domingo, 8 de janeiro de 2017

Inter Praias do Manéca 07/01/17

Para começar vou contar uma historinha...hahaha vai começar o museu como dizem as más linguas! kkkk
Mas eu prefiro chamar de exemplos ou referencias, pois não se faz um dia melhor que outro sem experiencia ou vivencia.
Bom então vamos lá... em 2009 lancei os "Desafios do Manéca" para o Sidoca e Cassiba, membros ativos do Blog da Equipe Pedra Branca.

-Desafio do Manéca 1 - Joinville/Barra Velha/Itapocu/Barra do Sul/Joinville

-Desafio do Manéca 2 Inter Praias - Joinville/B.V./Itapocu/B.dSul/Gamboa/Ervino/Praia Grande/Enseda/S.F.dSul/Jlle.

-Desafio do Manéca 3 - Joinville/Campo Alegre/Joinville.

Mas o detalhe é que só poderia participar bicicletas comum com todos acessorios, sem modificar nada. O Sidoca inclusive utilizou e tem guardada sua bike, uma Alemã marca NSU de 1948.

Em 2009 Eu e o Sidoca concluimos o Desafio 1 e sem parceria, fiz sozinho o Desafio 2.
Em fevereiro de 2010 conclui também sem adesão dos parceiros o Desafio 3.

Desafio 2 / levei 11':35"

Desafio 3 / de casa até portal 4'37"

Então chega de causos e vamos ao que interessa... saí de casa 4:30h na intenção de repetir a aventura de 2010. Cheguei em Barra Velha e pensei 2 vezes antes de continuar com o propósito...kkk
Fui até na beira da praia do Tabuleiro e com aquela linda inspiração, botei a bunda no selim e parti para o Desafio!





Rapidamente estava antes do pedagio para entrar na estrada do Itapocu que me levaria até a Barra do Sul. São 20Km de estradão bem ruins para um pobre ciclista! É tanto buraco, mas por sorte a areia estava bem compactada pela chuva nos dias anteriores e o movimento relativamente grande de carros. Ali na enorme tripidação acabei perdendo o sinalizador traseiro que tinha comprado no dia anterior.





Até no centro da Barra do Sul foi muito rápido, o ritmo estava ótimo para estradão, melhor que na pavimentação... Passei na casa do Neto, um amigo das antigas e parei para conversar um pouco, mas logo toquei o bonde.




Lá no final da Lagoa parei num mercado para comer e beber alguma coisa. Este foi o lanche das 9h, sentado na beira da calçada.
O tempo é curto então vamos no matinho fazer pipi e baixar a cabeça e continuar pedalando!




Devo ir prá lá ou prá cá???
 Decidi continuar para o lado mais fácil... kkkk entrei na estrada do Ervino que estava bem diferente da última vez que pedalei ali. Ainda era estrada de chão batido e na ocasião chovia e tinha muita lama! E quando fui de Barra Circular estava ensolarado e muita areia fofa junto comas costelas não deixavam tracionar, o que foi muito, muito judiado!
Hoje esta Top, faço questão de voltar ali outro dia menos cansado para fazer uns tempos melhores nos segmentos.



Que estradinha legal


Pensei que o cronograma estava atrasado, mas cheguei no horario previsto de 10:30h na praia do Ervino.
Fiz o registro da foto e pensei em parar para hidratar e comer alguma coisa, mas não conseguia... dei a Deus as muitas lanchonetes dali e da civilização e mergulhei na enorme e pouco movimentada estrada da Praia Grande.







A estrada também estava bem dificultosa, mas o rendimento foi bom. Na verdade até gosto que os acessos sejam difíceis, pois a degradação do meio ambiente fica menor e mais controlada.
Em seguida lá estava eu no lugar onde queria estar desde o início, na Prainha da Enseada.
Dali é só voltar pra casa agora! 

Prainha

Prainha

Centro
Na praia do centro, pouco antes da ponte da divisa com Ubatuba, parei, sentei num banco e comi um pacote que sobrou de Biluzitos e tomei um energético tb. Eram 11:20h.
Claro que a parada não durou mais que 10 minutos e já voltei pra pista! hahaha



Depois de Ubatuba, na localidade de Íperoba, de acordo com meus grandes conhecimentos da região onde praticamente nasci alí, entrei numa estradinha para pegar um atalho até a praia do Paulas...



