domingo, 30 de março de 2014

PASSEIO CICLÍTICO JOINVILLE - 30/03/2014

Fui convidado pelo Alan (meu filho) para participar com ele do passeio ciclistico de Joinville organizado por sua escola.
Claro que aceitei de imediato, visto que o carinha não dá bola para bikes e a dele estava parada fazia pelo menos 2 anos!!!
Então acordei às 7h, pois precisava chegar lá no Elias Moreira para fazer a inscrição, ganhar camiseta, garrafinhas e bandeirinha catavento. Ao final ainda seria sorteado 4 bicicletas doadas pela Turnês Bike Shop e 2 skates.





Foi iniciado às 9:00h e contou com 1.400 inscritos. Meu filho estava com uma cara muito animada...(foto abaixo)











Seguimos sentido América e antes do Centreventos tomamos a direção da rua João Colin e depois iniciamos a volta pela rua Blumenal.

Sempre animado....










Já estamos chegando, na beira Rio pegamos uma chuvinha bem de leve que foi ótima para refrescar. De volta a escola, esperamos o sorteio e não ganhamos nada... Porém valeu cada minuto ao lado do meu filho fazendo o que mais gosto que é andar de bike!!
Valeu Alan, no próximo não esquece de me convidar! Aquele Abraço Filhão!!!



Cãozinho da minha irmãzinha.

RIO VERMELHO (São Bento do Sul-SC) 29/03/2014

Nossa aventura começou às 4h da matina quando acordei e fui preparar meu lanche.
O ponto de encontro e horário de partida era no Pórtico da Expoville às 5h. Cheguei lá pontualmente e o Cabelo já estava ali esperando ansioso! Esperamos o Jefo até as 5:15 e nada, então liguei para ele...
Este atendeu com aquela voz de sono sem saber ao certo o que acontecia ao seu redor!! Isso abalou todo o grupo e eu já cogitei a idéia de também voltar para cama..hahaha...O Deivi sugeriu irmos pelo menos ao Rio do Julio para não perder a viagem.
Decidimos ligar novamente ao Jefo e perguntar se ele queria muito ir e daí esperariamos por ele... Claro que ele já tinha voltado a dormir!!! Mas falou que precisava cumprir esse objetivo.
Para não ficarmos parados e esfriar o corpo falamos para ele que iriamos esperar lá no Mirante da Serra.

Olha o Cabelo pegando uma caroninha na subida da serra... Tudo bem, foi só posse para foto.Kkkkk


Esse ocorrido atrasou o cronograma em 1 hora, mas quando estavamos lá no mirante descansando ouvimos som de apitos... olhamos na última curva fechada de concreto e lá vinha o Jefo em ritmo acelerado!!
Pediu desculpas, o que não era necessário, pois problemas podem acontecer com qualquer um e nós somos uma Equipe muito unida...rsrsrs.
Mas é verdade, nesses dois anos que pedalamos juntos (Eu, Jefo e Cabelo) já subimos muitas Serras e rodamos muitos e muitos kilometros!!!



Continuando a subida da Serra fomos conversando e contando "causos" e rindo muito, afinal estavamos fazendo o que gostamos e o dia estava lindo e convidativo para um pedalzinho light desse...rsrsrs


Lá em cima do morro nas fotos abaixo esta a Casa da Colina, a qual quando eu ganhar na mega sena vou compra-lá e me mudar para lá!






Mais um pouquinho de força na montanha russa de sobe e desce, chegamos em Campo Alegre. Ali conforme o cronograma era a primeira parada para lanche e descanso de 20 minutos... Mas o Cabelo estava com a adrenalina a mil e não deixou nós fazermos o lanche para não atrasar ainda mais a previsão de chegada em casa...




Então enquanto guardavamos  os bagulhos e pegavamos água o Deivi sumiu! Procuramos em volta da Prefeitura e nada... então fomos indo em direção da entrada da estrada Rio Vermelho. No ínicio já é íngreme e tentamos subir rápido para alcançar o Cabelo!




Subimos por uns 30 minutos e decidimos parar e ligar para ele. Ele falou que estava nos esperando no início da subida pelo outro lado da prefeitura... Nesse momento aproveitamos e fizemos nosso lanche e descasamos bastante por mais de 30 minutos!
Logo veio o Cabelo louco como sempre e nem parou, já continuou e foi reclamando até nos explicarmos e ficar tudo bem novamente.



Chegamos no alto da nossa aventura com 1.046m e agora era praticamente só descida... Claro que ainda teriamos muitas e muitas subidas....






Essa é vila Rio Vermelho com um pouco de pavimentação e muito mais habitada desde a última vez que passei por alí em 2009 no passeio do Pedala Joinville.




Apesar da modernização estar avançando, muitos trechos ainda parecem que pararam no tempo. É muito lindo tudo por alí. Mas claro que eu não lembrava do trajeto, são muitas bifurcações e precisamos nos orientar pelo GPS do Jefo, bem como por uma vez no método antigo: "quem tem boca vai a Roma"





Uma caminhada de 50m para contemplar a natureza e esticar as pernas... Agora chega, "bota a bunda nesse selim e pedala!"





