domingo, 31 de março de 2013

MORRO DO FINDER - 31/03/13

Resolvi fazer um treino para Ciclista de Montanha subindo os Morros de Joinville. Acordei 7:30 e saí para voltar rápido, pois além de ser Páscoa, iria buscar meus Pais e família para almoçar na casa da minha irmã Dany no bairro Bom Retiro.
Cheguei lá no Morro do Finder, assinei meu nome no livro de registros e parti morro acima. Gosto muito de subir aquele morro, pois apesar de curto, é bem ingrime, tem muitos buracos de erosão das chuvas, bastante pedras e de bike torna-se uma subida bem técnica.




O objetivo pode não ser grande mas é bem difícel subir todo sem colocar o pé no chão. Foi tudo certo e em 10 minutos estava lá no mirante do Finder sem colocar o pé no chão nem uma vez.

 


Tirada as fotos, desci e fui direto no Mirante do Morro do Boa Vista, onde subi em 16 minutos até a escadaria.




Para fechar os Morros deveria ir até a Caixa d'agua no Itaum também. Mas como estava em cima da hora de chegar em casa, resolvi deixar de lado e subir mais alguns morros aqui mesmo perto de casa. Então para compensar a Caixa d'água precisaria subir pelo menos 3 morros consideraveis. E foi a rua Porto Rico e Cidade de Hirosima com ida e volta.




Após cumprir o cronograma, fui para casa lavar o carro e ir buscar meus pais. Bem não foi um grande passeio mas foi um Treininho de Qualidade. Até a próxima e Aquele Abraço!!


sexta-feira, 29 de março de 2013

MONTE CRISTA - 29/03/13

Depois de ver a Lua cheia maravilhosa na noite de quarta 27/03/13, me enchi de saudades da Montanha.
Mas para agradar os amigos, tentei convence-los com alguns roteiros de bike, que não surtiram efeito, então convidei o Cassiba para fazer aquele tradicional bate e volta de Páscoa no nosso amado Monte Crista no feriado de sexta 29/03/13.
Acertei em cheio no coração do Cassiba que topou na hora! Então hoje acordei às 3:00h e às 4:00h estava pegando o Cassiba na sua casa. Partimos rumo a BR101 e a noite estava agradavel e razoavelmente nublada, de vez em quando era possível ver a Lua...
Passando Pirabeiraba começou uma chuvinha leve, chegando perto da balança quase na entrada da estrada do Crista, desabou água... Mais era tanto que nos deu vontade de voltar para casa dalí mesmo. Porém decidimos ir até lá nem que fosse para dar um abraço no Sr Harry e trocar umas idéias. Lá estavam o pessoal da AJM (Associação Joinvilense de Montanhismo) cuidando e orientando os montanhistas e o pessoal do Resgate em Montanha apoiando.

Foto da BR na chuva 4:30 da matina (Tremida, culpa da máquina)

