segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Maratona 42k Curitiba, PR - 15/11/15

Este é mais um sonho antigo sendo realizado!
Alguns meses atrás joguei essa idéia na mesa para alguns amigos e de imediato o Deni, Cassiba e Diogo gostaram e aprovaram.
Mas o tempo foi passando e os treinos e corridas cada vez mais intensos e a idéia foi ficando esquecida ... Hahaha já que ninguem tocava mais no assunto eu também fazia de conta que nem sabia de nada !!!
Mas este foi o ano das corridas para todos nós e não poderiamos perder o preparo adquirido com tantas corridas, treinos e longões. Conversei com o Cassiba: "Esse é o nosso momento e pode ser o único em nossas vidas! Vamos aproveitar essa crescente e essa bela chance"!
O Cassiba me confessou que em momento algum desistiu da idéia e apenas estava esperando por nós para irmos todos juntos nessa aventura, até porque ele foi o único que continuou treinando forte escondido para esse objetivo! Kkkkk

Então faltando menos de 20 dias para a MARATONA de CURITIBA,  reunimos os amigos da empresa e decidimos encarar essa incrível loucura! Kkkkk
Agora era vez de conversar com o patrocinador: Clube Esportivo KAVO ...
Na hora nosso Diretor esportivo Valdecir (Palha) nos apoiou e incentivou pagando as despesas.
A Mariza esposa do Deni cortou a manga de uma camisa de ciclismo para mim usar e poder colocar os bagulhos nos bolsinhos de trás. ficou ótimo, pois fiz o teste uma semana antes no treino de 32 km...

O grande dia chegou e o frio na barriga só aumentava, pois já caminhamos indo até Corupá e em outra ocasião voltando de Corupá para Joinville, o que dá uns 60 quilômetros, mas sabia que na corrida de rua é diferente, pois são horas ofegantes, no limite do corpo no início até o fim.
Na última semana antes da prova era difícil dormir e na noite antecedente então foi Impossível!

Fui dormir às 23: 30h e levantei às 2 horas da matina, em seguida fui até a casa do Deni do outro lado da cidade. De la buscamos o Diogo ali perto e depois o Cassiba no Iririu e seguimos rumo a BR101.
Chegamos bem cedo em Curitiba, mas já tinha bastante gente circulando por lá ... a 1º coisa  que os amigos quiseram fazer, foi aproveitar a imensidão de banheiros químicos zerados especialmente para nós! Hahahaha






Depois ficamos andando por lá fazendo bagunça, aguardando o Carlos.
Ele se inscreveu na prova alternativa de 10km, pois esta voltando de uma lesão e como sua mãe mora nessa Cidade se prontificou a retirar nossos Kits juntamente com os numeros de peito.
Até aí tudo bem, acontece que o tempo foi passando e faltavam 10 minutos para as 07:00 que era o horario limite para retirada do chip que só poderia ser feito apresentando o numero de peito ... 
ixiiiiii, isso não vai prestar ... o local era enorme e muitos pontos de estacionamento por ali fizeram a gente se perder do Carlos e mesmo falando por telefone não conseguiamos acha-lo! Agora todos estão desesperados sem saber o que fazer, pois faltam apenas 5 minutos para largada!

Nesse momento conseguimos nos encontrar, mas agora tem outro pequeno problema ... Parece que todos assim como nós deixaram para retirar o chip
em cima da hora, e a fila se tornou enorme ...
Para nossa sorte ainda estavamos na fila errada e tivemos que passar para outra um pouco Maior! Kkkkk  Agora todo mundo estava louco e o Deni quase surtou com tudo isso ... 




Mas para nossa sorte a largada atrasou um pouco e  amarramos os chips nos tenis e saímos atrás do pelotão com 4 minutos de prova já rolando! E era tanta gente (Segundo a Organização 4.000) que ainda tinha atletas passando para sair.
Por um lado foi bom, porque conseguimamos desviar melhor das pessoas um pouco mais lentas e íamos juntos ganhando várias posições.



Largando!

Deni-Cassiba-Diogo



O ritmo era conforme combinamos no máximo 5 minutos por kilometro, depois do 4Km o Deni mais rodado e melhor preparado já vazou na Nossa frente ... Logo o Cassiba também distanciou, mas conseguia seguir de longe aquela "careca"! O Diogo preferiu se poupar e ficar um pouco mais atrás de nós.
A hidratação era perfeita, sendo oferecido água em abundancia a cada 3 kilometros.