Quando chegamos na região dos trilhos, fiquei extasiado, pois lembrava da minha caminhada com o Cassiba de São Bento do Sul à Corupá por esses trilhos em 2011. Fizemos todo percurso pelos trilhos, inclusive passando pelo "rabo do macaco" em 7 horas.






Aqui é a rampa de saltos extraordinários para os ciclistas mais ousados (estilo Fernandinho). A estrada vem de uma grande descida e passa nesses trilhos e continua a descida...
Então os amigos se posicionaram para uma linda foto e eu subi o morro novamente e desci em disparada para saltar... quando cheguei lá fiquei com medinho das pedras soltas e fiz um salto bem meia boca...
Mas tudo bem, valeu pelas risadas e deboche de todos! Kkkkkk




Sério mesmo, a estrada estava repleta de cascalhos soltos e cada descida tinha que ser com atenção e cautela conforme gritava aos amigos.
A vista não tem como não parar e fotografar... é maravilhosa!



Morro da Igreja... Espetacular!











Em seguida chegamos na Igreja de Rio Natal, essa não tinha como deixar de subir a grande rampa até lá...










Continuamos a descida que não acabava nunca e logo chegamos no grande objetivo que era o maior túnel da estrada de ferro dessa região.






Que foto LOKA! acho que é a mais bonita da viagem!




Chegamos no final da descida, finalmente! Eu já estava enjoando de tanto descer!!Kkkkk
Agora são somente 13km até o centro de Corupá.






Esse é Rio Humboldt que corta a cidade e eu já desci 2 vezes de caiaque.
Aqui o Sol castigava esses intrépidos aventureiros e a cidade não chegava nunca...






Finalmente chegamos quase 13h no centro de Corupá e que fariamos a parada para almoço. O termometro marcava 34º e nós ainda tinhamos muito chão pela frente...



Compramos comida e bebidas e fomos fazer o almoço na sombra lá na Estação Ferroviária a qual me trás muitas lembranças da época dos 17 anos que viajava todos os finais de semana para Corupá de Litorina ou Trem de passageiros e cargas!



Essa parada foi demorada, quase 40 minutos e depois do almoço recebemos a visita do Albano (intitulado Vasquiano) que realmente sabe o que é viver... Vai de uma cidade a outra com sua companheira e passa uma temporada em cada lugar...





Às 13:38h e o cronograma bem atrasado, atravessamos a ponte para seguir em direção a Nereu Ramos e depois em frente a Casa Rosada entrar à esquerda em direção a Santa Luzia.




O Jefo quando fica cansado faz uma posição meio estranha...rsrs o Cabelo ainda tinha perna e foi puxando o pelotão pensando que estava numa bike SPD...



Alguns kilometros depois acaba o asfalto e é sinal que estamos chegando na Serrinha... Apesar de não ser comprida, é bem íngreme e naquela altura do campeonato e naquele clima é bem desgastante!



A descida é bem técnica e rápida. Enfim saimos em Santa Luzia...



Agora é só pedalar até o centro de Schroeder e fazer uma rápida parada para o Jefo chupar um picolé no posto! Depois vem o trecho chato que é até o início da Serra Canivete ou conhecida Duas Mamas...



No pé da Serra fizemos uma paradinha de 2 minutos para recuperar o fôlego, pois até alí a estrada já sobe bastante! Aproveitei tirei a meia, luva e capacete para não ferver o radiador na subida! 
O Deivi não quis parar para não perder o embalo e já foi subindo na frente.



Ai, ai, conseguimos chegar lá em cima numa tocada só e o Cabelo nos aguardava. Abaixo o Jefo decidiu enfeitar a minha foto de cansado no topo! Kkkkk
Em seguida paramos na cachoeira no meio da descida para pegar água e o Jefo e o Cabelo aproveitaram para fazer algumas coreografias no pole Dance!!
O cabelo também não sossegava e ficava jogando água em mim... que bom, tava muito calor mesmo!






Lá em baixo cogitamos em seguir pela estrada Blumenal e passar pela Serrinha Alpina, mas esse era meu cronograma não contemplava essa passagem, bem como o Cabelo tinha compromisso logo mais tarde e fomos direto Depois da Rodovia do Arroz.
O cansaço já tomava conta e o Cabelo vinha puxando como sempre o pelotão!! Na ponte do Rio Piraí entramos na rua Minas Gerais no bairro Morro do Meio e o Jefo tocou direto para casa no Vila Nova.


No Nova Brasilia, entrei no primeiro atalho para o Floresta e nos despedimos sem parar e fomos para casa...
Cheguei em casa muito cansado e com a sensação do dever muito bem cumprido!! Obrigado Cabelo e Jefo por mais essa Trip Loka, vocês são realmente os mais audaciosos ciclistas de longa distancia que já ouvi falar em Joinville! (Claro que eu também tô nesse grupo)!! Com certeza temos muita história prá contar!
Até a próxima e Aquele Abraço!!!