Cabana do Sr. Harry


A chuva não parava, só aumentava, começamos ficar preocupados com a travessia do Rio na ida e pior ainda se continuasse chovendo assim, na volta. (O Cassiba pode falar muito bem sobre isso, pois num desses feriados que passou, choveu tanto e o Rio encheu tanto que os Bombeiros foram lá resgatar e fazer a travessia do pessoal ilhado do outro lado.)
Também não queriamos passar frio e ficar molhados que nem pintos... Então decidimos Abortar a missão e ir para casa. Lá no meio da estrada de terra entre as bananeiras, parei o carro e saímos na chuva curtindo uma sonzera do Pearl Jam, para sentir a natureza e saber o que deveriamos fazer. Nesse momento passou um cara do Rock com camiseta do Ramones de bicicleta Tropical com uma mochila cargueira vindo lá do bairro Paraíso.
Olhamos um prá cara do outro e falamos o seguinte: "Se fosse prá ficar em casa e não se molhar e sujar de barro, então deveriamos ter ficado em casa!" Fizemos a volta e voltamos para lá onde fizemos nosso cadastro e partimos Montanha acima na correria.
A parte da trilha na Saboneteira estava super enlamasada e escorregadia, mas conseguimos chegar na Clareira ou Confloresta ou ainda Véu da Noiva em 1h01m. E claro, não paramos, continuamos, passamos pelo Mirante, a bica e logo estavamos no descampado onde sobe para o cume e seguindo reto vai para o local de acampamentos e a Cachoeira da Cabeluda.
Alí eu estava um pouco mais a frente do Cassiba e subi a trilha para o Homem Sentado e o Cume, chegando lá em 1h57m.  o Cassiba acho que não viu a entrada, pois estava encoberta pelo mato e passou direto.
Fiquei esperando por 20 minutos lá no topo e nada do Cassiba, a chuva e o vento estavam muito forte e minha roupa claro que encharcada. Então decidi dsecer e encontrar o Cassiba pelo caminho, pois claro que não sabia que ele tinha passado direto, pensei que estava descansando mais abaixo.


Cume

Cume


Homem Sentado


Fui descendo e ficando cada vez mais preocupado, pois não encontrava o Cassiba. Quando cheguei perto da Clareira, encontrei um carinha que tinha saído lá de baixo bem depois de nós e me falou que não tinha passando ninguém por ele descendo. Aí fiquei mais preocupado ainda e fiquei esperando por ali. Então decidi subir novamente até o Topo para ver se ele estava lá por ido pelo outro lado.
Fui subindo novamente, gritando e apitando por ele. Cheguei lá em cima e não achei, comecei a descer perguntando para todos que subiam se viram o Cassiba. Desci correndo na medida do possível e lá em baixo na saboneteira encontrei o Grupo de Resgate em Montanha subindo para apoio aos Montanhistas de plantão. Quando olhei vi o Daniel, um ciclista muito famoso aqui em Joinville por seu ritmo Frenético na bike. Claro que parei e tive a honra cumprimentar esta lenda viva bike. Continuei correndo e derrapando na trilha e cheguei no estacionamento novamente em 1h21m. Meu sonho sempre foi subir nesse tempo, mas ainda quero subir em 1h35m pelo menos. Só para constar, até o quando estavamos ali, já tinham subido 436 pessoas.

Início da Saboneteira




É nóís!

Troquei de roupa e fui lá em baixo da ponte pensil esperar o Cassiba, se não chegasse até 12:00h teria que tomar alguma providencia formal com o grupo de busca. Para minha alegria quase 11:00h o Cassiba apareceu e me contou realmente passou direto da subida do topo e foi até a Cachoeira Cabeluda para fazer uma rodagem maior. Mas tudo bem, "tudo acaba bem quando tudo termina bem" Independente dos contra tempos, dos desencontros e do clima, foi o Perfect Day. Conseguimos chegar em casa antes do almoço como gostamos tanto de fazer.
Valeu Cassiba, começou oficialmente a temporada de Montanhismo!! Aquele Abraço e até a próxima.


domingo, 24 de março de 2013

RIO DO SUL - 23/03/13

Desde que participei em 2009 do 3º Desafio Marcio May e fui de carro com meu cunhado Sidnei (Extinta EQUIPE BRANCA), ficava olhando aquela paisagem e aquelas longas subidas e descidas e sonhava em ir de bike até Rio do Sul.
O tempo passou e no ano passado quando encontrei uns caras (Cabelo, Jefo, Cassiba) mais loucos do que eu e fomos e voltamos pedalando até o Santuario Madre Paulina, jogamos algumas idéias ao vento assim como Serra da Graciosa e Rio do Sul.
Por incrível que pareça os carinhas toparam e daí não tem volta, mês passado fomos na Serra Graciosa-PR e na semana seguinte já marcamos a data para Rio do Sul-SC que segundo calculos seria mais longe e desgatante devido a várias Serras no percurso.

