O Miranda arrumou para nós a vaga de voluntários no Fecha Trilha 52km da tradicional corrida de montanha Jaraguá Sky Marathon em Jaraguá do Sul-SC.
Nosso trabalho seria fechar a segunda parte do percurso, iniciando no kilometro 28 da prova e só depois das 13h.
Mas chegamos muito cedo para curtir a vibe da competição e apreciar as montanhas.
![]() |
| Miranda e Kleiton |
Então aproveitando que estavamos ali e alguns Staffs faltaram ao compromisso, fomos solicitados para trabalhar em outro ponto do percurso.
Quase nem deu tempo de tomar um café e já embarcamos no carro para ficar logo no começo da estrada do rio Molha.
Ali é um ponto importante onde o atleta sai da primeira trilha, segue pela rua acima até a entrada da próxima trilha que leva a Chiseta Alpina.
Era cedo o Miranda foi até mais pra baixo no mercadinho e comprou uns quitutes para nós e principalmente um Repelente de mosquitos que estavam insuportáveis hehe
![]() |
| Kleiton nos 52K (muito fácil para ele) |
![]() |
| Michael Jader nos 13K |
Depois que passaram todos competidores e o Fecha Trilha da primeiro trecho passou também, vieram e nos levaram para outro ponto importante que seria o finzinho da prova de 13Km.
Eu fiquei na esquina da Prefeitura para mandar o pessoal virar a direita e seguir pela calçada até na frente do pavilhão de eventos onde o Miranda fechava a rua para os atletas não perder tempo e atravessar com segurança.
Neste momento já passava do meio dia e o dia estava bem calor...
Ficamos ali até 13:30h e depois fomos ao pavilhão encontrar o coordenador para nos enviar finalmente ao nosso destino principal lá no topo do Rio Molha.
![]() |
| Canela-Miranda |
Levaram a gente até lá no PC 4 e encontramos nosso amigo do GRM Canela, isso já passavam das 14:30h.
Comemos algumas coisinhas da mesa do apoio e já partimos.
Agora é uma subida intensa até nas antenas do Pico da Pedra Branca, mas antes um longo caminho, depois uma trilha e pra matar de vez o famoso e "temido" Pasto!
Ali é um lugar isolado e lindo. Famoso por ser um paredão verde que não tem mais fim kkk
E pra ajudar a gente vai olhando pra cima e ve as antenas que não chegam nunca kkk
Desde a primeira vez ( 2012 ) que subi de bike o Morro das Antenas de Jaragua, vi essas antenas da Pedra Branca e sempre quis conhecer ali.
Ano passado também estava de Fecha Trilha, mas não cheguei a subir ali.
Este ano pegamos a segunda metade do percurso, então finalmente consegui realizar o sonho.
Sem a prova ficaria dificil chegar ali, pois passa por dentro de propriedades privadas e muitas vezes os portões estão trancados.
Chegando lá em cima ouvi alguém chamar meu nome e para minha grata surpresa era o Gabriel Moreira grande atleta de Trail running e treinador da cidade de Blumenal.
Nos conhecemos em 2018 numa das travessias Pico Garuva Monte Crista com os 10Km de asfalto junto claro hehe
O cara é Monstro, fez a prova noturna e estava lá ajudando no apoio também.
Conversamos rapidamente e marcamos outra travessia e já iniciei a descida com os atletas da prova.
Entramos numa trilha aberta pela organização para sair no ponto de hidratação já em uma ruazinha bem alta ainda.
Ali ficaram mais 5 atletas que não conseguiram passar a tempo no ponto de corte.
Pegamos água e continuamos a saga agora tentando alcançar os outros que ficariam no próximo posto de controle e apoio no kilometro 37.
Antes de acessar a estrada novamente alcançamos um grupo e continuamos descendo com eles e logo chegamos no asfalto da serra do Molha e fomos até lá em baixo quase em Massaranduba onde volta novamente para a trilha.
Lá no PC comemos mais algumas coisinhas, frutas e partimos atrás dos próximos.
A subida era longa e ingrime...
Cada vez ia ficando mais em pé e lá em cima outro atleta precisou parar e esperamos o resgate dele.
Então continuamos um pouco de trilha e estradão e não chegava nunca a hidratação lá em cima.
Realmente tiro o chapéu pras pessoas que conseguiram chegar ao final da prova, porque é muita subida mesmo!
Chegamos naquela hidratação e já estava anoitecendo... faltavam acho que 10Km, mas naquele terreno isso é muita coisa.
Pelo menos agora era só descida. Foi aí que pessoal do apoio e socorristas passaram por nós de caminhonete e nos deram uma carona até lá em baixo na entrada da próxima trilha.
Anoiteceu e continuamos pelas trilhas para garantir que não ficou ninguém para trás.
Subimos mais uma ultima trilha e descemos, agora recolhendo as fitas de marcação do percurso.
Ao final da trilha já saimos dentro da cidade na avenida que vai direto para o pavilhão de eventos.
Dali corremos 3km pela rua até o pavilhão de eventos onde chegamos 19h.
Só devolvemos os rádios comunicadores, nos despedimos do organizador principal Sr. Maicon e fomos tomar um banho gelado lá fora e claro que estava um vento muito frio hehe
Mas isso faz parte do Show, se não gostassemos tanto, mas tanto disso tudo jamais estariamos ali sem ganhar nada chegando lá 5 horas da manhã e indo embora 20h com um baita sorriso no rosto!
Como eu digo nos momentos de maior cansaço destas aventuras: Eu não queria estar em outro lugar que não fosse aqui no meio da natureza fazendo o que amo de atividade física, com a companhia e apoio de um amigo incrível como Miranda!
Nossos objetivos são traçados como um sonho e são alcançados com muito esforço e determinação e o mais importante de tudo, fortalecendo a amizade!
ATÉ A PRÓXIMA E AQUELE ABRAÇO!!!


















Nenhum comentário:
Postar um comentário