quarta-feira, 24 de junho de 2026

Jaraguá Sky Marathon 18/04/26

 O Miranda arrumou para nós a vaga de voluntários no Fecha Trilha 52km da tradicional corrida de montanha Jaraguá Sky Marathon em Jaraguá do Sul-SC.

Nosso trabalho seria fechar a segunda parte do percurso, iniciando no kilometro 28 da prova e só depois das 13h.

Mas chegamos muito cedo para curtir a vibe da competição e apreciar as montanhas.


Miranda e Kleiton



Então aproveitando que estavamos ali e alguns Staffs faltaram ao compromisso, fomos solicitados para trabalhar em outro ponto do percurso.
Quase nem deu tempo de tomar um café e já embarcamos no carro para ficar logo no começo da estrada do rio Molha.
Ali é um ponto importante onde o atleta sai da primeira trilha, segue pela rua acima até a entrada da próxima trilha que leva a Chiseta Alpina.
Era cedo o Miranda foi até mais pra baixo no mercadinho e comprou uns quitutes para nós e principalmente um Repelente de mosquitos que estavam insuportáveis hehe



Kleiton nos 52K (muito fácil para ele)

Michael Jader nos 13K

Depois que passaram todos competidores e o Fecha Trilha da primeiro trecho passou também, vieram e nos levaram para outro ponto importante que seria o finzinho da prova de 13Km.
Eu fiquei na esquina da Prefeitura para mandar o pessoal virar a direita e seguir pela calçada até na frente do pavilhão de eventos onde o Miranda fechava a rua para os atletas não perder tempo e atravessar com segurança.
Neste momento já passava do meio dia e o dia estava bem calor...
Ficamos ali até 13:30h e depois fomos ao pavilhão encontrar o coordenador para nos enviar finalmente ao nosso destino principal lá no topo do Rio Molha.

Canela-Miranda

Levaram a gente até lá no PC 4 e encontramos nosso amigo do GRM Canela, isso já passavam das 14:30h.
Comemos algumas coisinhas da mesa do apoio e já partimos.
Agora é uma subida intensa até nas antenas do Pico da Pedra Branca, mas antes um longo caminho, depois uma trilha e pra matar de vez o famoso e "temido" Pasto!
Ali é um lugar isolado e lindo. Famoso por ser um paredão verde que não tem mais fim kkk
E pra ajudar a gente vai olhando pra cima e ve as antenas que não chegam nunca kkk





Desde a primeira vez ( 2012 ) que subi de bike o Morro das Antenas de Jaragua, vi essas antenas da Pedra Branca e sempre quis conhecer ali.
Ano passado também estava de Fecha Trilha, mas não cheguei a subir ali.
Este ano pegamos a segunda metade do percurso, então finalmente consegui realizar o sonho.
Sem a prova ficaria dificil chegar ali, pois passa por dentro de propriedades privadas e muitas vezes os portões estão trancados.

Chegando lá em cima ouvi alguém chamar meu nome e para minha grata surpresa era o Gabriel Moreira grande atleta de Trail running e treinador da cidade de Blumenal.
Nos conhecemos em 2018 numa das travessias Pico Garuva Monte Crista com os 10Km de asfalto junto claro hehe
O cara é Monstro, fez a prova noturna e estava lá ajudando no apoio também.
Conversamos rapidamente e marcamos outra travessia e já iniciei a descida com os atletas da prova.
Entramos numa trilha aberta pela organização para sair no ponto de hidratação já em uma ruazinha bem alta ainda.




Ali ficaram mais 5 atletas que não conseguiram passar a tempo no ponto de corte.
Pegamos água e continuamos a saga agora tentando alcançar os outros que ficariam no próximo posto de controle e apoio no kilometro 37.
Antes de acessar a estrada novamente alcançamos um grupo e continuamos descendo com eles e logo chegamos no asfalto da serra do Molha e fomos até lá em baixo quase em Massaranduba onde volta novamente para a trilha.
Lá no PC comemos mais algumas coisinhas, frutas e partimos atrás dos próximos.
A subida era longa e ingrime...
Cada vez ia ficando mais em pé e lá em cima outro atleta precisou parar e esperamos o resgate dele.
Então continuamos um pouco de trilha e estradão e não chegava nunca a hidratação lá em cima.
Realmente tiro o chapéu pras pessoas que conseguiram chegar ao final da prova, porque é muita subida mesmo!
Chegamos naquela hidratação e já estava anoitecendo...  faltavam acho que 10Km, mas naquele terreno isso é muita coisa.
Pelo menos agora era só descida. Foi aí que pessoal do apoio e socorristas passaram por nós de caminhonete e nos deram uma carona até lá em baixo na entrada da próxima trilha.



