segunda-feira, 18 de novembro de 2013

EXPEDIÇÃO SERRA & MAR - 14-15-16-17 / 11/13

1º dia- Acordei 3 horas e às 3:40 saí de casa rumo a Expoville, pois nossa saída oficial seria às 4h. O Cabelo teve problemas pessoais e só iria nos encontrar no segundo dia com a Talita sua esposa e apoio de carro. Cheguei lá o Jefo já estava esperando.

Saimos pelo bairro Vila Nova e Rodovia do Arroz, passando por Guaramirim e Massaranduba. Até ali o ritmo estava muito bom, mas logo enfrentamos nossa primeira serrinha da Itoupava para chegar em Blumenal.

Depois continuamos e passamos por Timbó, Indaial, Urusanda, Rodeio, Ascurra onde furou meu pneu dianteiro. Foi até bom, afinal já estava cansado e o Sol torrava com seus 32º, fora a sensação térmica... Em seguida paramos para almoçar sanduíches numa barraquinha.

Pedalamos mais um pouco ao lado do Rio Itajaí a Açu e logo estavamos em Ibirama.
Ali também começa uma bela serrinha e conseguimos chegar ao topo, só que daí começa a montanha russa até Rio do Sul....

Olha o Jefo pegando água de procedencia duvidosa.

Limpa o meu também Jefo??

Passamos pela cidade e continuamos até Itouporanga onde cheguei muito cansado. depois vem Petrolandia com suas estradas de grandes sobes e desces cortando imensas plantações de cebola.

Continuando na rodovia, acaba a pavimentação e inicia mais uma serrinha com muitas pedras soltas, buracos e poeira. A serrinha parecia que não acabava nunca, eu e o Jefo com pneus slick, sofriamos a cada curva interminável... Chegamos no topo e quando pensamos que iriamos descer, começou a montanha russa de sempre. O dia foi acabando, o cansaço aumentando e o desânimo tomando conta de nosso psicológico.
Posso dizer com certeza que esse foi o pior trecho da viagem, pois foram 30Km em pavorosas 4 horas. Ali tudo perdeu a graça, não conseguia render a pedalada naquele terreno com aquele pneuzinho e nas descidas ainda tinha que ser freando para não correr risco de furar o pneu nas pedras ou quebrar o parafuso de fixação do pesado alforge.

Finalmente chegamos na rodovia BR282 perto de Lages, mas precisava pedalar 10Km até a entrada de Rio Rufino onde seria nossa parada no hotel. Ali a pedalada rendeu, mas quando chegamos na entrada da cidade e olhamos a montoeira de subidas que tinha, acabou nossa pilha de energia e fomos nos arrastando até a cidade onde chegamos às 22:35h moidos!!! Fui na lanchonete perto buscar minha janta e o Jefo tomou banho e partiu prá cama. Fui dormir quase meia noite acabado, mais acabado, sem saber se iria conseguir continuar no próximo dia...

Santas pomadinhas...

2° dia - Acordei às 6h ainda cansado e com a cara igual pão amanhecido... tomei mais um banho e quando saí para tomar café, grande surpresa: O Cabelo já estava lá sentado, com uniforme e preparado para nos acompanhar. Logo saiu do quarto a sua esposa e melhor apoio do mundo, Dona Cabela.

Aquilo nos deu uma energia tão grande, que esquecemos todo sofrimento da noite anterior e animou toda equipe. Saímos do hotel e de cara já inicia uma Serra com 1.550 m para chegar à Urupema. Continuamos e o ritmo ditado pelo Deivi era frenético. Pena que tem subidas que não acabam mais e daí nosso ritmo cai bastante, mas o animo não foi abalado em momento algum, muito pelo contrário, cada subida riamos de nós mesmo por estar naquela situação.
O mais interessante é estar lá em cima e ver a estrada lá longe nas suas imensas curvas e que continua subindo, também não tinha outro jeito se não pedalar!

