quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Castelhanos 03/12/23

O Brendon mandou convite para fazer uma corrida na Colônia dos Castelhanos lá no alto da serra de Curitiba PR.

Este é um roteiro que está nos meus planos a pelo menos 5 anos...

Sempre deixando pra depois, sempre esperando parceria e o tempo passando né??

E podia ser de qualquer forma, meu objetivo maior era realmente conhecer este local escondidinho na serra do Mar... já tinha programado ir caminhando, correndo e de bike mas nunca saiu do papel.

O Brendon ainda ofereceu carona até a casa do Anderson em Pirabeiraba para dali seguimos com ele.

Claro que jamais perderia esta oportunidade né kkk

Então ainda de madrugada começamos subir a serra e quando chegamos lá em cima pouco antes da Polícia Rodoviária Federal o Sol já foi raiando.

Começamos a correr juntos, no início tem uns 3,5km de sobe e desce até na bifurcação principal.
Eu estava um pouco mais a frente dos dois e não sabia direito pra onde seguir, então continuei pela estrada da esquerda.
A partir dali são praticamente 12km de descidas até a Colônia dos Castelhanos.
Os amigos por sua vez foram pela estrada da direita.

Alguns kilometros pra baixo percebi isso e continuei descendo pra encontrar eles lá no ponto de parada que seria no famoso bar do Anselmo.
Chegando lá com 15km estava fechado, então só joguei uma água na cabeça e continuei pra cruzar com os amigos.

Aos 16km nesta ponte abaixo, e vi eles surgindo lá de cima dessa trilha.
Primeiro pensei que eles tinham pego outra picada pra cortar caminho, mas o caminho é por ali mesmo hehe.

Conversamos um pouco, pedi informação de moradores e segui por ali também pra fechar o circuito lá em cima na bifurcação novamente.
Enquanto isso os dois ficaram tomando banho no rio.

A partir dali a estrada literalmente vira uma trilha mesmo e começa a subir os 16km novamente hehe.
Sem nada pelo caminho, agora é subida sem parar!
Por sorte a região continuava com nuvens encobrindo o sol,  ou seja o clima estava ótimo pra não sofrer mais ainda com calor.

Desta vez não abri a rota no strava antes de começar a atividade e como na serra não tem sinal da rede, não consegui seguir a rota que o Brendon fez dias antes.
Porém mesmo assim conseguia acompanhar o satélite que mostrava o mapa da região e onde eu estava, tudo pelo Strava.

Só assim pra não se perder, pois tem muita bifurcação pelo caminho.
Finalmente depois de muito cansado cheguei na bifurcação principal e logo estava no estacionamento da rodovia onde começa a estrada.
Os dois já estavam lá na lanchonete comendo e bebendo kkk
Também tomei um banho de mangueira na borrachria ao lado, comi e tomei uma coca de 600ml, toquei de roupa e zarpamos pra casa!

Mais um sonho realizado de conhecer um local incrível e como disse o Canela, parou no tempo!
Agora falando por mim, tirando a natureza exuberante e maravilhosa, não tem muitos pontos com algo deslumbrante.
Tudo muito parecido com o que podemos achar aqui na nossa zona rural.
O que impressionou e é ótimo para um treino forçado de bike ou corrida, é este circuito com descida longa e ingrime e que requer muita disposição e vontade pra subir tudo de novo, seja por qualquer um dos lados.
Eu quero voltar lade bike e particularmente descer pelo lado direito como a rota do Bressan indicava e subir por onde eu desci, pois apesar de inclinado é só estrada mesmo.

Agradeço aos amigoss, até a Próxima e Aquele Abraço!!!