Anoiteceu e continuamos pelas trilhas para garantir que não ficou ninguém para trás.
Subimos mais uma ultima trilha e descemos, agora recolhendo as fitas de marcação do percurso.
Ao final da trilha já saimos dentro da cidade na avenida que vai direto para o pavilhão de eventos.
Dali corremos 3km pela rua até o pavilhão de eventos onde chegamos 19h.


Só devolvemos os rádios comunicadores, nos despedimos do organizador principal Sr. Maicon e fomos tomar um banho gelado lá fora e claro que estava um vento muito frio hehe
Mas isso faz parte do Show, se não gostassemos tanto, mas tanto disso tudo jamais estariamos ali sem ganhar nada chegando lá 5 horas da manhã e indo embora 20h com um baita sorriso no rosto!

Como eu digo nos momentos de maior cansaço destas aventuras: Eu não queria estar em outro lugar que não fosse aqui no meio da natureza fazendo o que amo de atividade física, com a companhia e apoio de um amigo incrível como Miranda!
Nossos objetivos são traçados como um sonho e são alcançados com muito esforço e determinação e o mais importante de tudo, fortalecendo a amizade!

ATÉ A PRÓXIMA E AQUELE ABRAÇO!!!




segunda-feira, 13 de abril de 2026

The Hill Race Anhangava - 01/03/26

 Anderson Barbacovi dono da Strong Race corrida de obstáculos nos convidou para trabalharmos de Staffs nesta prova que contava com os melhores atletas profissionais do Trail running do país e outras nacionalidades também. 

Ali contava pontos para o campeonato brasileiro de trail.

Desta vez fomos com meu carro então às 2:30h o Kleiton chegou aqui em casa e combinamos de passar na Wirpoll pegar o Cassiba.

Conforme  programado as 3h estavamos entrando na BR101 para seguir até a cidade de Quatro Barras e Piraquara - PR.


A viagem foi bem tranquila, chovia um pouco quando saímos mas pra cima da serra do Mar estava tudo seco, só nublado.

Depois de quase 180Km chegamos no local de encontro com o Anderson.

Retiramos nossos kits, recebemos as orientações do nosso PC e ponto de Hidratação e partimos para entrada do Parque do Caminho do Itupava.








Como sempre a gente tem que chegar bem mais cedo que os atletas, para quando começar a corrida já estejamos preparados no local correto.
E assim foi, subimos o começo do Pico Anhangava e preparamos a hidratação, ali também era um ponto crítico de orientação da prova, pois seriam várias categorias de distâncias e cada uma vinha de um lado da mata.
As trilhas dali são muito boas para correr e bem sinalizadas também.
É até bonito de ver como as pessoas das cidades vizinhas, principalmente de Curitiba realmente aproveitam esse parque nessa maravilha da natureza.






Ficamos ali e logo começaram a passar os competidores!
Neste horário o Sol afastou as nuvens e apareceu para esquentar nosso dia, por sorte estavamos bem protegidos pelas arvores no meio do mato hehe
Nós três sempre animando os atletas e os montanhistas que passavam também.
O trabalho era sério mas nossa alegria com brincadeiras e piadas não paravam nunca.
Ficamos ali por 5':30" e quando passou o último atleta junto com os Fecha Trilhas já recolhendo as fitas de marcação e bandeiras, fomos liberados para descer e poder ir pra casa.



Na volta aproveitamos para correr um pouco na descida.
Chegamos no estacionamento, trocamos de roupa e vazamos para casa!
Grande passeio com os amigos e a grata surpresa de encontrar um cara bem do nosso tipinho o Kleiton, pois esta foi a primeira vez que andamos juntos. Conhecemos ele na aventura passada da corrida lá no Araçatuba...

Perfect Day!!!

ATÉ A PRÓXIMA E AQUELE ABRAÇO!!!



Araçatuba Half Marathon 21/02/26

 Eu, Miranda e Cassiba fomos convidados pelo Anderson Barbacovi para participar de Staff Fecha trilha na inédita prova de montanha Araçatuba Half Marathon.

Claro que aceitamos e no dia marcado 21/02/26 partimos de Joinville às 3h da matina, pois precisavamos estar lá antes das 5h.

Choveu a noite toda e quando Miranda passou aqui em casa de madrugada continuava chovendo muito.

O Cassiba esperou a gente lá na frente da Wirpoll na zona industrial e depois seguimos rumo a serra.



Chegamos na Fazenda Araça em Tijucas do Sul-PR no horário e como é verão o dia já tinha raiado. Tomamos café e já iniciamos a subida do morro Araçatuba, pois no ponto de apoio era bem longe e cada um ficaria no topo de uma montanha.

A chuva continuava e quanto mais pra cima mais frio ia ficando.