Depois de muito sobe e desce, finalmente chegamos em São Joaquim às 14h. (Cronograma atrasado).
Almoçamos e continuamos rumo ao objetivo maior. Continuamos e as subidas também... Logo estavamos passando pela entrada à Urubici.

Finalmente às 18:30h chegamos na Serra do Rio do Rastro!
O apoio já estava esperando com os lanches e liquidos para hidratar. O Jefo me falou que era só descer a Serra que já estariamos em São Ludgero onde passariamos a noite.

A descida foi incrível, não sabiamos se andava ou parava para tirar fotos, que momento de estase!
Chegamos lá em baixo e pedalamos à noite por mais subidas e mais uma serrinha a famosa Taipa.
Nesse momento recebemos a visita do amigo do Deivi o Hamilton (Capitão de Audax) que veio lá do Rio Grande para incentivar a galera. Finalmente chegamos em São Ludgero na Toca dos Tigres, que é um pequeno sítio paradisiaco da famíla do Jefo. A comida também estava pronta por sua simpática Tia, uma grande variedade de carne e tudo mais.
Comemos e fomos dormir claro.

3° dia - Pela manhã o Capitão estava lá novamente para incentivar a galera, o café já estava na mesa e logo partimos.

Em Braço do Norte paramos no patrocinador BIKE E ADVENTURE, que por sinal é bem grande e conta com um site recheado de produtos que enchem os olhos de qualquer ciclista! Ali ganhamos mais um brindezinho para a equipe (Creme atrito zero), ai que bom...

Depois de algumas horas estavamos em Tubarão e Laguna, onde depois da demorada e perigosa ponte, furou meu pneu traseiro. Tudo bem, fizemos o pit stop e continuamos na rodovia  com retas intermináveis...

Em Imbituba paramos para almoçar, depois continuamos com mais retas intermináveis num ritmo muito bom, eu acho pelo menos, visto que meu velocimetro acabou a pilha desde que começamos a viagem...
Subimos o temido morro dos Cavalos e logo chegamos em Palhoça e paramos para hidratar e nos alimentar, pois dali não teria mais parada até o destino do dia.

Depois dali o Cabelo ficou louco e puxou ritmo de 35Km/h, passando sem perceber em Florianópolis até Biguaçu. Assim depois de pedalar 1'30" 50Km, logo estavamos no hotel da cidade de Tijucas. Tomamos um banho e saímos para jantar e voltamos para dormir, afinal foi o primeiro dia que conseguimos fechar dentro do cronograma...

4° e último dia - Acordamos 6h, esperamos pelo café que sairia às 7h, preparamos tudo e partimos pelas 8h como sempre. Neste dia parecia que tinhamos começado alí, pois o ritmo estava ótimo e quando passamos em Balneario Camburiu, lá estava o Cassiba nos esperando para voltarmos juntos. Aquilo nos deu muita força e energia positiva, Em seguida furou o pneu traseiro do Cassiba, mas ali estava toda ESM para ajuda-lo.

Quando faltava 83Km para Joinville fiquei emocionado, pois percebi que iria conseguir concluir a viagem!
Em Penha, fizemos a última parada para recuperar as energias e lá estava o apoio com caldo de cana e pastelzão preparados para nós! Ali também fiz mais uma troca de cameras que estava furada de novo.

Em Barra Velha furou novamente, sem problemas, trocamos e seguimos, afinal já estavamos no nosso trajeto de treino semanal.

Em pouco tempo chegamos em Joinville na Expoville para comemorar nosso sucesso da EXPEDIÇÃO & MAR.
Super contentes, tiramos as fotos oficial e carregamos as bike no carro do apoio para nos dar carona para casa.

Só quero dizer mais uma coisa: Essa Expedição foi algo inesquecível e vai ficar guardado para sempre no meu coração.

Agradecimentos:

Jefo pela idéia e minunciosa organização.
Cabelo pelo companheirismo.
Talita pelo maravilhoso apoio.
Aos patrocinadores que apoiaram nossa Expedição.
E claro, principalmente a minha esposa que me liberou e cuidou da nossa casa e filhos por 4 dias.