sexta-feira, 29 de março de 2013

MONTE CRISTA - 29/03/13

Depois de ver a Lua cheia maravilhosa na noite de quarta 27/03/13, me enchi de saudades da Montanha.
Mas para agradar os amigos, tentei convence-los com alguns roteiros de bike, que não surtiram efeito, então convidei o Cassiba para fazer aquele tradicional bate e volta de Páscoa no nosso amado Monte Crista no feriado de sexta 29/03/13.
Acertei em cheio no coração do Cassiba que topou na hora! Então hoje acordei às 3:00h e às 4:00h estava pegando o Cassiba na sua casa. Partimos rumo a BR101 e a noite estava agradavel e razoavelmente nublada, de vez em quando era possível ver a Lua...
Passando Pirabeiraba começou uma chuvinha leve, chegando perto da balança quase na entrada da estrada do Crista, desabou água... Mais era tanto que nos deu vontade de voltar para casa dalí mesmo. Porém decidimos ir até lá nem que fosse para dar um abraço no Sr Harry e trocar umas idéias. Lá estavam o pessoal da AJM (Associação Joinvilense de Montanhismo) cuidando e orientando os montanhistas e o pessoal do Resgate em Montanha apoiando.

Foto da BR na chuva 4:30 da matina (Tremida, culpa da máquina)

Cabana do Sr. Harry


A chuva não parava, só aumentava, começamos ficar preocupados com a travessia do Rio na ida e pior ainda se continuasse chovendo assim, na volta. (O Cassiba pode falar muito bem sobre isso, pois num desses feriados que passou, choveu tanto e o Rio encheu tanto que os Bombeiros foram lá resgatar e fazer a travessia do pessoal ilhado do outro lado.)
Também não queriamos passar frio e ficar molhados que nem pintos... Então decidimos Abortar a missão e ir para casa. Lá no meio da estrada de terra entre as bananeiras, parei o carro e saímos na chuva curtindo uma sonzera do Pearl Jam, para sentir a natureza e saber o que deveriamos fazer. Nesse momento passou um cara do Rock com camiseta do Ramones de bicicleta Tropical com uma mochila cargueira vindo lá do bairro Paraíso.
Olhamos um prá cara do outro e falamos o seguinte: "Se fosse prá ficar em casa e não se molhar e sujar de barro, então deveriamos ter ficado em casa!" Fizemos a volta e voltamos para lá onde fizemos nosso cadastro e partimos Montanha acima na correria.
A parte da trilha na Saboneteira estava super enlamasada e escorregadia, mas conseguimos chegar na Clareira ou Confloresta ou ainda Véu da Noiva em 1h01m. E claro, não paramos, continuamos, passamos pelo Mirante, a bica e logo estavamos no descampado onde sobe para o cume e seguindo reto vai para o local de acampamentos e a Cachoeira da Cabeluda.
Alí eu estava um pouco mais a frente do Cassiba e subi a trilha para o Homem Sentado e o Cume, chegando lá em 1h57m.  o Cassiba acho que não viu a entrada, pois estava encoberta pelo mato e passou direto.
Fiquei esperando por 20 minutos lá no topo e nada do Cassiba, a chuva e o vento estavam muito forte e minha roupa claro que encharcada. Então decidi dsecer e encontrar o Cassiba pelo caminho, pois claro que não sabia que ele tinha passado direto, pensei que estava descansando mais abaixo.


Cume

Cume


Homem Sentado


Fui descendo e ficando cada vez mais preocupado, pois não encontrava o Cassiba. Quando cheguei perto da Clareira, encontrei um carinha que tinha saído lá de baixo bem depois de nós e me falou que não tinha passando ninguém por ele descendo. Aí fiquei mais preocupado ainda e fiquei esperando por ali. Então decidi subir novamente até o Topo para ver se ele estava lá por ido pelo outro lado.
Fui subindo novamente, gritando e apitando por ele. Cheguei lá em cima e não achei, comecei a descer perguntando para todos que subiam se viram o Cassiba. Desci correndo na medida do possível e lá em baixo na saboneteira encontrei o Grupo de Resgate em Montanha subindo para apoio aos Montanhistas de plantão. Quando olhei vi o Daniel, um ciclista muito famoso aqui em Joinville por seu ritmo Frenético na bike. Claro que parei e tive a honra cumprimentar esta lenda viva bike. Continuei correndo e derrapando na trilha e cheguei no estacionamento novamente em 1h21m. Meu sonho sempre foi subir nesse tempo, mas ainda quero subir em 1h35m pelo menos. Só para constar, até o quando estavamos ali, já tinham subido 436 pessoas.

Início da Saboneteira




É nóís!

Troquei de roupa e fui lá em baixo da ponte pensil esperar o Cassiba, se não chegasse até 12:00h teria que tomar alguma providencia formal com o grupo de busca. Para minha alegria quase 11:00h o Cassiba apareceu e me contou realmente passou direto da subida do topo e foi até a Cachoeira Cabeluda para fazer uma rodagem maior. Mas tudo bem, "tudo acaba bem quando tudo termina bem" Independente dos contra tempos, dos desencontros e do clima, foi o Perfect Day. Conseguimos chegar em casa antes do almoço como gostamos tanto de fazer.
Valeu Cassiba, começou oficialmente a temporada de Montanhismo!! Aquele Abraço e até a próxima.


6 comentários:

  1. Q monstros.... Ainda bem q naum fui, pois com essa chuva eu poderia derreter.. rssss
    Parabens pela força de vontade, e que força, pois decidir subir com o tempo q estava foi muita força de vontade mesmo. Um dia qdo vcs naum kiserem bater recordes em tempo eu acompanho vcs...

    ResponderExcluir
  2. Junior e Cassiano

    Vocês dois juntos chegam a ser um perigo para as pessoas que sofrem do coração.
    Quer dizer então que "começou oficialmente a temporada de Montanhismo".
    Que bom!!!

    Para nós, que amamos vocês,
    só nos resta rezar, torcer para que vocês cheguem ao objetivo traçado,
    e voltem inteiros para o aconchego dos seus lares.

    Sucesso e força,
    porque se é assim que tem que ser: - Vão e vençam!!!

    Ah, tudo isto porque adoro vocês para sempre.

    ResponderExcluir
  3. Hahahah cara ainda bem que não fui pro Crista dessa vez. A saboneteira tava no "melhor jeito" haha. Parabéns elo tempo de subida. Nunca subi sem mochilão, mas meu melhor tempo foi de 4 hrs! hasuhsa Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade nem precisava me preocupar com o Cassiba, pois ele já subiu o Monte Crista 21 vezes com essa. Foi mais um Perfect Day.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade nem precisava me preocupar com o Cassiba, pois ele já subiu o Monte Crista 21 vezes com essa. Foi mais um Perfect Day.

    ResponderExcluir
  6. É muita vontade subir montanha naquela chuva. Parabéns pela determinação e por ter tirado o Cassiba para uma aventura. Tô com o Cabelo, o dia que quiserem se incomodar com um novato em montanha pode me convidar. Abraço.

    ResponderExcluir