O Miranda ficou quase no topo do Araçatuba, o Cassiba depois no topo do Baleia e eu segui até no topo do Moréia.





Cheguei no meu PC no horario da largada da prova 8h e esperei bastante até passar o primeiro corredor.
A chuva não parava um minuto e lá em cima além da serração, o vento batia muito forte!
Comuniquei pelo radio minha localização e voltei um pouco para ficar um pouco protegido do vento atrás das pedras.
Aos poucos os outros competidores iam passando e eu sempre dando aquele incentivo.




Foram quase duas horas pra chegar ali, mais duas horas e meia até o último atleta passar.
Daí em seguida chegou o Miranda e Cassiba também.
Mas ainda teriamos 13km de volta por outro caminho seguindo o percurso da prova junto com o último atleta.
Ou seja, mais duas horas até a fazenda do parque Araça novamente kkk



O Miranda e Cassiba já vieram tirando as bandeirinhas e fitas para levar de volta também.
Eu fui na frente com a atleta para chegar rápido e dar tempo de conquistar sua medalha de Finisher.
Passando um pouco de 21Km chegamos e fiquei por lá esperando os amigos.
Não pude trocar de roupa até o Miranda chegar, pois o carro era dele.
Tudo certo logo chegaram e comemos alguma coisinha na lanchonete e viemos embora.
Foi mais um Perfect Day na montanha! Sim pra quem ama estar na natureza selvagem igual nós não importa o clima, isso é terapia, alegria e boas memórias conquistadas.
ATÉ A PRÓXIMA E AQUELE ABRAÇO!!!


Bianca - Luiz Fernando - Miranda - Cassiba


terça-feira, 3 de março de 2026

Rio Natal Pelo Trilho 13/02/26

 Galera, já faziam 6 meses que estava planejando esta travessia intermunicipal de São Bento do sul à Joinville pelo trilho do trem.

Finalmente consegui arrumar um companheiro para a viagem e a data foi marcada para esta sexta feira 13 com previsão de muita chuva.

Além da parceria também foi necesssário todo um planejamento logístico tanto para mim como ao amigo de longa data Sr. Cassiba que mora em Joinville mas passa a semana em Mafra trabalhando.

O ponto mais crítico era o horário dos onibus para São Bento do Sul com apenas um horário no período da noite e bem fora do nosso cronograma.

Então fiquei procurando uma carona de aplicativo durante duas semanas e na segunda feira desta semana consegui reservar um lugar com novo amigo motorista Weslei.

Cara gente boa que trabalha aqui e mora naquela cidade.

Preparei umas bebidas e coisas para comer pra mim e pro Cassiba e empurrei tudo na pequena mochila de hidratação que ficou bem pesada hehe

Peguei um Uber até o ponto de encontro na Expoville e esperei 40 minutos quando nossa carona chegou e embarcou mais dois passageiros.


Hora da carona

Tênis novinho (nunca mais será o mesmo)

A viagem foi bem tranquila, até tentei tirar um cochilo, pois estava desde 4:30h acordado para ir trabalhar.
Mas não consegui, queria ver tudo sem perder nenhum detalhe do passeio, pois já tinha na cabeça assim: aproveita bem, pois outra dessa nem precisa me convidar kkk


Saimos de Joinville com muita chuva principalmente na serra e quando chegamos em São Bento, desembarcamos lá fora na rodovia em um ponto de onibus ( pelo menos estava abrigado ).
Ali tentaria chamar um Uber ou taxi ou se tivesse onibus, qualquer coisa para chegar o mais rapido possível no ponto de encontro com Cassiba que era na Igreja Matriz no centro da cidade.
O carinha já estava lá me esperando vindo de Mafra desde 18:30h...
Para minha grata surpresa o Isaac que também estava no carro gentilmente me ofereceu uma carona no carro da namorada que estava vindo busca-lo.
É óbvio que fiquei contente e aceitei né.


Me deixaram exatamente onde precisava e a chuva não dava trégua.
Encontrei o Cassiba eram 21:50h, tiramos rápido uma foto para não molhar muito o celular, entreguei o kit dele pra me livrar de peso e discutimos aa opções de descer de carro até na estação oficial de São Bento ou já ir mais pra frente na estação do Rio Vermelho...
Decidimos correr os 5Km até a primeira estação e depois correr mais 7Km até na outra e depois nos embrenhar na escuridão de muitos kilometros isolados em terreno inóspito!
Então já saímos correndo pelo centro e a cidade é cheia de morros e a chuva engrossou de vez kkk
A gente ia subindo a rua de asfalto e parecia uma cachoeira...
Mas nada tirava nossa felicidade de estar vivendo aquele momento único.