Faltando uma semana antes do grande Desafio, e esperando os amigos desistirem primeiro para que eu pudesse também desistir dessa maluquisse, o Jefo foi o pioneiro e enviou email confirmando sua presença. Daí eu e o Cabelo claro que não corremos do pau, aceitamos também, o Cassiba por motivos pessoais não quis participar desse passeiozinho Ligth...

Então chegou o grande dia e acordei 2'30"h e saí de casa às 3h para o ponto de encontro lá no posto de combustível no final do bairro Vila Nova no inicio da Rodovia do Arroz. Chegando lá o Deivi já estava esperando e ficamos aguardando o Jeferson. Depois de alguns minutos ele chegou e 3'47" partimos...


Nesse momento a animação era grande e o pedal fluia como em outrora. Passamos por Jaraguá do Sul e logo estavamos subindo a Serra de Pomerode. Chegamos lá com o ótimo tempo de 2'h44"m e fizemos nossa 1º parada para fotos e lanche.










Seguimos viagem e antes de sair da cidade fizemos mais um pit stop para trocar o pneu furado do Jefo.
Passamos por TIMBÓ-INDAIAL-RODEIO-ASCURRA-APIUNA, todas cidades bem próximas mas com subidas moderadas sem trégua que quando passamos de carro não percebemos. Dali prá frente as subidas começam a ficar mais pesadas e vamos margeando o Magnifico Rio Itajaí-Açu.















Em IBIRAMA a gente percebe que tudo que esta mal, vai piorar, pois em baixo do Sol escaldante vem mais uma Serra pela frente. Subimos e quando chegamos lá em cima que começamos a descer mais uma surpresa: grande montanha russa de sobe e desce... Depois de algum tempo quando pensamos que estavamos chegando, trancou a corrente no cambio dianteiro do Cabelo. Consertamos e olhamos para placa ao nosso lado e faltava ainda mais 10Km até o objetivo.


Serra depois de Ibirama

Montanha Russa

Corrente trancada


Tâmo chegando

Como disse o Sr. Cabelo: "
lê ali nossos próximos objetivo!"
Andamos e logo para felicidade de todos chegamos em Rio do Sul,SC. O tempo até ali foi de 8'h10"m com 188Km percorridos dentro do cronograma que conseguimos cumprir chegando antes das 12:00h . Fomos até o centro da cidade no posto Seola onde é a largada do Desafio Marcio May de Ciclismo, sentamos e minhas mãos tremiam pela falta de proteina no organismo, pois decidimos otimizar o tempo fazendo menos 1 parada para lanche o que ocasionou inicio de desidratação no corpo. Ali repomos os liquidos e comemos bastante e fomos até a igreja Catedral fazer a foto oficial, o cabelo entrou em contato com nosso grande Ciclista Olímpico Marcio May para nos esperar lá, mas infelizmente ele não mora mais naquela cidade.

Finalmente





Posto Seola

Igreja Matriz. Cadê o Jefo?

Tá aqui o Jefo.


Nada de parar para bater foto, vão bóra!

Então tá na hora de retornar para nossos lares, afinal como mostrava a placa, faltava somente 175Km até Joinville...
A volta foi sofrida, pois apesar das descidas, também tinha muitas subidas e o Sol castigava nossa pele. O Cabelo continuava firme a frente assim como na ida imprimindo o ritmo e nos puxando.

Saindo de Rio do Sul

Agora falta pouco até em casa!

Sobe e desce Maldito!

Rio Itajaí-Açu.


Cadê meu caiaque?