Na corrida de rua eu prefiro ir sozinho mesmo, pois não consigo acompanhar quem esta um pouco mais rápido e fico um pouco a frente de quem esta mais lento que eu ... Assim consigo controlar meu ritmo pelo de quem esta atrás e na frente . Hehe


Retas Intermináveis






Com avenidas largas e retas gigantes! Parece que não acabavam nunca​​!!!
No kilometro 15 percebi que podia dar uma esticadinha e alcançar o Cassiba lá na frente e foi o que fiz. 
Aos poucos no 16 km cheguei nele e fomos curtindo o clima nublado desta cidade limpa e maravilhosa. Percebi que o trajeto foi especialmente desenhado para evitar os morros mais altos, mas nem sempre era possível e muitas vezes subiamos longos trechos de consideravel elevação.



Até o 20 km conseguia na boa manter os 5 minutos por kilometro ... À partir dali não consegui mais acompanhar o Cassiba e comecei a fazer 6 minutos por kilometro! Era fácil marcar, pois o trajeto foi projetado muito bem, sempre balizado, com grande contingente de policiamento e fiscais da organização em todo circuito.
As placas de distancias estavam exatamente em todos kilometros e isso foi afetando meu psicológico, pois não estou acostumado com isso e cada km parecia era mais lento.



No 26km começou a doer meu pé e iniciou os calos junto com dores nas pernas ... mas levei uns relaxantes musculares e joguei pra dentro! Hahaha e mais algumas cápsulas de sal e carbo gel e mais alguns goles de Gatorade que era servido a cada 8 ou 10 km! As pessoas se reuniam nas calçadas para aplaudir e incentivar os corredores, bem como ofereciam coca cola, balas de goma, paçocas de amendoim e melancia. 
Nunca tinha visto nada igual, parecia uma festa em família, todos gritando e aplaudindo.
Mesmo assim, nas subidinhas já tinha quem não aguentava e parava para andar um pouco. Pensei em fazer desses pit-stop, mas vou dizer uma coisa que me segurava para continuar naquela ofegância louca:
"CAMINHAR NÃO É UMA OPÇÃO" !!! Simplesmente correr, Só posso fazer isso, a menos que caia desmaiado pela rua!




Cara ... Desse 29 km pra frente começou uma subida de quase 2 kilometros! E quando vi que estava baixando mais ainda, vários corredores começaram me ultrapassar, fiquei maluco e parti prá Cima !!! acelerei e forcei ao máximo que podia até o topo e aproveitei bem à descida também ...


Esses 6 atrás tinham me ultrapassado ... Não deixei não! Kkkk

Pena que em seguida já vinha outra subida do viaduto sobre a ferrovia e claro que aproveitei a boa fase e me adiantei na subida e na descida.
Ali muitos atletas já estavam voltando e quando cheguei lá em baixo olhei para frente tinha mais uma reta enorme até o retorno e acabei desanimando novamente.




Após o retorno continuava do outro lado da avenida, finalmente cheguei no "marco" que sonhava desde o início da prova, os 32 km ...
Esse foi comemorado realmente e a partir dali era só ir novamente ao centro da cidade, numa distancia que estamos acostumados a treinar. Pena que quando subi de novo o viaduto rosado, pude observar lá longe os prédios do centro no horizonte ... Hahaha e tem gente que não gosta!



Olha o centro lá no Fundo, tá perto! Kkk


No 34 ( abaixo ) mesmo no plano tinha muita gente caminhando e claro que naquele sofrimento com dores nas pernas e bolhas nos pés, deu vontade de parar um pouco, respirar, tomar uma bebida que muita gente servia, caminhar e conversar um pouco ... Mas tinha só uma coisa na minha cabeça: 
"Caminhar Nunca, Nunca" !!! E como eu já disse, Caminhar Não é uma Opção, então só podia me aproveitar dos mais fracos e ganhar  posições para classificação Geral. 
Hahaha sonha bobo!



No 35 encontrei o tal Muro que as pessoas tanto nos sustaram e o Deni falou que isso não existia!
Posso dizer por mim que já encontrei, quando já cheguei nos 30 km... Hahaha





No 36 parecia que faltava tão pouco, mas esse pouco era demorado e judiado a cada kilometro ...
Oba, tem mais Gatorade prá nóis ... E tinha um problema de tomar um copo desses durante a corrida... era extremante difícil acertar a boca com o copo saltitando, então sempre acabava acertando a orelha, nariz, Pescoço... Hahahaha
E agora nosso amigo Sol resolveu abrilhantar o evento! Tudo bem, desde que sempre pegasse água para jogar na cabeça e no corpo para manter hidratado. E a partir daqui parece que a oferta de liquidos e balinhas ficou mais constante.