Nos perdemos um pouco pelas ruas, mas sempre encontrava alguém pra pedir informações.
Descemos até na estação São Bento no bairro Serra Alta e registramos o momento.
Agora ainda aproveitando a rua que segue ao lado do trilho, fomos correndo por mais 5Km.



O bagulho fluia bem e a chuva também kkk
Até numa bifurcação decidimos entrar de vez nos trilhos.
Mantivemos a corridinha constante e dois kilometros a frente, chegamos na estação Rio Natal.






Esta estação foi o marco de quando viemos de Joinville para cá em agosto do ano passado.
A estaçãozinha centenaria bem conservada ainda passam os trens de carga e alguns passeios turisticos.
Eram 23:37h e naquele momento parecia mesmo que era mal assombrada kkk
A partir dali seriam exatamente 37 kilometros em terreno totalmente isolado e inóspito até o centro de Corupá!

Que Breu!!!

Dentro de um túnel 

A chuva diminuiu mas nunca parava, porém a gente nem se incomodava com isso e continuava correndo em ritmo forte pelos trilhos.
A empolgação era grande e fomos subindo essa primeira parte admirando o visual quando a luz da lanterna iluminava as arvores em volta e cortes de rocha não muito alto mas vários.
Muitas vezes os trilhos acompanham a estrada lateral.
São várias pontes de ferro bem altas e cinco tuneis total, onde alguns pingava água na cabeça e acordavamos os morcegos que saiam gritando hehe
Numa dessas distrações pela euforia, acabei tropeçando no parafusão do ferro no meio dos dormentes e fui pulando tentando ficar em pé mas a velocidade aumentou e acabei no chão hahaha
   Foi um tombo e tanto, ralei a coxa, cotovelo e quase dei de cara no trilho kk





Até doeu um pouco e fiz uma rápida avaliação deitado no chão mesmo e já pulei de pé para continuarmos a corrida da forma que estava.
Agora mais cauteloso e focado direto onde estava pisando!
E assim continuamos no ritmo até na Igreja do Rio Natal.
Eram 2:10h ali paramos para descansar e decidir se pegava um atalho pela rua ou seguiria para passar pelo Rabo do Macaco...
Essa parada parece que baixou o animo e bateu um forte cansaço em mim.
Claro que escolhemos andar pela rua um pouco, pois os pés também estavam doendo de ficar chutando e pisando nas pedras de forma irregular.

Problema que de noite não tinhamos referencia nenhuma e as estradinhas tem várias bifurcações.
Pra ajudar não pega área de celular e não dava pra navegar offline, pois não baixamos a rota e também seria necessário começar onde tinha sinal claro...
Então adivinha... acabamos entrando na estradinha errada e fizemos bons kilometros que tivemos que voltar tudo de novo.
Pelo menos o gps mostrava que estavamos nos afastando do lado que queriamos ir e percebemos que precisavamos voltar tudo e para não haver duvidas seguir apenas pelo trilho que não tem erro hehe



E assim seguimos.
Foram vários kilometros até ter certeza que estavamos no caminho certo e logo chegamos na civilização.
Caminhamos de boa mais 5km até no centro de Corupá.
Fomos até na estação ferroviaria tirar uma foto e pegar água.
Eram 6:50h, olhamos na rua principal o ônibus intermunicipal chegando...
Fomos até lá conferir e estava partindo direto para Joinville saindo as 7:00h...
Olhamos um para cara do outro e sem pensar muito, embarcamos no busão!
A decisão não tirou nosso mérito de correr os 52Km até ali e mais na verdade ainda não devo nada pra ninguém ( só pro banco ) quem decide minha vida sou eu, então sei que tenho a vida toda para fazer este trajeto e muitos outros que tenho em mente!
Se vou conseguir fazer, daí já é outra história também, isso de forma alguma vai tirar meu sono sabe.
Claro que ficou o gostinho de quero mais e vamos tentar novamente até conseguir vencer o objetivo proposto sem meios termos.
"Desistir nunca render-se jamais" sempre falo isso e para mim ( que é o que importa ) não nos rendemos e muito menos desistimos, só postergamos a data.

Sem dúvidas esta viagem foi um empenho enorme e necessário muita disposição para estar em casa sã e salvo antes das 10 da manhã.
Inclusive precisei caminhar mais 5Km da rodoviaria até em casa.

Passamos por situações nunca antes vista e paisagens que não davam para ser vistas hehe
Com certeza foi uma experiencia única e base para as próximas.
Agradeço a Deus por nos proteger a noite inteira e parte da manhã.
E ao bom e velho amigo Cassiba que aceitou o desafio e não abandonou seu parceiro em nenhum momento de dificuldade.
ATÉ A PRÓXIMA E AQUELE ABRAÇO!!!