 Minha vontade era só de chegar em Pomerode o que estava bem longe ainda. Nesse momento solicitei ao comite superior coordenador do passeio (Sr. Cabelo) para fazer uma parada no posto de gasolina mais próximo para comprar água e esticar a perninha, pois já fazia mais de 2 horas que estavamos retornando. Paramos e para minha tristeza ainda estavamos em Ascurra onde faltava mais 44Km até Pomerode. Continuamos e agora pelo menos o Sol tinha dado uma trégua e a alegria foi grande quando chegamos no trevo de Blumenal onde faltava apenas 17Km para Pomerode e foi em seguida que precisamos fazer uma parada de emergencia para consertar meu pneus traseiro que havia furado. Perdemos mais 20 minutos nesse pit stop então aceleramos para recuperar o tempo perdido e já estava anoitecendo novamente.



Chegando em Pomerode, falta pouco até em casa: só 88Km

Finalmente entramos em Pomerode já era noite e atravessamos a cidade rapidamente para enfrentar a Serra novamente. Subimos bem e descemos muito rápido fazendo peguinhas e paramos novamente no posto de gasolina lá em baixo para mim comprar mais água, pois dalí em diante não teria mais nenhuma parada até em casa. Nesse momento comecei me sentir mal, com certeza pela fraqueza do grande esforço e aos comprimidos a base de cafeína que ingeri em excesso. Não conseguia comer nada nem tomar nada, parecia que ia vômitar... meus amigos diziam que eu tava feio, mas a vontade chegar em casa era bem maior. Então falo para mim mesmo: "SENTA A BUNDA NESSE SELIM E PEDALA!". Em seguida temos que atravessar a cidade de Jaraguá do Sul novamente e é bem grande e demorado. Logo estavamos na rodovia SC280 e todos pedalando no  máximo possível para aquele momento para cumprir a última etapa do trajeto que era a Rodovia do Arroz.




Agora sim estavamos em casa e viemos revezando no vácuo para não quebrar ninguém por completo. Quando passamos a entrada da Duas Mamas informei meus amigos que entraria alí após a ponte do Rio Piraí pelo bairro Morro do Meio para cortar caminho para chegar em casa ao invés de ir novamente até o final do bairro Vila Nova como proposto. O Deivi achou melhor também entrar alí e o Jefo preferiu seguir pelo Vila Nova, então paramos na ponte para fazer a última foto da Equipe e nos separar. A rua Minas Gerais estava bem esburacada e não tinha como pedalar sentado, pois fazia muito mal para o bumbum que já estava dolorido.

Hora da despedida. Até a próxima! (Quando e prá onde?)

rua Minas Gerais.

Entrei na rua Américo Vespúcio e o Cabelo seguiu para o bairro Anita Garibalde. Agora falta pouquinho até em casa onde cheguei morto de cansado, moído e larguei tudo nos fundos e fui direto para o chuveiro relaxar. Minha esposa preparou um chá com bolachas Maria para tentar melhorar meu estomago, mas não adiantou muito e tentei dormir mas não consegui direito daí vim para sala assistir as lutas do UFC.
Bom para resumir tudo, só quero sinceramente lembrar quem foi o amigo que teve essa brilhante Ídéia  desse Passeio Maravilhoso e Agradecer com uma singela Salva de Palmas!!!
Obrigado aos grandes amigos Deivi e Jefo pela companhia e por me ajudar a realizar esta grande aventura.
Sobre esse passeio posso dizer uma única palavra: "Loucura" esses caras devem ter algum parafuso faltando na cabecinha, essa é mais uma daquelas que "Se Contar Ninguém Acredita!" só estando lá para viver aqueles momentos e sentir essa emoção com todo esforço realizado.
Também lembrei de perguntar antes de nos despedirmos qual vai ser nossa próxima aventura? Até a próxima e AQUELE ABRAÇO!

kilometragem Total

Tempo da volta até em casa.

 Mais detalhes e relato de outros pontos de vista nos Blogs: http://pedaldocabelo.blogspot.com.br/  (Deivi Cabelo)      e           http://atitudejoinville.blogspot.com.br/  (Jeferson)    

PS: Se faltou alguma coisa, estarei reescrevendo durante a semana.