vamos a prova... Dia 17/10/2022 a largada foi dada no Rancho Jurapê lá na Estrada do Salto 1 quase na Usina do Piraí às 6 horas.
Choveu a semana toda e naquela manhã chovia mais ainda e estava friozinho.
Para os 50k tinham poucos atletas que também eram divididos nas distancias alternativas de 10 - 20 - 30km.
Todos saíram num ritmo bem moderado pois sabiam da distancia e as 2 vezes que teriamos de passar pelas serras Alpina e Mamas.
Nós do grupinho "Máfia do Crista" (Eu, Cassiba, Edesandro, Miranda e Canela) saimos por últimos sem pressa também, até porque não era uma competição e se tratava de uma grande confraternição.
Mas eu não consegui manter aquele ritmo e deixei meu corpo fluir do jeito que conseguia manter minha cadencia de conforto. Desta forma fui passando todos e logo estava bem distante dos outros que preferiam manter-se em grupinhos e se pouparem.
A chuva só aumentava conforme iamos nos aproximando das encostas dos morros.
A estrada era um mar de buracos e poças de água, mas eu continuava muito focado na minha corrida e nem via nem sentia a chuva cair...
Tudo que pensava era a mesma coisa de sempre, fazer o mais rápido possível para terminar o mais rápido possível!
Também procuro manter minha mente alerta para todo tipo de sensação do corpo, manter a mecânica do movimento mais correta que puder e principalmente controlar a respiração.
Com 12km cheguei na Serrinha Alpina caminhei um pouco para descansar.
A prova era realmente um desafio para todos, pois cada um teria que ser auto suficiente e levar sua própria hidratação, suplementação ou alimentação.
Com aquele clima nem senti sede nem passei calor hehe
Já na Estrada do Salto 2, fiz bem rápido aqueles 8km e continuava me sentindo muito bem.
Então aos 22Km cheguei na Serra Duas Mamas onde subi bem tranquilo para aproveitar a descida para descansar como sempre digo rsrs
Lá no topo estava um dos organizadores o Aldir dos Mardrugadeiros oferecendo água e frutas pro pessoal.
Passei batido e avisei que pegaria na volta, desci e começaram umas dorzinha que ia tentando ignorar e la pro lado de Schroeder corri até numa ponte para fechar 28km
Fiz a volta, um videozinho pra mostrar a chuva que não dava trégua e iniciei o retorno.
Logo pra frente encontrei os amigos da Máfia indo para o retorno também e os demais participantes conforme ia subindo a serrinha do Canivete (Outro lado da Mamas).
Passei pelo Aldir no topo novamente e peguei uma garrafinha de água e uma paçoca e continuei correndo para descer.
Achei a descida um pouco judiada e não sabia se era pior subir ou descer... então desci a maior parte caminhando pra não estresar os musculos da perninha.
Lá em baixo no quadrado estava em 36km e comecei correr novamente, o ritmo já não era como antes, mas era o suficiente para manter a dianteira e chegar no final com minhas sonhadas 5 horas de corrida.
De volta na estrada do Salto 2 já precisava alternar corrida e caminhada e as dores foram aparecendo....
Depois do kilometro 42 comecei sentir uns sinais de caimbras nas pernas, mas fui tentando resistir, meti 2 dorflex pra dentro e que nada adiantou...
No 43 pegou de vez e não conseguia mais correr... fui andando o mais rápido que podia e já tentando descobrir um jeito de não usar as pernas pra chegar ao fim, mas não sou crossfiteiro igual ao Canela que anda com as mãos plantando bananeira hehe
Olhava pra trás e via duas pessoas se aproximarem, tentava correr mas não dava e logo antes da serrinha Alpina o Cassiba e o Miranda passaram por mim, me chamaram pra ir junto mas não dava, pedi para me carregarem no colo mas não rolou kkk
Na subida consegui me aproximar mais deles, pois percebi que a minha caminhada estava um pouquinho mais rápida que a deles, então fui me esguiando pelos cantos atrás da vegetação pra não me verem e chegar de surpresa e passar e chutar a boca hahaha
Mas quando começou a descida e embalou as perninhas começaram a gritar e vi que não tinha mais o que fazer além de apenas "levar o carro pra casa" kkk
Só lembrava da frase: Desistir nunca, Render-se jamais!!!
Depois lá em baixo faltavam apenas 4km pra chegar o Aldir passou de carro e me deu outra água geladinha e fui tomando e cuidando para ver se mais alguém tava chegando, mas não apareceu ninguém.
Quando faltavam uns 500 metros pra chegar no sítio, resisti as dores e fui correndo, pois era motivo de honra para mim chegar correndo.
E assim fechei os 50,350km com exatos cinco horas e trinta minutos de prova com 1.100m de altimetria acumulada.
Ali tudo passou, tudo valeu a pena, tudo se transformou em festa!
Que grupo maravilhoso, que bela organização digna de grande evento, pessoal receptivo, mesa de frutas, água, paçoca e bananinha.
E o principal uma baita e linda medalha para os finisher.
Depois ainda rolou churrasco e muito chopp.
Claro que só hidratei e comi umas frutas, peguei minha medalha, me despedi de todos embarquei no carro e vim para casa hehe
E o que eu aprendi de lição com tudo isso? Na verdade vai além disso, foi um divisor de águas, isso me deu novas perspectivas, novos sonhos, novos objetivo e provou mais uma vez que não existem limites!
Qualquer um pode chegar aonde quiser chegar, não depende de ninguém, só da mente forte e corpo saudavel.
E quando me perguntam como me sinto com essa idade fazendo isso?
De novo, não existe idade, existem objetivos que qualquer pessoa pode se preparar e conquistar!
Não tenho problemas com a idade, nunca me senti velho, mas quando ficar mais difícil, vou apenas diminuir o volume e intensidade, mas nunca parar!
Talvez tenha usado a estratégia errada para uma corrida dessa... mas vou falar a verdade, nem tinha estratégia nenhuma...
Fui na cara e na coragem somente, nem treinado não tava mas se fui é porque acredito em mim e sabia que chegaria ao final de qualquer jeito!
Como digo tb não dá conta não se mete hehe
Agradeço do fundo do meu coração ao Marcos por me tirar da zona de conforto e me superar mais uma vez!
Aos amigos da Mafia do Crista pela amizade e aos Madrugadeiros pela oportunidade única na minha vida de realizar algo que imaginava não ser necessário, mas que se tornou tão importante para mim.
Aquele Abraço e Até a Próxima!!!!
|
Foto by Os Madrugadeiros |
|
Foto by Os Madrugadeiros |
|
Foto by Canela |