Antes desse viaduto abaixo, ou talvez era um morro, não lembro direito. Só sei que depois entravamos a direita e seguia para o centro da Cidade.
Ali na metade desse elevado estava a placa de 38 km... Quando ia tirar a câmera fotográfica de trás da camiseta, senti uma pontada de cãibra na articulação do calcanhar esquerdo e resolvi continuar correndo para ela não pegar de vez.
A tática deu certo, mas achei estranho pois este local, do corpo nunca tinha sentido dor alguma na vida! Kkkkk 



Uhuuuul mais uma reta Interminável, vindo de um morrinho e chegando em mais um morrinho, mas pelo menos já estavamos pertinho do centro da cidade !!! Eeeeeeee



No 40 me animei e consegui acelerar um pouco, quando cheguei no 41 mantive o ritmo e quando avistei a multidão lá na frente de um grande prédio, numa enorme reta de uma imensa avenida, busquei todo restante de forças dentro de mim e faltando aproximadamente uns 300 metros puxei um orgulhoso sprint e ultrapassei vários atletas na minha frente que ficavam brincando comigo de passar e depois eu alcançava. Fui ultrapassando até na entrada do tapete de chegada !!!
Olhei para trás para ver se alguém tentava uma revanche mas não corria mais riscos.

Essa era prá ser a foto do portal da Chegada ... rsrs

Essa foi a minha chegada!!!!

Passei na linha de chegada com o tempo oficial de 3 horas 56 Minutos 22 Segundos !!!!!
Fiquei em 556 na colocação geral e em 100º na categoria ... 
(Tá bom, afinal eram 2.000 atletas na geral e na categoria 40-44 eram 264 competidores).
Retirei o chip do tenis, recebi minha medalha de participação e comecei a chorar, logo na frente encontrei o Cassiba que já tinha chegado 6 minutos na minha frente e o Deni 20 Minutos ... (Monstros)



O Cassiba mexeu no meu contador do celular e deixou correr mais 1 minuto ... estava certinho com a prova, mas tudo bem, não é isso que vai estragar minha alegria, pois o relógio e o chip marcaram corretos. hehe
O Deni estava lá na massagem, pois quando faltavam 4 km sentiu fortes dores nas pernas e precisou diminuir o ritmo e ficou muito triste por não ter chegado como queria em 3: 30h ... (! E ainda diz que não encontrou o Muro kkkk) .
Minha meta era chegar com até 4 horas e consegui! ( por pouco ... hahaha ) Em seguida o Diogo também chegou são e salvo para nossa alegria ficar completa.

Buá-buá




Ixiiiii Deni foi pro box de novo ... tá feia essa perninha hein ?! Hahaha
Na verdade, todos nós estamos andando torto com muitas dores nas coxas e panturrilhas! Hehe
A praça Nossa Senhora Salete no Centro Cívico é enorme e estava totalmente pomada pelas pessoas, participantes e moradores da cidade, nunca estive no Central Park em New York, mas me senti como se estivesse lá...



Arquibancada da Chegada







Bolhas nos pézinhos da mocinha ... hahaha

Conseguimos!
Tá bom galera, agora chega de tanta diversão e vamos prá casa! O Deni queria passar na churrascaria e levar a Mariza almoçar, mas o transito parado que enfrentamos por causa das ruas fechadas para a corrida e a nossa vontade de chegar em casa, fizeram ele se mudar de idéia e seguirmos direto para casa mesmo.



Durante a prova e no final dessa grande jornada, fiz uma promessa que jamais iria repetir a dose, pois não queria sofrer desse jeito novamente!
Mas hoje "Já estou rindo disso tudo" e mesmo ainda com dores nas pernas já conversei durante o dia com os amigos, é claro que vamos fazer tudo de novo, pois 
"AMAMOS MUITO TUDO ISSO" !!! Kkkk
Hoje posso dizer em alto e bom tom, que sou um verdadeiro MARATONISTA !!!
Obrigado aos fieis companheiros de corridas Diogo-Deni-Cassiba-Carlos e sinceramente, se não fosse por vocês eu não teria participado e muito menos conseguido chegar ao fim da prova, pois mesmo estando separados na prova, eu só lembrava de tudo que passamos juntos até aqui e tudo que falavamos. 
Começamos a correr juntos em 2011 e hoje conquistamos juntos o que acredito ser o auge das corridas de rua!
Tirei um de total de 157 fotos durante o percurso, mas escolhi somente essas para não ficar muita coisa, até porque muitas não  saìram boas! rsrs (Daquele Jeito!)

Até a Próxima e Aquele Abraço meus Maratonistas e Patrocinadores prediletos !!!

Historinha Final: Sempre quando tenho algum evento, fico imaginando e desejando que esteja no dia seguinte para já estar rindo de tudo que passou ... hehe
Desta vez só queria que chegasse logo o momento da prova para curtir e vivenciar cada minuto daquilo tudo para não esquecer jamais de nenhum detalhe para o resto de minha vida!
Para terminar, duas palavras: Emocionante - Inesquecível.