Rodei alguns poucos kilometros e passei por uns belos cãezinhos... Malditos saíram correndo atrás de mim querendo morder prá valer! Eram dois e o maior veio pra cima para matar! Meti o pé direito no fucinho dele e o bicho queria briga mesmo! Veio para outro lado fui chutar para trás, mas demorei para puxar o pé e o animal só bateu com os dentes enormes na perna e já machucou.
Não chegou a sair sangue, mas deu uma rasgadinha e inchou, pois quase furou a veia. Em seguida ficaram para trás e fiz uma masagem com areia e suor...hehe
Para minha nem tanta sorte, cheguei num portão e era o fim da linha... a estrada correta era 300 metros mais a frente e essa não tinha saída! Hahaha



Bom agora vou ter que voltar até a rodovia e para minha alegria ainda passar novamente pelo animal ignorante... Só que desta vez fui armado... catei um pedaço de pau e antes dele chegar já joguei nele e mostrei quem é que manda nessa estrada! 
Humm acho que é ele, pois nem fez cocegas e já veio com tudo prá cima de mim novamente... mas usei novas tecnicas para chutar, que não adiantaram nada...kkkk então puxei o freio de mão botei a bike no chão e chamei pra briga! Daí ele ficou com medo e voltou para casa! 
Logo estava na rodovia e entrando na rua certa. mais alguns kilometros de estradão, mas neste acesso secundário e secreto vou economizar muito tempo.


Outra coisa importante neste meio tempo foi a passagem da temida barreira dos 150km... E realmente foi como se pisasse com um pé no lado que esta tudo bem e ja a frente com o outro na zona do cansaço! 
É... Foi mais ou nenos isso que ouvi de um senhor que fazia seu 5 Audax. Na ocasião em 2009 eu e Sidoca estavamos partindo para nossa primeira longa e maior distancia da vida.
Ou seja... Se conseguir chegar bem nos 150km é porque vai conseguir completar qualquer distancia numa boa. Hehe


Na praia do Paulas parei para tirar as fotos, recarreguei as caramanholas de água, fiz um curativo com areia e água do mar e já continuei a jornada pelos calçamentos do antigo bairro.
Passei sem parar na casa do Seu Antenor, a qual meus Pais levavam a família todos finais de semana para lá, quando eu tinha meus 9-13 anos...









Toquei direto até o Centro Histórico, passando pelo Porto.
Fiz mais uma paradinha na frente da Igreja Matriz da 3º cidade mais antiga do Brasil.
Pensei em parar para hidratar melhor e comer alguma coisa, mas dali só pensava em parar em casa, pois faltavam aproximadamente 35Km, ou seja, "tô em casa"!






Na volta depois do morro da Palha, o ritmo caiu bastante e o cansaço tava tomando conta. No canal do linguado passei por um casal de ciclistas e o carinha leu meu nome atrás da camiseta e já gritou... Tú é o Manéca mesmo? Companheiro de aventuras do Cabelo? Sim pois ele era um grande amigo do Cabelo também, mas assim como eu bem afastado, sem notícias ou contato com esse carinha de coração nobre e aventureiro o Sr. Cabelo...
O Gaucho morava em Pirabeiraba e quando iamos pra Serra o Cabelo gritava e todos gritavam pelo Gaucho passando na rodovia! hehe bons tempos...


Pouco antes do Sinuelo me despedi deles e toquei embora. As forças iam acabando, mas parar nem pensar! Toca o bonde meirmão! Vai se arrastando mas não para! hahaha
Às 14:30h finalmente cheguei em casa com 193Km pedalados em um total de 9':40" desde o ínicio até este momento.
Joguei a bike no quartinho e fui tomar um delicioso banho de chuveiro frio e limpar o curativo de areia... hahaha tem louco pra tudo nesse mundo!


Bom gente era só isso por hoje... se alguém quiser repetir esse trajeto, boa sorte, não me convide por favor! kkkk sou louco mas não sou bobo!
Até a próxima e Aquele Abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário